fbpx
Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Streaming

Os 10 melhores filmes de 2023 estão aqui!

2023 chegou ao fim –  e com momentos marcantes para a indústria do entretenimento como a greve dos atores e roteiristas, que atrasou todo o cronograma de estreias de Hollywood. Mas aqui estamos, com tudo a pleno vapor. E como todos os anos, levei em conta na minha listinha de melhores filmes – o de  piores do ano já está aqui – o fato da conteúdo ter estreado no Brasil em 2023. Ou seja, muitos filmes do Oscar 2023, que já estavam em listas de alguns do ano passado, só entram na minha lista agora. Afinal, a gente só assistiu este ano – no caso, estou falando só com as pessoas que , com eu, não veem pirataria.

Quero deixar também uma menção honrosa para alguns filmes brasileiros.  coisas boas esse ano. Entre eles, os meus destaques, com gêneros totalmente diferentes, vão para Mussum – O Filmis, Perdida, e O Sequestro do Voo 375.

E é impossível não falar de Barbie, um trabalho sensacional da atriz/produtora Margot Robbie e da diretora Greta Gerwig. Foi a maior bilheteria do ano! Aliás,  Margot é o meu destaque deste ano entre as atuações. Não só por Barbie, mas especialmente por Babilônia (não sei como ela não foi indicada ao Oscar por esse filme). Ela também produziu um dos filmes mais controversos do ano, Saltburn. Margot é sensacional. O mesmo pode se dizer de Bradley Cooper, que produziu, dirigiu, co-roteirizou e estrelou Maestro. Tudo de maneira sublime.

E claro, entre os coadjuvantes, Robert Downey Jr., que provavelmente levará seu Oscar esse ano, como coadjuvante por Oppenheimer. Ele, sem dúvida, é a melhor coisa do filme. Adoraria ver Rachel McAdams também levar o Oscar de coadjuvante. Ela está divina em Crescendo Juntas.

Então, vamos lá, aqui estão os meus Top 10 de 2023:

10 – Crescendo Juntas – HBO Max

O filme vai fazer você rir, chorar e ficar enternecido com a história. O roteiro se baseia num famoso best-seller de Judy Blume. Se passa no início dos anos 70, e conta a história de Margaret de 11 anos. Ao voltar das férias , ela descobre que vai ter que se mudar com os pais de Nova York para New Jersey. E o pior, que isso vai afastá-la de sua avó querida.  Só que Margaret não está mudando apenas de casa. Ela está passando pelas diversas transformações da adolescência. Crescendo juntas aborda a importância da amizade com outras meninas, o crush no garoto vizinho, o primeiro sutiã, a primeira menstruação, e especialmente sua relação com a religião. E digo uma coisa, se Rachel não estiver entre as indicadas ao Oscar de coadjuvante por esse filme, será  uma enorme injustiça.

9 – O Assassino – Netflix

O filme, dirigido por David Fincher, se baseia na série de HQs francesa escrita por Alexis Nolent (sob o pseudônimo de Matz) e ilustrada por Luc Jacamon. Mostra o momento de um assassino solitário, calculista e impiedoso (interpretado por Michael Fassbender) que está fazendo tocaia a espera de sua vítima. Só que logo ele será  forçado a lidar com as consequências de um erro catastrófico que cometeu. O personagem, que não tem nome, sempre conseguiu se manter livre de arrependimentos e com uma postura fria e metódica. Entretanto agora este incidente o colocou no centro de uma caçada internacional por sua cabeça. É quando o assassino começa a desconfiar de todos aqueles que estão ao seu redor . drama, suspense, ação, e até um certo humor onde você menos esperaria.  Isso tudo com uma fotografia cheia de sombras, uma trilha sonora sensacional, e ainda o que é mais difícil de achar no cinema hoje em dia. Estou falando de um roteiro perfeito, que não enrola, e que funciona perfeitamente.

8 – Missão impossível – Acerto de Contas – Parte 1 – Globoplay/ Paramount plus

O filme é o sétimo capítulo da franquia de ação e espionagem iniciada em 1996 (que já era baseada na série dos anos 60).  Agora, no novo filme, Ethan e a equipe do IMF formada por Ilsa Faust (Rebecca Ferguson), Benji Dunn (Simon Pegg) e Luther Stickell (Ving Rhames) recebem outra importante missão. Eles devem rastrear uma nova e aterrorizante arma que, se cair nas mãos erradas, pode representar uma ameaça para toda a humanidade. Ou seja, como sempre, o controle do futuro e o destino de todo o mundo está em jogo. A equipe precisa então partir em uma corrida frenética e mortal ao redor do planeta – e dessa vez com mais um membro relutante na equipe. Além disso, Ethan ainda é confrontado por um novo inimigo misterioso e muito perigoso. E vai ter que aceitar que, para completar o desafio, nada pode importar mais do que a missão – nem mesmo sua própria vida. Esse novo Missão Impossível tem 2h40, mas você não sente o tempo passar. O diretor Christopher McQuarrie leva com maestria um excelente filme de ação que vai deixar você querendo mais. E sem fôlego!

7 – Os Fabelmans – Globoplay

A história mostra a infância do pequeno Sammy Fabelman que se apaixona por filmes depois que seus pais o levam para ver o filme O Maior Espetáculo da Terra. Já adolescente e morando com os pais no Arizona pós-Segunda Guerra Mundial,  Sammy começa a fazer seus próprios filmes em casa, para o deleite de sua mãe solidária. Mas várias mudanças o esperam. Especialmente quando o jovem descobre um segredo de família. É então que ele decide explorar como o poder dos filmes nos ajuda a ver a verdade uns sobre os outros – e sobre nós mesmos. Com duas horas e meia de duração, o roteiro faz com que nos sintamos parte dessa família. é um filme muito bem feito, com detalhes técnicos perfeitos. Do jeito que Spielberg sabe fazer. E assim , vai fazer você rir e se emocionar.

6 – Wonka – Cinema

A história começa já com um delicioso número musical (sim, o filme também é um musical) mostrando a chegada de Willy Wonka à cidade disposto a montar sua loja de chocolates no local. Só que antes de se tornar a mente brilhante por trás da maior fábrica de chocolate do mundo, Willy precisou enfrentar vários obstáculos. Cheio de ideias e determinado a mudar o mundo, o jovem Wonka embarca em uma aventura para espalhar alegria através de seu delicioso chocolate. Para isso, ele vai contar com a ajuda de uma garotinha órfã, e outros amigos improváveis, inclusive um Oompa Loompa (interpretado de maneira bem divertida por Hugh Grant). Mas há vários vilões no caminho deles. Wonka  é um delícia. E cheio de homenagens para o filme clássico A Fantástica Fábrica de Chocolate.

5 – Maestro – Netflix

Para quem não conhece Leonard Bernstein, além de maestro, ele também foi um grande compositor. É co-autor de Amor Sublime Amor, por exemplo. Ficou  famoso na direção da Filarmônica de Nova York, e ainda apresentou célebres concertos para jovens na televisão (Young People’s Concerts), entre 1954 e 1989. Foi uma das figuras mais influentes na história da música clássica americana, e foi inspirador das carreiras de uma geração de novos músicos. Além de mostrar os destaques de sua carreira, o filme se concentra principalmente em seu tumultuado casamento de 25 anos com Felicia Montealegre (vivida de maneira maravilhosa por Carey Mulligan). Em Maestro, Bradley é Leonard Bernstein. É também diretor, co-roteirista e produtor do filme. É um triunfo!

4 – Barbie – HBO Max

Barbie é uma comédia , que tem crítica social. É destinada a adultos, que tem uma história de carinho com a boneca no seu passado. Tudo começa em Barbieland . Lá é o mundo mágico das Barbies, onde todas as versões da boneca vivem em completa harmonia e suas únicas preocupações são encontrar as melhores roupas para passear com as amigas e curtir intermináveis festas. Porém, uma das bonecas (Margot Robbie) começa a perceber que talvez sua vida não seja tão perfeita assim, e começa ase questionar sobre o sentido de sua existência, alarmando suas companheiras. Logo ela resolve sair em busca de respostas no mundo real. Pelo menos, ela está acompanhada de seu fiel e amado Ken (Ryan Gosling), que parece cada vez mais fascinado pela vida no novo mundo. Enquanto isso, Barbie tem dificuldades para se ajustar, e precisa enfrentar vários momentos nada coloridos. Tudo é levado com doçura, humor e inteligência. O filme também é cheio de referências. Me conquistou e me divertiu.

3 – Assassinos da Lua das Flores – disponível para aluguel e compra nas plataformas digitais

É um belo filme, que vai manter você interessado todo o tempo, durante suas quase 3h30 de duração. Assassinos da Lua das Flores se baseia no best-seller de autoria de David Grann. Nos Estados Unidos dos anos 1920, as pessoas com maior renda per capita do mundo eram membros do povo indígena Osage, de Oklahoma. Isso porque sua terra era muito rica em petróleo.  Só que, um a um, os Osage começaram a ser mortos.  É nessa época que chega ao território o veterano de guerra, Ernest Burkhart (Leonardo diCaprio). Ele chega para ficar com seu tio, William Hale (Robert de Niro), um grande criador de gado, que domina a cidade. É quando Ernest conhece Molly (Lily Gladstone), uma indígena com muito dinheiro que vive com a mãe e as irmãs. E o tio deixa bem claro que seria bem interessante que os dois se casassem –  especialmente porque aumentaria o poder da família. Mas…

Aos 80 anos, o diretor mantém seu cinema pulsante e desafiador. É seu primeiro faroeste, e também a primeira vez que tem seus dois atores favoritos – Di Caprio e De Niro – trabalhando juntos. E o resultado é brilhante. com certeza será um grande concorrente na Temporada de Premiações.

2 – Air: A História por trás do Logo – Prime Video

O filme tem uma ótima história – verdadeira. Um grande elenco em ótima forma. Uma reconstituição de época perfeita. E ainda uma trilha sonora deliciosa para todos que amam os anos 80. O roteiro se baseia na história real do chefe da marca esportiva e de calçados Nike, Sonny Vaccaro (Matt Damon), e do fundador da Nike, Phil Knight (Ben Affleck). Ambos estão tentando tornar a marca uma das mais famosas do mundo, e escrever seus nomes na história. Só que as coisas não estão fáceis. A dupla então tenta fazer com que a lenda do basquete Michael Jordan endosse seus produtos, ainda na década de 1980, quando Jordan estava começando. O filme acompanha os esforços incansáveis ​​dos dois membros da Nike para alcançar seus sonhos. E como o que era só uma aposta, revolucionou o mundo dos esportes e da cultura contemporânea.

1 – Babilônia – Globoplay/ Paramount Plus

Babilônia segue o caminho de quatro personagens nos final dos anos 20 em Hollywood. Manny (Diego Calva) é um faz-tudo que busca uma oportunidade na indústria. Jack (Brad Pitt) é o maior astro de Hollywood, que vive a vida com tudo que ela pode lhe oferecer. Sidney (Jovan Adeppo) é um músico de jazz  que transita por todas as festas locais. E, claro, há Nellie (Margot Robbie). Ela busca uma oportunidade, porque sabe que tem tudo para ser uma estrela. As vidas deles vão se cruzar num ambiente de mudança. Isso porque os filmes começarão a falar, e a censura está à espreita.

O filme já começa de uma maneira um tanto chocante. Mas, a partir daí, ele deixa todo mundo extasiado com a brilhante festa, que mais parece uma Sodoma e Gomorra (ou a Babilônia do título). Há planos  sensacionais enquanto os personagens cruzam de um lado para o outro enquanto um bacanal corre solto. E como no final de La La Land, Chazelle me emocionou com a sequência de encerramento. Mesmo que não tenha conseguido uma unanimidade da crítica (esse é o tipo de filme que nunca conseguiria isso), é um filme com garra, que não vai deixar você indiferente. E quer saber? Nem senti passar as 3h09 de duração. Me conquistou totalmente.

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

Streaming

Adoro esses filmes que mostram casos jornalísticos reais, onde um profissional da imprensa fez a diferença. Há tantos, como The Post, Todos os Homens...

Cinema

Eu estava viajando quando houve a sessão para a imprensa de Guerra Civil. Então, quando cheguei, fui assistir ao filme no cinema. Depois de...

Streaming

Pois é, abril acabando ( e eu não vi nem um quinto do que queria assistir) , e maio chegando. E , como sempre,...

Cinema

Eu normalmente gosto bastante desses filmes onde reina o caos. Que junta comédia com violência, tipo Deadpool, ou ainda Mandando Bala. Então, estava razoavelmente...

Streaming

Nos últimos tempos, Jennifer Lopez deixou os filmes açucarados de casamento de lado, para voltar a ser uma heroína de ação. Ela se deu...

Você também pode gostar de ler

Premiações

Nesse domingo tem Oscar, e mais uma vez, provavelmente, a minha opinião e a da Academia serão bem diferentes, rsrs. Quem segue o Blog...

Premiações

Depois de ver tantas premiações, onde todo mundo escolhe a mesma coisa, é bom ver a opinião do público. neste domingo aconteceu o People’s...

Premiações

Como todos os anos, um mês antes do Oscar, a Academia realiza o Oscar com todos os indicados (tentativamente). Essa festa, chamada de Oscar...

Premiações

Nessa época de Temporada de Premiações, a gente pouco ouviu falar  do Saturn Awards. Para quem não sabe, o evento acontece todos os anos...

Premiações

E agora chega o momento novamente. Saiu a lista dos indicados ao Oscar 23/24. E, confesso, fiquei muito surpresa com alguns resultados.  Alguns nem...

Premiações

A maioria das premiações do Critics Choice foi um tanto óbvia como já vem se desenhando há algum tempo. Oppenheimer, Succession, The Bear e...

Premiações

Hoje saíram as indicações dos dois sindicatos mais importantes de Hollywood, o dos atores e o dos diretores. E a mensagem mais clara foi...

Premiações

Já faz muito tempo que o Globo de Ouro não é mais uma prévia do Oscar. Ainda mais depois de todos os problemas que...