fbpx

As preferências diferentes do público de cinema este fim de semana

É cada vez mais clara a diferenças entre as preferências do público que vai ao cinema no Brasil e nos Estados Unidos. Não é segredo que muitas vezes o mercado internacional acaba “pagando as contas” com números cada vez maiores com relação ao mercado americano interno. Veja por exemplo, as diferenças deste fim de semana dos resultados de bilheteria de cinemas entre os Estados Unidos e o Brasil.

Houve uma grande estreia em comum: O Exterminador do Futuro:Gênesis. Nos Estados Unidos, o outro grande título foi Magic Mike XXL (que estreia por aqui só no dia 30). Já por aqui, o nacional Meu Passado me Condena 2 era a esperança de recuperação em um ano que não vem tendo bons números para a produção local. E o engraçado é que, ao contrário do esperado, nenhum deles conseguiu ficar em primeiro lugar na bilheterias, nem lá, nem cá.

Os cinemas americanos viram mais uma vez a consagração de Divertida Mente e Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros, que vem disputando o primeiro lugar  desde que estrearam há três e quatro semanas respectivamente. Dessa vez, Divertida Mente venceu e terminou em primeiro lugar (29.8 milhões) com Jurassic  coladinho em segundo (29.2). Só que mesmo assim foi um excelente fim de semana para o filme dos dinossauros, afinal ele atingiu o patamar de quarta melhor bilheteria de todos os tempos no país, com 556,5 milhões de dólares. Já entre as estreias, esperava-se muito dos números de Exterminador e de Magic Mike, ainda mais porque eles estrearam numa data considerada a mais nobre do cinema americano, o dia da Independência deles, o feriado de 4 de julho. Mas O Exterminador acabou ficando em terceiro com 28. 7 milhões. Esse número foi considerado abaixo da expectativa para a ressurreição de uma franquia, especialmente porque ela já tem duas sequências programadas.

A situação de Magic Mike XXL não é muito diferente (12.8 milhões). O marketing pré-estreia foi extremamente agressivo mas o filme é muito dedicado às mulheres. Para se ter uma ideia, 96% da audiência foi feminina, um número, segundo pesquisa do Hollywood Reporter, nunca visto antes. E bem diferente na comparação com o resultado do primeiro, que teve 73 % no mesmo período. De qualquer maneira, o chefe de distribuição doméstica da Warner, Dan Fellman, acredita numa recuperação, esperando que as mulheres irão assistir em peso após o feriado.

Aqui no Brasil, o campeão é outro. Minions já havia batido o recorde como a animação de melhor bilheteria num fim de semana de estreia. Agora em sua segunda semana, ele continua em primeiro com 18 milhões de reais. Nos Estados Unidos, o filme só vai estrear na próxima semana (dia 10). Por aqui, como sempre Arnold Schwarzenegger continua popular e levou o Exterminador ao segundo lugar, com 10.7 milhões. Em terceiro, com um excelente resultado, considerando a concorrência, Meu Passado me Condena 2 teve  6.6. A seguir, vem Jurassic World (5.5), que estreou em 11 de junho e Divertida Mente (3.7), que estreou dia 18. Lá em sexto lugar vem a outra estreia da semana, o  fraquinho Belas e Perseguidas, com Reese Whiterspoon e Sofia Vergara.

Para se ter uma ideia , de como as diferenças ficam cada vez maiores,  é só ver o que aconteceu com o Exterminador… Ele estreou em 46 territórios paralelamente ao mercado americano, mas ainda vai ser lançado em países extremamente importantes como Japão, China, Alemanha, Itália e Espanha.  A expectativa é que atinja algo entre 300 e 400 milhões de dólares no total, três ou quatro vezes o que se espera que conseguirá atingir nos Estados Unidos.

As coisas realmente mudaram…

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *