fbpx

Para conhecer mais sobre os filmes e a carreira de Olivia de Havilland

Olivia de Havilland para mim foi uma das melhores atrizes de todos os tempos.Ela foi indicada cinco vezes ao Oscar, ganhando duas vezes, por Só Resta uma Lágrima (1947) e Tarde demais (1950). Mas para mim, sua maior atuação foi em A Cova da Serpente (1949), pelo qual ganhou o prêmio dos críticos de Nova York e o National Board of Review. Entretanto, ela nos deu muitos mais : E o Vento Levou, Nascida para o mal,  e até seu último grande momento, que foi na TV, como a Imperatriz Maria em Anastasia: O Mistério de Anna, pelo qual ganhou o Globo de Ouro, e foi indicada ao Emmy. Ela faleceu hoje (25), aos 104 anos, em sua casa em Paris.

A história

Filha da também atriz Lillian Fontaine, tinha uma irmã mais nova, Joan de Havilland, conhecida pelo nome artístico de Joan Fontaine. As duas tinham uma relação difícil, e ficaram décadas sem se falar. Teve uma grande parceria com Errol Flynn, com quem fez oito filmes. Olivia de Havilland também foi uma grande defensora da profissão de atores e atrizes. Por sua iniciativa,  foi criada uma lei que leva o seu nome, validada com o objetivo de assegurar os direitos destes . Em 1999 foi nomeada uma das 500 grandes lendas do cinema pelo American Film Institute.

Olivia de Havilland recebeu vários outros prêmios muito especiais. Entre eles, a Medalha Nacional das Artes, concedida por George W. Bush em 2008; a Ordem Nacional da Legião de Honra, com a qual foi condecorada pelo presidente francês Nicolas Sarkozy em 2010; e a Excelentíssima Ordem do Império Britânico. Olivia foi condecorada com o título de Dama do Império Britânico em 2017 pela Rainha Elizabeth II por serviços prestados às artes. Na época tornou-se, então, aos quase 101 anos, a mais velha mulher a receber esta condecoração.

Os filmes

Há alguns poucos filmes disponíveis no streaming e nas plataformas digitais, infelizmente. Gostaria muito de assistir alguns  que nunca consegui ver, como Sua Alteza quer casar (1943) e O Intrépido General Custer (1941). Mas, para quem não conhece o trabalho dessa maravilhosa e inesquecível atriz, estes podem ser vistos a qualquer hora.

E o Vento Levou – Google Play, Apple TV e Microsoft

Olivia foi indicada ao Oscar por seu papel de Melanie Wilkes, a mais doce das personagens. O grande clássico do cinema conta a história de Scarlett O’Hara (Vivien Leigh), uma jovem mimada que consegue tudo o que quer. No entanto, algo falta em sua vida: o amor de Ashley Wilkes (Leslie Howard), um nobre sulista que decide se casar com a sua prima Melanie. Tudo muda quando a Guerra Civil americana explode e Scarlett precisa lutar para sobreviver e manter a fazenda da família.

As Aventuras de Robin Hood – Looke

A mais famosa parceria de Olivia e Errol Flynn. Quando o Rei Richard (Ian Hunter) é capturado, seu irmão, o Príncipe John (Claude Rains) planeja em alcançar o trono, para a revolta de Robin de Locksley, o rei bandido da floresta de Sherwood (Errol Flynn). Com o seu bando de homens e com o apoio de se grande amor, Lady Marian (Olivia), Robin acusa o Príncipe John de traição. Quando o rei volta para a Inglaterra, Robin junta forças para impedir que o Príncipe John tome a coroa.

Sonho de uma Noite de Verão – Looke

Baseado na peça homônima escrita por William Shakespeare. Na Grécia Antiga, o Duque de Atenas, Teseu (Ian Hunter) está prestes a se casar com Hipólita (Verree Teasdale). Só que ele é convocado para resolver os problemas gerados por uma disputa amorosa que envolve um triângulo amoroso entre Hérmia (Olivia), Lisandro (Dick Powell) e Demétrio (Ross Alexander).

Uma Cidade que Surge – Apple TV

Olivia não gostava muito desse filme, já que estava cansada de ser a mocinha ingênua. Wade Hatton (Errol Flynn), um cowboy solitário, ajudou a fundar Dodge City, que se tornou uma típica cidade do Velho Oeste, com cowboys e saloon. Depois de alguns anos, ele retorna à cidade e descobre que ela se tornou também um antro de bandidos, liderados por Jeff Surrett (Bruce Cabot).  O filme narra a disputa entre bandidos e  Hatton, que se torna o novo xerife, em paralelo com a aproximação dele da bela Abbie Irving (Olivia).

Existem 1 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *