fbpx

Adeus, grande Max Von Sydow!

 data-srcset

Ele era um dos atores mais respeitados da história do cinema. Fez sete filmes com Ingmar Bergman, atuou como Jesus Cristo em A Maior História de Todos os Tempos, e foi o inesquecível padre  de O Exorcista. Para os fãs de cultura pop, foi também o Corvo de Três Olhos de Game of Thrones (pelo qual concorreu ao Emmy), e ainda o Imperador Ming de Flash Gordon (1980). Isso sem contar o vilão Blofeld de 007 em Nunca Mais Outra Vez.  Max Von Sydow faleceu hoje aos 90 anos. Trabalhou até o último momento. Seu filme Echoes of the Past ainda está em pós-produção.

Max Von Sydow em Flash Gordon

Foi indicado duas vezes ao Oscar: como ator por Pelle, o Conquistador (1987), e como coadjuvante em Tão Forte e tão Perto em 2011. É o único ator sueco a ter essa honraria. Se você não se lembra dele, vale conhecer algumas de suas mais incríveis atuações:

Tão Forte Tão Perto

O Sétimo Selo (1957)  – Telecine Play

Talvez o mais conhecido filme de Ingmar Bergman, que ganhou o prêmio especial no festival de Cannes. Foi a primeira vez que Max e Ingmar trabalharam juntos. Após dez anos, um cavaleiro (Max) retorna das Cruzadas e encontra o país devastado pela Peste Negra. Sua fé em Deus é sensivelmente abalada e, enquanto reflete sobre o significado da vida, a Morte surge à sua frente querendo levá-lo, pois chegou sua hora. Objetivando ganhar tempo, convida-a para um jogo de xadrez que decidirá se ele partirá com ela ou não. Tudo depende da sua vitória no jogo e a Morte concorda com o desafio, já que não perde nunca.

Morangos Silvestres (1957) – Telecine Play

O filme foi o vencedor do Globo de Ouro de filme estrangeiro. O rabugento médico aposentado Isak Borg (Victor Sjöström) viaja de Estocolmo para Lund, na Suécia, com sua nora grávida e infeliz, Marianne, para receber um diploma honorário da universidade onde estudou. Ao longo do caminho, eles cruzam com uma série de caroneiros, cada um deles fazendo com que o médico idoso reflita sobre os prazeres e as falhas de sua própria vida, incluindo a vivaz jovem Sara, que se parece muito com o próprio primeiro amor do médico. Max aparece aqui em uma pequena participação como Henrik Åkerman

Ilha do Medo (2010) – Amazon e Globoplay

Dirigido por Martin Scorsese e estrelado por Leonardo DiCaprio, Ilha do Medo mostra a fuga de uma assassina, que leva o detetive Teddy Daniels e seu parceiro a investigarem o seu desaparecimento de um quarto trancado em um hospital psiquiátrico no anos 50. Lá, uma rebelião se inicia. Max é um dos médicos do local, Dr. Naehring.

Robin Hood (2010)  – Amazon e Globoplay

Uma das mais incríveis atuações de Max em seus últimos anos, como o pai cego de Robin. Na Inglaterra do século 12, Robin Hood (Russell Crowe) é um hábil arqueiro que fazia parte do exército. Com a morte do rei, ele vai para Nottingham, que está dominada por um xerife corrupto. Lá, ele se apaixona pela viúva Lady Marian ( Cate Blanchett) e tentará fazer justiça roubando dos ricos e dando aos pobres.

Minority Report (2002) – Amazon e Globoplay

Dirigido por Steven Spielberg, e estrelado por Tom Cruise, o filme traz Max como o Diretor Lamar Burgess. A história se passa no ano de 2054. Há um sistema que permite que crimes sejam previstos com precisão, o que faz com que a taxa de assassinatos caia para zero. O problema começa a acontecer quando o detetive John Anderton (Tom Cruise), um dos principais agentes no combate ao crime, descobre que foi previsto um assassinato que ele mesmo irá cometer, colocando em dúvida sua reputação ou a confiabilidade do sistema.

 style
 style

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *