fbpx

Dicas de filmes em charmoso P&B no Telecine

Todo mundo sabe que filmes antigos, em especial em preto e branco, são difíceis de achar nas plataformas de streaming. Mas ultimamente achei alguns deles bem interessantes. Fiz até uma matéria sobre Orson Welles, depois que achei The Stranger lá no meio das ofertas da Netflix. Então, se você é como eu, e adora esse cinema de sombras, ficam aqui as minhas  dicas dos filmes disponíveis no streaming do Telecine, que têm vários maravilhosos:

Terror

Frankenstein – 1931

O cientista Henry Frankenstein costura partes de diversos cadáveres para fazer um único homem, mas para criar este ser monstruoso é preciso um cérebro. Seu assistente Fritz acaba pegando por acidente um que está escrito “cérebro criminoso”. Enquanto o cientista aguarda uma tempestade elétrica para dar vida a sua criatura, seu tutor Dr. Waldman, sua noiva Elizabeth e seu melhor amigo Victor tentam fazê-lo desistir. Sem sucesso, a criatura logo ganha vida, mas eles não sabem das trágicas consequências que estão por vir.

Direção: James Whale
Elenco: Colin Clive, Mae Clarke, Boris Karloff, John Boles

Drácula – 1931

O Conde Drácula aterroriza a cidade de Londres por carregar uma maldição que o obriga a beber sangue humano para sobreviver. Após transformar uma jovem em vampira, ele concentra suas atenções em uma amiga dela, sem saber que o pai da próxima vítima é um cientista holandês especialista em vampiros que pode acabar com seu reinado de terror.

Direção: Tod Browning
Elenco: Bela Lugosi, Helen Chandler, David Manners

Psicose (Psycho) – 1960

Após dar um desfalque onde trabalha, a secretária Marion Crane foge da cidade com o dinheiro. Debaixo de uma forte tempestade, ela se hospeda em um decadente hotel na estrada, o Bates Motel. Sem fazer ideia do risco que corre, Marion precisa lidar com Norman, o misterioso dono do local.

Direção: Alfred Hitchcock
Elenco: Anthony Perkins, Janet Leigh, Vera Miles

Policial

A Morte Passou Por Perto – (Killer’s Kiss) – 1955

O boxeador fracassado Davey Gordon, ao se interessar por uma dançarina da noite, passa a ser perseguido pelo obsessivo patrão da mulher. Quando seu empresário é morto por engano em um atentado, Davey decide fugir para salvar a sua vida e a da mulher que ama.

Direção: Stanley Kubrick
Elenco:
Frank Silvera, Jamie Smith, Irene Kane

O Grande Golpe(The Killing) – 1956

Johnny é um ladrão que acaba de ser solto de Alcatraz após ter passado cinco anos preso. Agora, ele vai se casar e pretende levar uma vida mais calma. Porém, antes, planeja seu último golpe: um assalto a uma pista de corrida. No entanto, a intervenção de uma pessoa pode pôr tudo a perder. Dirigido por Stanley Kubrick e indicado ao BAFTA de Melhor Filme.

Direção: Stanley Kubrick
Elenco:
Sterling Hayden, Coleen Gray, Vince Edwards

Pacto de Sangue – (Double Indemnity) – 1944

Apaixonado pela sedutora e misteriosa Phyllis Dietrickson, o vendedor de seguros Walter Neff é manipulado a forjar um acidente que mate o marido da mulher para que ela receba o dinheiro do seguro em dobro. Certo de que cometeram o crime perfeito, Walter não percebe que um investigador da seguradora está cada vez mais próximo da verdade. Dirigido por Billy Wilder e indicado a sete Oscars, incluindo os de Melhor Roteiro e Melhor Diretor.

Direção: Billy Wilder
Elenco: Fred Macmurray, Barbara Stanwyck, Edward G. Robinson

Drama

O Homem do Prego – (The Pawnbroker) – 1964

Único da família a escapar de um campo de concentração nazista, o judeu Sol Nazerman agora tenta reconstruir a vida nos EUA como comerciante. No entanto, mesmo 40 anos depois, as memórias traumáticas das atrocidades cometidas pelo regime nazista ainda o assombram. Dirigido por Sidney Lumet, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Ator e ao Urso de Ouro no Festival de Berlim.

Direção: Sidney Lumet
Elenco: Rod Steiger, Geraldine Fitzgerald, Brock Peters

Além das produções de Hollywood, há também as européias imperdíveis:

Itália

Noites de Cabíria(Le Notti Di Cabiria) – 1957

A prostitua Cabíria vaga pelas ruas de Roma em busca do amor verdadeiro. Durante suas aventuras, ela conhece diversos pretendentes, mas passa por muitas desilusões. Mesmo assim, ela segue otimista de que um dia vai encontrar seu par perfeito. Dirigido por Federico Fellini e vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e da Palma de Ouro.

Direção: Federico Fellini
Elenco: Giulietta Masina, François Périer, Franca Marzi

França

O Eclipse – (L’eclisse) – 1962

Vittoria acaba de terminar um relacionamento, mas logo se apaixona por Piero, um sedutor corretor da Bolsa de Valores. Os dois vivem uma paixão ardente, mas a personalidade materialista do rapaz, assim como seu medo de comprometimento, atrapalha o relacionamento. Dirigido por Michelangelo Antonioni. Vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes e indicado à Palma de Ouro.

Direção: Michelangelo Antonioni
Elenco: Monica Vitti, Alain Delon, Francisco Rabal

Uma Mulher Casada – (Une Femme Mariée) – 1964

Em fragmentos de imagens, Godard mostra um dia da vida de Charlotte, uma mulher casada com um piloto de avião e que tem um caso com o vizinho. Entre discussões sobre amor e arte, os dramas de Charlotte se misturam. Dirigido por Jean-Luc Godard e indicado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza.

Direção: Jean-Luc Godard
Elenco: Macha Méril, Philippe Leroy, Bernard Noël

Suécia

O Sétimo Selo(Sjunde Inseglet, Det) – 1956

Um cavaleiro retorna das Cruzadas para uma Suécia devastada pela peste negra e domada pela Inquisição. Com sua fé abalada, ele reflete sobre o significado da vida quando a Morte aparece para levá-lo. Para ganhar tempo, ele a convida para uma partida de xadrez que decidirá se ele vai com ela ou não.

Direção: Ingman Bergman
Elenco: Max Von Sydow, Bengt Ekerot, Gunnar Björnstrand

Alemanha

Metrópolis – 1927

No futuro, a cidade de Metrópolis vive uma forte divisão social: no seu topo vivem os ricos e poderosos, abaixo dela vivem os operários em um regime de escravidão. Uma revolução se inicia quando Maria, líder espiritual dos operários, é vista como ameaça pelos poderosos e é substituída por um robô.

Direção: Fritz Lang
Elenco: Brigitte Helm, Gustav Fröhlich, Alfred Abel

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *