fbpx
Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cinema

Os 9 melhores lançamentos que vi no 1º semestre de 2025 – e o pior!

Todo ano faço essa análise do primeiro semestre do ano. E neste ano resolvi misturar filmes de cinema, de streaming, documentários, animações, e séries entre os melhores do ano. É impossível ver tudo que lançam nas diversas mídias, mas entre as coisas que vi, aqui estão os meus preferidos…

Série de Drama – The Pitt (MAX)

The Pitt é uma espécie de homenagem à Plantão Médico, mas muito mais eficiente (crítica aqui). Claro , isso se deve muito ao seu formato, 15 episódios que cobrem o período de um plantão de um pronto-socorro. A série apresenta uma narrativa realista sobre as dificuldades e os sacrifícios dessa profissão. Ambientada em um hospital moderno da Pensilvânia, a trama acompanha o Dr. Robby (Noah Wyle), assistente-chefe da sala de emergência, durante um intenso turno de 15 horas. Cada episódio apresenta os acontecimentos de uma hora. Os profissionais enfrentam dilemas pessoais, conflitos políticos no ambiente de trabalho e o impacto emocional de tratar pacientes em estado crítico. Além disso, a série aborda temas como a pressão do sistema de saúde americano e a resiliência necessária para cumprir essa vocação. Já renovada para uma segunda temporada.

Série de Comédia – O Estúdio (Apple TV Plus)

Na história, Seth Rogen interpreta Matt Remick, o recém-nomeado chefe do Continental Studios.  Matt e seu time de executivos em conflito travam uma batalha contra suas próprias inseguranças ao lidarem com artistas narcisistas e líderes corporativos gananciosos na busca ilusória por criar filmes incríveis. Eles vivem num constante senso de pânico.  Todas as festas, visitas a sets, decisões de elenco, reuniões de marketing e cerimônias de premiação apresentam-se como oportunidades para um sucesso brilhante ou uma catástrofe com potencial de acabar com suas carreiras. Como alguém que almoça, janta e respira filmes, este é o trabalho que Matt buscou sua vida inteira, mas que também poderá destruí-lo. Ao mesmo tempo em que critica, também enaltece a indústria do cinema (crítica aqui). Já renovada para uma segunda temporada.

Documentário – Minha Mãe Jayne (MAX)

O documentário, exibido em Cannes, foi feito por sua filha Mariska Hargitay, conhecida por todos por Law & Order SVU. É lindo, emocionante, e traz o público para dentro de sua família (crítica aqui). Minha Mãe Jayne mostra a busca de Mariska para saber mais sobre sua mãe, a estrela de cinema dos anos 50/60, Jayne Mansfield, que morreu num acidente de carro quando ela tinha apenas três anos. Com isso acompanhamos suas conversas com os quatro irmãos, com a madrasta, com o secretário de Jayne. E também sua busca por fotos, documentos, e fatos. E claro, como foi publicamente falado na época do Festival de Cannes, o reconhecimento de seu real pai biológico. O brasileiro (nascido em São Paulo) Nelson Sardelli também aparece no documentário.

Filme de Cinema – Setembro 5 (plataformas digitais para aluguel/compra)

O filme se passa no momento do  Massacre de Munique, atentado que aconteceu nos Jogos Olímpicos de 1972 na Alemanha. Os acontecimentos são mostrados a partir do ponto de vista da equipe de transmissão da ABC Sports. Na noite de 5 de setembro de 1972, um grupo terrorista chamado Setembro Negro invadiu a Vila Olímpica e fez 11 atletas da delegação israelense de reféns. Então, os jornalistas esportivos do canal estavam cobrindo o evento. Mas com a situação, tiveram que transformar a abordagem de suas pautas. Começaram então a noticiar ao vivo o que estava acontecendo durante o sequestro que viria a se tornar o maior atentado terrorista a acontecer em um evento esportivo até hoje. Setembro 5 foi pouco falado na época de estreia, mas é sensacional (crítica aqui). Foi indicado ao Oscar de roteiro.

Filme de Cinema – Conclave (Prime Vídeo)

O filme segue a história de um dos eventos mais secretos do mundo: a escolha de um novo Papa. O Cardeal Lawrence (Ralph Fiennes) é o encarregado de executar essa reunião confidencial após a morte inesperada do pontífice. Sem entender o motivo, Lawrence foi escolhido a dedo para conduzir o conclave como última ordem do papa antes de morrer. Assim sendo, os líderes mais poderosos da Igreja Católica vindos do mundo todo se reúnem nos corredores do Vaticano para participar da seleção e deliberar suas opções. Só que cada um com seus próprios interesses. Lawrence, então, acaba no centro de uma conspiração e descobre um segredo do falecido pontífice que pode abalar os próprios alicerces da Igreja. Em jogo, estão não só a fé, mas a própria instituição diante de uma série de reviravoltas que tomam conta dessa assembleia sigilosa. Vencedor do Oscar de roteiro adaptado, merecia muito mais (crítica aqui).

Filme de cinema para a família  – Como Treinar o seu Dragão (nos cinemas)

Eu já adorava a animação, e amei também o live action (crítica aqui), que vem tendo um enorme sucesso (e já tem uma sequência aprovada). A história é basicamente a mesma da animação de 2010. Na ilha de Berk, onde vikings e dragões convivem em constante conflito, vive Soluço (Mason Thames), um jovem imaginativo e subestimado pelo pai, o Chefe Stoico (Gerard Butler). Diferente da maioria, Soluço não possui habilidade para caçar dragões, mas busca provar seu valor. Tudo muda quando ele derruba um temido Fúria da Noite, mas, em vez de matá-lo, forma uma improvável amizade com o dragão, a quem chama de Banguela.  Com a corajosa Astrid (Nico Parker) , Soluço lidera uma jornada de transformação, questionando o medo que separa os dois mundos. Quando uma antiga ameaça ressurge, a amizade de Soluço e Banguela se torna a única esperança de unir os dois lados.

Filme de Cinema – Pecadores – estreia no MAX no dia 04/07 )

Michael B. Jordan interpreta irmãos gêmeos que voltam à sua cidade natal nos anos 30, com o objetivo de reconstruir a vida. Com a ajuda de um primo músico ( Miles Caton), e vários amigos, eles resolvem abrir um bar de blues no meio do nada. Só que uma força maligna passa a persegui-los, trazendo para a superfície medos e traumas. Esse mal busca tomar conta da cidade e de todos os cidadãos, obrigando-os a lutar para sobreviver. Mais do que contornar os demônios famintos por poder (e sangue), os gêmeos terão que lidar com as lendas e os mitos ameaçadores que podem estar por trás desse terror.  Para mim é o melhor filme da carreira de Ryan Coogler.  Veja a crítica aqui.

Animação – Flow (plataformas digitais para aluguel/compra)

Flow ganhou o Globo de Ouro e o Oscar de animação representando a Letônia. Em Flow, o mundo parece ter chegado ao fim, coberto apenas por vestígios da presença humana, mas sem nenhum por perto. O gato é um animal solitário que, um dia, enquanto é perseguido por uma manada de cães, vê seu lar ser devastado por uma grande enchente. Buscando uma forma de sobreviver após a inundação, ele enfrenta diferentes ameaças, até que encontra refúgio em um pequeno barco povoado por diversas espécies. Enquanto tentam fugir de toda essa situação hostil, os animais terão que se unir apesar de suas diferenças. Navegando por paisagens místicas, eles passam pelos desafios e perigos neste novo cenário pós-apocalíptico. Já aviso que será impossível você não se emocionar com esse filme, especialmente se, como no meu caso, tem gato e cachorros em casa – crítica aqui.

Filme Brasileiro –  Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa (Prime Vídeo)

Alerta de fofura total (crítica aqui). O filme é uma graça, super simpático. E as crianças, especialmente Isaac Amendoim, que faz o papel principal, são sensacionais. Chico Bento acorda para mais um dia na Vila Abobrinha focado em conseguir subir em sua amada goiabeira para pegar a fruta sem o dono das terras saber. O que Chico não esperava era que sua preciosa árvore estaria ameaçada pela construção de uma estrada na região. Afinal,  para desenhar a rodovia, será preciso pavimentá-la pela propriedade de Nhô Lau, exatamente onde a goiabeira está plantada. Focado em salvar a árvore, Chico Bento reúne seus amigos Zé Lelé, Rosinha, Zé da Roça, Tábata, Hiro e toda a comunidade para acabar com o projeto da família de Genezinho e Dotô Agripino.

Pior  lançamento do ano – Hurry up Tomorrow (Indisponível – ainda bem, rsrs)

O filme se inspira no sexto álbum de estúdio do músico. Hurry Up Tomorrow: Além dos Holofotes pretende ser um thriller psicológico que acompanha um músico famoso (alter-ego de The Weeknd). Depois de problemas no palco, é levado para uma jornada sem precedentes com uma estranha – uma jovem obcecada por seu trabalho (Jenna Ortega). A relação entre os dois deixa o cantor à beira de um colapso – e da morte. Sinceramente creio que, depois deste filme e da série The Idol, The Weeknd deveria  se dedicar somente à música, e deixar filmes e série para outros (crítica aqui).

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

Cinema

Todo ano faço essa análise do primeiro semestre do ano. E neste ano resolvi misturar filmes de cinema, de streaming, documentários, animações, e séries...

Streaming

Quando era menina, eu costuma pegar revistas antigas da coleção de Filmelândia de minha mãe, e observava as fotos das atrizes que eram famosas...

Streaming

Tem coisa muito boa chegando em julho , que não estarão nem na Netflix nem na Prime Vídeo. Isso inclui novas séries, novas temporadas...

Streaming

Alguns dos filmes que a Prime Video investiu recentemente acabaram não dando muito certo. Um exemplo é Holland, com Nicole Kidman. Mas, em contrapartida,...

Streaming

O mês de julho traz o retorno tanto de séries esperadas (como Sandman, dividida em duas partes) , como de sequências de filmes famosos...

Você também pode gostar de ler

Streaming

Quando era menina, eu costuma pegar revistas antigas da coleção de Filmelândia de minha mãe, e observava as fotos das atrizes que eram famosas...

Streaming

Tem coisa muito boa chegando em julho , que não estarão nem na Netflix nem na Prime Vídeo. Isso inclui novas séries, novas temporadas...

Cinema

Eu estava viajando e não vi nem Elio, nem Extermínio: A Evolução, que estrearam nos cinemas mundiais este fim de semana. Muito se esperava...

Cinema

As animações de Como Treinar o seu Dragão estão entre as minhas favoritas da vida. Ela está disponível no Universal+ atualmente e vale ser...

Premiações

A entrega dos Gotham TV Awards aconteceu pouco mais de um mês antes de saírem as indicações do Emmy. E provavelmente, os vencedores do...

Streaming

Muita gente ama séries médicas, inclusive eu. Adoro Grey’s Anatomy, Plantão Médico, The Resident, entre outras. Perdi até o medo de ver sangue por...

Streaming

Quando o filme ou a série é sobre os bastidores de Hollywood, já sai com 50% de chance de “me ganhar”. E O Estúdio,...

Streaming

Estou assistindo e amando a série O Estúdio, da Apple TV Plus. Isso porque ela é divertidíssima, especialmente se você conhece um pouco sobre...