fbpx

Para conhecer a grande obra de Alan Parker

Fiquei muito triste ao saber da morte do diretor de cinema Alan Parker, aos 76 anos. Ele não dirigia desde 2003, com A Vida de David Gale. Mas foi responsável por alguns momentos cinematográficos inigualáveis. Lembro que a primeira vez que ouvi falar dele  foi com Bugsy Malone – Quando as Metralhadoras Cospem quando ainda era menina. Mas só depois vieram seus grandes sucessos, O Expresso da meia-Noite, que lhe deu sua primeira indicação ao Oscar, Fama, e Pink Floyd: The Wall.

Quando trabalhava com home vídeo lancei vários de seus filmes, como Mississipi em Chamas (sua segunda indicação ao Oscar),  e The Commitments: Loucos pela Fama (pelo qual ganhou o BAFTA de filme e direção). Mas meus filmes preferidos do diretor ainda são Coração Satânico e Evita. Ele ainda ganhou a Palma de Ouro em Cannes com Asas da Liberdade, e ainda o prêmio de melhor filme estrangeiro pelo público no Festival do SESC com Pink Floyd: The Wall.

Alan Parker era um grande mestre,  foi inclusive homenageado com um prêmio especial do BAFTA em 2013. Mas há poucos de seus filmes disponíveis hoje em dia no streaming e em video on demand. Merecia mais! Veja aqui onde assistir a algumas obras desse grande diretor:

Evita (1997) – compra/aluguel Apple TV e Google Play

Evita ganhou o Globo de Ouro de melhor filme (musical ou comédia), além de melhor atriz para Madonna (seu melhor papel) e canção para You Must Love Me. Alan Parker foi indicado como diretor. Baseado no musical de grande sucesso da Broadway, conta a história de Eva Duarte de Perón. Ela saiu da pobreza para se tornar uma atriz argentina e mulher do poderoso presidente Juan Domingo Perón. Uma adolescente pobre, Evita, como era chamada, transformou-se em uma mulher querida e influente. Após a morte de seu pai, ela viaja para Buenos Aires e se relaciona com diferentes homens de poder até conhecer Juan. Adoro esse filme!

Mississipi em Chamas (1988) – Telecine

O filme ganhou o Oscar de melhor fotografia e ainda foi indicado para outros seis prêmios, inclusive filme e direção para Alan Parker. Quando trabalhadores de direitos civis desaparecem em uma cidade pequena do Mississippi, os agentes do FBI, Alan Ward e Rupert Anderson (Gene Hackman e Willem Dafoe), são enviados para investigar. As autoridades locais se recusam a cooperar e a comunidade negra local tem medo de ajudar. A situação se torna cada vez mais difícil e a abordagem direta é abandonada em favor de uma mais agressiva.

O Expresso da Meia-Noite (1978) – compra/aluguel Apple TV, Microsoft e Google Play

Vencedor do Oscar de roteiro (de Oliver Stone) e trilha sonora (de Giorgio Moroder), o filme ainda concorreu a outros quatro prêmios, inclusive filme e direção. O filme é baseado na história real  de um estudante americano (vivido por Brad Davis) que passa por grandes sofrimentos em uma penitenciária na Turquia.

As Cinzas de Angela (1999) – compra/ aluguel Apple TV

Em 1935, era muito comum famílias irlandesas imigrarem para os Estados Unidos, mas os McCourt fizeram ao contário. Após a repentina morte de sua filha de sete semanas de idade, Angela (Emily Watson) e seu marido, alcoólatra e desempregado, Malachy (Robert Carlyle) , zarpam de Nova York para Cork com seus quatro filhos. Estes pouco sabem sobre para onde estão indo, apenas que é conhecido como um lugar onde não há trabalho e as pessoas morrem de fome.

Asas da Liberdade (1984) – compra/aluguel Apple TV e Google Play

Drama de grande sucesso dos anos 80. Birdy (Matthew Modine) retorna da Guerra do Vietnã com cicatrizes das horríveis experiências da batalha. Chocado com o que viu, ele se fecha completamente para a realidade e imagina que é um pássaro. Birdy é confinado em um hospital, mas os médicos ficam perdidos e não sabem como tratá-lo. Al (Nicolas Cage), seu melhor amigo de escola e que também esteve no Vietnã, o visita todos os dias para tentar ajudá-lo.

Fama (1980) – compra/aluguel Apple TV

O filme foi indicado a seis Oscars, e ganhou dois: Trilha sonora e canção. Enquanto se preparam para a carreira no mundo artístico, cinco alunos muito talentosos da High School of Performing Arts, de Nova York, estudam duro para se sobressair academicamente também. Posteriormente, virou série de TV, com seis temporadas, e teve uma refilmagem inferior em 2009.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *