fbpx

Essas maravilhosas estrelas em preto e branco do streaming!

De vez em quando, recebo reclamações sobre a dificuldade de achar filmes clássicos, especialmente aqueles em preto e branco, nos diversos serviços de streaming. É verdade, a oferta é pequena. Mas, é possível encontrar alguns muito especiais. Nesse dia 8, por exemplo, o Belas Artes a La Carte vai disponibilizar um de meus filmes favoritos da vida. Laura é um exemplar perfeito do Film Noir. Para quem não sabe, são filmes policiais , em geral em preto e branco, com uma estética muito influenciada pelo expressionismo alemão. Ele teve seu ápice entre os anos 40 e 50.  Laura é uma aula de cinema.

Na história, um detetive (Dana Andrews) investiga o assassinato de uma mulher rica, Laura Hunt (Gene Tierney), em seu sofisticado apartamento. No decorrer da investigacão, McPherson interroga o arrogante melhor amigo de Laura, o colunista de fofocas Waldo Lydecker (Clifton Webb),e seu noivo, Shelby Carpenter (Vincent Price). Obcecado com o caso, o detetive começa a perceber  que está  se apaixonando pela mulher morta.

Tudo é perfeito:  a fotografia em preto e branco, direção de arte, a trilha sonora com o famoso tema de Laura, e ainda o elenco afiadíssimo. E claro, sem esquecer Gene Tierney, uma das mulheres mais lindas da história do cinema. Laura foi votado como um dos 10 melhores filmes de mistério da história pelo American Film Institute. Ou seja, é imperdível!

Mas há outros filmes, com mulheres inesquecíveis como Gene Tierney, que estão disponíveis no streaming/plataformas digitais.

Gilda – Microsoft/ Apple TV para aluguel ou compra

“Nunca houve uma mulher como Gilda”. Se é fã de cinema, você já deve ter ouvido essa frase em algum momento. E também já deve ter visto a famosa cena de Rita Hayworth com o vestido preto e luvas. Ela é a nova esposa do dono de um cassino em Buenos Aires. Um belo dia, o marido contrata um novo funcionário de confiança, Johnny Farrell (Glenn Ford). E ele é ninguém menos do que um grande amor do passado de Gilda. Não perca a famosa cena do striptease.

Rebecca  – A Mulher Inesquecível – Looke

Dirigido por Alfred Hitchcock, Rebecca foi o vencedor do Oscar de melhor filme  e de melhor fotografia de 1940. Conta a história de uma jovem de origem humilde (Joan Fontaine) que se casa com um nobre inglês (Laurence Olivier). Só que ele ainda vive atormentado por lembranças de sua falecida esposa. Após o casamento e já morando na mansão do marido, ela descobre surpreendentes segredos sobre o passado dele. No ano passado uma nova versão chegou na Netflix, com Lily James e Armie Hammer.

As Quatro Irmãs – Belas Artes a la Carte

O livro Little Women já teve várias versões para o cinema, a mais recente com Saoirse Ronan, em 2019. Mas a primeira  versão falada delas foi a de 1933, que teve o título de As Quatro Irmãs. Katherine Hepburn, Joan Bennett, Frances Dee e Jean Parker eram as quatro irmãs March. O filme faz uma crônica de suas vidas durante o período  que inclui a guerra de secessão. O filme recebeu o Oscar de roteiro adaptado e Katherine Hepburn ganhou o prêmio do Festival de Veneza.

Uma Vida Roubada – Looke

A primeira versão da novela Mulheres de Areia, escrita por Ivani Ribeiro, foi baseada nesse filme de Bette Davis de 1946.  Ela faz o papel de Kate Bosworth, uma doce e talentosa artista, e  de sua irmã Pat, uma mulher manipuladora e extravagante. Um dia, Kate conhece  e se apaixona por Bill Emerson (Glenn Ford). Só que quando Pat aparece, Bill se interessa pela irmã mais poderosa e resolve se casar com ela. Só que um acidente de barco dá a Kate a chance de tomar o lugar de sua irmã. Mas será que ela conseguirá enganar Bill em acreditar que esta mulher doce e inocente é realmente sua detestável esposa?

Os Assassinos  – Belas Artes a la Carte

Este foi o filme que transformou Ava Gardner em estrela. Sua Kitty Collins é a epítome da mulher fatal do film noir’s. Baseado num livro de Ernest Hemingway,  tudo começa com o assassinato do Sueco (Burt Lancaster) por dois pistoleiros. Como o Sueco havia feito um pequeno seguro de vida no nome de uma arrumadeira de um hotel de Atlantic City, a seguradora envia um detetive, Jim Reardon (Edmond O’Brien) para investigar o caso. A investigação leva Jim a descobrir sobre o envolvimento do Sueco em um grande assalto. E também o papel da bela e misteriosa Kitty Collins (Ava Gardner) em todo o esquema.

Uma Aventura na Martinica –  Apple TV para aluguel ou compra

Esse foi o primeiro filme de Lauren Bacall. E também foi durante as filmagens que ela se apaixonou por Humphrey Bogart, com quem ficou casada até o fim da vida dele. Na história, Harry Morgan (Humphrey Bogart) é o  dono de um pequeno barco no mar da Martinica. Sem dinheiro, ele acaba sendo forçado a transportar membros da resistência francesa. Na mesma viagem está uma cantora que também é batedora  de carteiras Marie Browning (Lauren Bacall). É nesse filme que tem a famosa cena onde Lauren pergunta a Bogart se ele sabe assobiar. Um clássico!

Cliente morto não Paga – Google Play e Apple TV para aluguel ou compra

Esse filme foi feito bem depois de todos os outros. Mas é uma grande homenagem a todos esses filmes em preto e branco, uma delícia divertida com Steve Martin como um detetive que investiga um plano sinistro. O diferencial aqui é que ele interage com vários personagens recortados de clássicos do film noir. Isso faz dele uma pequena obra prima! Ah, e também tem Rachel Ward fazendo uma mulher misteriosa, tão comum no gênero.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *