fbpx

Um Inverno em Nova York e outros 10 filmes inesquecíveis da cidade

Eu sou apaixonada por Nova York. Já estive na cidade várias vezes, e tenho um prazer enorme de andar sem rumo por suas ruas. Lá têm espetáculos de teatro incríveis, restaurantes maravilhosos, museus, construções, o Central Park, shows ( e sim, lojas). Sinto uma saudade enorme! Mas, para atenuar um pouco o sentimento, uma opção é ver os muitos filmes que se passam na cidade. Já começo indicando uma excelente surpresa que tive: Um Inverno em Nova York. Escrito e dirigido pela premiada Lone Scherfig ( de Educação), foi exibido em competição na noite de abertura do 69º Festival Internacional de Cinema de Berlim. Está disponível, para compra e locação, nas plataformas Claro Vídeo, Now, Vivo Play, iTunes, Apple TV, Google Play, YouTube Filmes e Sky Play.

Um Inverno em Nova York

O filme segue várias histórias paralelas. Mas o fio condutor é a fuga de Clara (Zoe Kazan) de seu marido abusivo junto com os dois filhos pequenos. Ela resolve ir para Nova York de carro, mas está sem dinheiro. O trio acaba conhecendo  a médica Alice (Andrea Risenborough), o administrador de restaurante Marc (Tahar Rahim) e outras pessoas, que os ajudam. Além disso, cruzam também com outras pessoas que estão passando por situações de crise. Todas acabarão reunidas pelo destino.

A história é emocionante. Aliás, esse parece ser o grande problema que a crítica americana viu no filme. Ele é um daqueles que não se envergonha de ser sentimental, de acreditar que ainda há gente boa por aí. É muito fácil de se envolver com a história enquanto Zoe e seus meninos passam pelos maiores dramas em Nova York. Eu gostei, e indico, mas só para aqueles que acreditam que o mundo ainda tem salvação.

Nova York é um outro personagem dentro da história. E eu escolhi outros 10 títulos, onde a cidade faz parte dos conflitos e das soluções do roteiro. E que me fizeram ainda mais amar Nova York! Mas tem tantos, que vai valer uma segunda parte em breve.

Um dia de Chuva em Nova York – Telecine e Now

Woody Allen têm vários de seus filmes ambientados em NY. Eu escolhi um dos mais recentes, que gostei muito. Apaixonado por Nova York, Gatsby decide passar um fim de semana na cidade ao lado de Ashleigh, sua namorada. Aspirante a jornalista, Ashleigh conhece o diretor de cinema Roland Pollard, que a convida para a exibição de seu mais recente trabalho. Gatsby, por sua vez, encontra Chan, a irmã mais nova de sua ex-namorada, com quem passa o restante da viagem. Um dia de chuva em Nova York será o suficiente para fazer com que Ashleigh redescubra suas paixões e Gatsby aprenda que só se vive uma vez. Com Timothée Chalamet, Elle Fanning, Selena Gomez, Jude Law e grande elenco.

Os Vingadores – Disney Plus

Loki (Tom Hiddleston) retorna à Terra enviado por uma raça alienígena que pretende dominar os humanos. De posse do cubo cósmico, adquire grandes poderes. No intuito de contê-los, Nick Fury (Samuel L. Jackson) convoca um grupo de pessoas com grandes habilidades, mas que jamais haviam trabalhado juntas: Tony Stark/Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Steve Rogers/Capitão América (Chris Evans), Thor (Chris Hemsworth), Bruce Banner/Hulk (Mark Ruffalo) e Natasha Romanoff/Viúva Negra (Scarlett Johansson). Só que, apesar do grande perigo que a Terra corre, não é tão simples assim conter o ego e os interesses de cada um deles para que possam agir em grupo. A grande batalha final se passa em Nova York.

Nova York, Eu te amo – Amazon

Onze curtas de diferentes diretores mostram que, em Nova York, o amor está em toda parte. As histórias se passam em bairros específicos da cidade, tecendo uma colcha de retalhos do que é a vida na metrópole mais emblemática de nosso tempo. Entre os realizadores estão Mira Nair, Fatih Akin, Allen Hughes, Brett Ratner, e Natalie Portman.

Encantada – Google Play e Apple TV

Adoro!!! Expulsa por uma rainha malvada do seu próprio conto de fadas, a princesa Giselle (Amy Adams) vai morar em Manhattan, onde música, mágica e finais felizes já não são tão fáceis de encontrar. Giselle está completamente perdida no novo mundo, até que um advogado viúvo (Patrick Dempsey) resolve ajudá-la. A situação se complica quando o príncipe de sua história (James Marsden)  chega para salvá-la.

Escrito nas Estrelas – Telecine

Tão romântico! Em uma noite mágica, Jonathan (John Cusack) conhece Sara (Kate Beckinsale). Ele acha que é amor à primeira vista, mas Sara acredita no destino. Dez anos depois, os dois precisam decidir se o destino quer que eles fiquem juntos novamente. se estiver em Nova York, recomendo que vá tomar sorvete no restaurante Serendipity, que faz parte da trama.

Gangues de Nova York – Globoplay

Assim como Woody Allen, Martin Scorsese também tem uma carreira com filmes que se passam em NY. Escolhi um deles que mostra o começo da história da cidade.  Em Gangues de Nova York, em plena Nova York de 1840, o jovem Amsterdam (Leonardo DiCaprio) busca se vingar de William “The Butcher” Cutting (Daniel Day-Lewis). Este é o assassino de seu pai (Liam Neeson), que era o líder da gangue Dead Rabbits. Em sua jornada, Amsterdam acaba se tornando amigo e homem de confiança de William. E ainda se apaixona por Jenny Everdane (Cameron Diaz), uma bela jovem que é integrante de uma gangue rival.

Um Príncipe em Nova York – Telecine e Netflix

Uma sequência vem por aí em breve. Esse filme foi um enorme sucesso em 1988. Eddie Murphy é Akeem . Ele é o príncipe de um rico país africano que não deseja mais nada, exceto uma mulher que o amará apesar de seu título nobre. Para escapar de um casamento arranjado, Akeem foge para os Estados Unidos acompanhado de seu exigente companheiro, Semmi (Arsenio Hall), para encontrar a sua rainha. Só que ele se disfarça como um estudante estrangeiro. Trabalhando em um restaurante de comida rápida, ele namora Lisa e luta contra a revelação de sua verdadeira identidade.

Sex and the City – O Filme – Telecine

Quatro anos após as diversas aventuras de Carrie Bradshaw e suas melhores amigas na série de Sex and the City, o filme mostra a vida das quatro. Carrie está em um relacionamento sério com seu namorado, Big. Samantha sobreviveu a um câncer e mantém um relacionamento monogâmico com Smith Jerrod. Charlotte e seu marido moram na Park Avenue. E Miranda, no Brooklyn, sente a pressão da vida familiar. Indispensável para os fãs.

Sintonia de Amor – HBO Go e Now

Depois da morte de sua esposa, Sam (Tom Hanks) muda-se para Seattle com seu filho Jonah. Em um programa de rádio, enquanto Sam fala sobre seus sentimentos, a repórter Annie (Meg Ryan) o ouve e se apaixona por sua voz. Mesmo estando noiva, Annie decide sair em busca dele –  em Nova York. O filme é uma delícia e o final, um clássico.

Esqueceram de mim 2 – Disney Plus

O primeiro filme é uma delícia. Mas esse segundo se passa em lugares incríveis de Nova York (tem até Donald Trump). Kevin (Macaulay Culkin) se vê novamente sozinho. Tudo por causa de uma confusão no aeroporto que fez com que ele, ao invés de embarcar com a família para a Flórida, partisse sozinho para Nova York. Mas como tinha o cartão de crédito do pai (John Heard), Kevin se hospeda no melhor hotel da cidade. Mas também encontra os dois ladrões que tinha enfrentado no passado e que agora planejam se vingar dele.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *