fbpx

11 filmes que completam 25 anos em 2021!

Acredite ou não, tem um monte de filmes que fazem parte da sua memória afetiva que estão completando 25 anos em 2021. Parece que foi ontem que a gente os viu pela primeira vez. Naquele ano, Coração Valente foi o melhor filme , e Nicolas Cage era o melhor ator (com Despedida em Las Vegas). Tempos distantes, né? Então, se você quiser voltar aos anos 90, ficam aqui as minha dicas desses filmes inesquecíveis que estrearam em 1996.

Jerry Maguire – HBO Go

Aparentemente, Jerry Maguire era uma comédia romântica, mas na verdade era uma jornada de um jovem agente de esportes que descobre o que é realmente importante na vida. Tem momentos emocionante, divertidos, e a frase icônica – Show me the Money. Além disso, tem uma  das declarações de amor mais lindas do cinema. Tom Cruise concorreu ao Oscar de melhor ator, mas perdeu para Geoffrey Rush (Shine). Já Cuba Gooding Jr. levou o prêmio de coadjuvante pelo divertido jogador, Rod Tidwell.

Missão Impossível – Netflix

Foi um grande ano para Tom Cruise. Aqui ele assumiu o papel principal da longeva franquia de filmes de ação, Missão Impossível. Nesse primeiro filme ficamos conhecendo o agente do governo Ethan Hunt. Ele e seu mentor, Jim Phelps embarcam em uma missão secreta que toma um rumo desastroso.  Jim é morto e Ethan torna-se o principal suspeito do assassinato. Agora um fugitivo, Hunt recruta o brilhante Luther Stickell e o piloto Franz Krieger para ajudá-lo a entrar no prédio da CIA, fortemente vigiado, a fim de pegar um arquivo de computador confidencial que vai provar sua inocência.

Independence Day – Apple TV/ Google Play – para aluguel ou compra

Foi a maior bilheteria do ano. É um filme de ação que mistura ficção-científica, com efeitos mega-especiais (ganhou o Oscar), e ainda um toque de humor e emoção.  Uma imensa nave espacial pilotada por alienígenas está se aproximando da Terras. Após frustradas tentativas de se comunicar com os extra-terrestres, um técnico em comunicação (Jeff Goldblum) descobre que os seres do espaços estão usando os satélites terrestres para se comunicarem.  Seu objetivo é iniciar em menos de um dia um ataque conjunto nas principais cidades do planeta. No dia 3 de julho, o ataque alienígena começa de forma esmagadora e nem armas nucleares conseguem destruir a blindagem protetora. Mas no dia 4 de julho surge uma possibilidade de vencer o invasor. Nessa hora todas as nações precisam se unir, pois está em jogo a existência da raça humana. O elenco conta ainda com Will Smith e Bill Pullman.

Pânico –  Telecine

Mais uma franquia que perdura até hoje. Mas nenhum dos filmes foi tão divertido ao misturar comédia e terror, com um monte de referências do que esse primeiro. Desde a primeira cena, você já é conquistado pela história. Um grupo de jovens enfrenta um assassino mascarado que testa seus conhecimentos sobre filmes de terror. A pequena cidade de Woodsboro nunca mais será a mesma.Uma nova sequência vai estrear nos cinemas em 2022. Neve Campbell, Courtney Cox e David Arquette retornam.

Romeu e Julieta – Telecine

Baz Luhrmann adaptou a tragédia romântica do clássico de Shakespeare com uma roupagem totalmente diferente. Chamou os jovens Leonardo Di Caprio e Claire Danes para os papéis principais e teve um grande sucesso nas mãos. Nesta versão, os Capuletos e os Montéquios são duas gangues rivais. Julieta está assistindo um baile à fantasia. Seu pai, Fulgencio Capuleto, arranjou um casamento para ela com o grosseiro Paris. Mas tudo é parte de um plano de investimento estratégico. Só que Romeu frequenta o baile de máscaras e ele e Julieta se apaixonam.

O Corcunda de Notre Dame – Disney Plus

Um de meus desenhos preferidos da Disney. Ele arrecadou mais de 200 milhões de dólares no mundo. Mas é considerado um dos mais adultos do estúdio. Em Paris, durante a Idade Média,  Quasímodo, é um corcunda que vive  enclausurado desde a infância nos porões da catedral de Notre Dame. Um dia, ele decide sair da escuridão em que vive e conhece Esmeralda, uma bela cigana por quem se apaixona. Para conseguir concretizar seu amor ele terá antes que enfrentar o poderoso Claude Frollo. Demi Moore faz a voz original da cigana Esmeralda.

Jovens Bruxas – Claro Vídeo

O filme foi marcante na época, e recentemente ganhou uma sequência, com o mesmo título, disponível em vídeo on demand. Uma das estrelas era Neve Campbell, que teve um ano marcante, com esse filme e Pânico. Na história, uma jovem (Robin Tunney) se muda de São Francisco para Los Angeles para começar uma nova vida. No colégio em que se matricula, ela conhece três alunas que têm uma atividade incomum: o ocultismo e a magia. E isso não é um segredo, tanto que elas até mesmo têm a fama de bruxas entre os colegas. O problema é que, quando as quatro garotas fazem amizade e começam a praticar magia juntas, acabam desencadeando um poder que foge do controle e gera consequências avassaladoras.

A Gaiola das Loucas – Apple TV para aluguel ou compra

Uma das mais divertidas comédias da época, com um show de Nathan Lane e Robin Williams. É uma versão da peça da Broadway e do também hilariante versão francesa. Um casal que está noivo resolve apresentar os seus futuro sogros uns aos outros. Só que o pai de Val, Armand, é um gay que é dono de um clube de travestis em Miami. Ele finge não ser gay, e esconde seu relacionamento com Albert, seu parceiro de vida e atração flamejante do clube, para agradar o pai de Barbara, o polêmico senador republicano Kevin Keeley (Gene Hackman). Diversão certa!

O Paciente Inglês – Google Play e Microsoft para aluguel ou compra

Confesso que não admiro tanto esse filme, mas tem muita gente que adora. Ele foi o grande ganhador do Oscar, inclusive levando o prêmio de melhor filme na festa que aconteceu no ano seguinte. No final da Segunda Guerra Mundial, um desconhecido, teve queimaduras generalizadas quando seu avião foi abatido. Ele ficou conhecido apenas como o paciente inglês,  e acaba recebendo os cuidados de uma enfermeira canadense. Gradativamente, esse homem começa a narrar o grande envolvimento que teve com a mulher do seu melhor amigo. E ainda como esse amor foi fortemente correspondido. Porém, outros detalhes parecem não vir à sua lembrança, como se ele quisesse que tais fatos continuassem enterrados e esquecidos. No elenco estão Ralph Fiennes, Kristin Scott Thomas e Juliette Binoche (que levou o troféu de atriz coadjuvante).

Evita – Oldflix

O musical Evita foi um enorme sucesso da Broadway. E quando Alan Parker foi adaptá-lo para o cinema, considerou várias atrizes para o papel. E provocou um rebuliço em Hollywood quando escolheu Madonna. Ela está incrível, e levou o Globo de Ouro de atriz . A história mostra a jornada de Eva Duarte de Perón. Ela saiu da pobreza para se tornar uma atriz argentina e mulher do poderoso presidente Juan Domingo Perón. Uma adolescente pobre, Evita, como era chamada, transformou-se em uma mulher querida e influente. Após a morte de seu pai, ela viaja para Buenos Aires e se relaciona com diferentes homens de poder até conhecer Juan. A influência e o domínio de Evita fez com que a primeira-dama da Argentina se tornasse uma personagem inesquecível.

Twister – Google Play para aluguel ou compra

Um de meus disaster movies preferido. Veja e revejo sempre. A tempestade mais devastadora das últimas décadas se aproxima. A professora universitária Jo Harding (Helen Hunt) e uma equipe de alunos com poucos recursos preparam o protótipo de Dorothy. Este é um dispositivo inovador que coleta de dados de tornados, criado por seu ex-marido Bill (Bill Paxton). Harding então avisa Bill que Dorothy está pronto para testes. Mas que seu rival Jonas Miller roubou sua ideia. É quando Bill resolve juntar à equipe para uma última missão na busca de tornados. A cena da vaca voando é um clássico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *