fbpx

Para saber mais sobre Joanne Woodward

Joanne Woodward teve uma das atuações mais inesquecíveis que já vi na vida. Foi em 1957, com As Três Máscaras de Eva, filme que lhe deu o Oscar de melhor atriz. Ela também fez um filme que adoro, O Mercador de Almas, no qual atuou ao lado de seu marido,com quem ficou casada por 50 anos, Paul Newman. Ele se tornou um super-astro. Ela se dedicou a grandes papeis e a cuidar das três filhas do casal. Hoje, 27 de fevereiro, Joanne Woodward completa 90 anos. Em 2018, ficamos sabendo que ela estava sofrendo do mal de Alzheimer. Não tem mais a lembrança de como foi grande. Mas a gente não pode esquecer, então conheça um pouco mais sobre essa maravilhosa atriz:

  • Quando tinha 9 anos, Joanne foi com a mãe ver a pré-estreia de E o Vento Levou em Atlanta. Durante a chegada dos atores, a pequena Joanne pulou no colo de Laurence Olivier, que acompanhava sua então mulher, Vivien Leigh, a estrela do filme. Os dois riram muito relembrando essa cena quando contracenaram em A Cruz da Minha Vida, de 1977
Joanne, Laurence Olivier e … Carrie Fisher no filme.
  • Ela começou sua carreira de atriz no teatro e na TV. Nessa última, seu primeiro papel foi na série Tales of tomorrow. Vários vieram depois, até ela estrear no cinema em O Vale da Redenção, em 1955, um faroeste com Van Heflin. Mas foi no ano seguinte que ela teve seu primeiro grande sucesso, Amor, Prelúdio de Morte, com Robert Wagner.

Paul Newman

  • Ela conheceu Paul Newman quando ambos estavam no teatro em Nova York, como substitutos na peça Picnic. Ela demorou para se interessar por ele, ainda mais porque Paul ainda era casado. Jackie, a primeira mulher dele, demorou para dar o divórcio. Menos de uma semana depois de tudo ser finalizado, Paul e Joanne se casaram em Las Vegas. O que pouca gente sabe é que antes de Paul, Joanne foi noiva do escritor Gore Vidal.

As três máscaras de Eva

  • Inicialmente, o diretor Nunnally Johnson havia pensado em Judy Garland para fazer o papel de Eve, uma mulher com diferentes personalidades em tratamento com um médico em As Três Máscaras de Eva. Mas como Judy tinha muitos problemas pessoais, ele preferiu arriscar com a novata Joanne, naquele que foi apenas seu 3º filme. Ela venceu o Oscar, o Globo de Ouro, e o National Board of Review . Sua atuação é soberba!

Os filmes com Paul

  • No ano seguinte, Joanne fez dois filmes com Paul Newman. Mercador de Almas e a comédia romântica A Delícia de um Dilema. O casal fez várias outras produções juntos. Paixões Desenfreadas (1960), Paris vive à Noite (1961), Amor daquele Jeito (1963), 500 Milhas (1969), A sala dos Espelhos (1970), A Piscina Mortal (1975), Meu pai, Eterno Amigo (1984), Cenas de uma Família (1990), além da minissérie Empire Falls (2005).
Paul e Joanne em Paixões Desenfreadas
  • Joanne também foi a estrela de vários filmes dirigidos por Paul. Com Rachel, Rachel (1968), ela foi indicada ao Oscar e venceu o Globo de Ouro. Ainda vieram O Preço da Solidão (prêmio de atriz em Cannes), The Shadow Box (1980) e À margem da Vida (1987).
Joanne em Rachel, Rachel

Mais prêmios

  • Joanne também foi indicada ao Oscar por Lembranças (1973) –  e levou o BAFTA –  e por Cenas de Uma Família. Ganhou um novo Globo de Ouro, além de um SAG’s, como atriz de filme de TV, com Breathing Lessons. Também recebeu três Emmys.

  • Em 2018, ao ganhar o oscar de coadjuvante por Eu, Tonya, Alison Janney agradeceu Joanne Woodward em seu discurso, dizendo que se não fosse por Joanne, ela não teria tentado a carreira de atriz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *