fbpx

Para saber mais sobre Perry Mason!

 data-srcset

A HBO vai estrear uma nova série, Perry Mason, neste domingo (21), às 22 horas. Produzida por Robert Downey Jr. , ela é estrelada por Matthew Rhys (The Americans) no papel principal, que conta o início da carreira do famoso advogado/detetive . A série tem ainda no elenco a ótima Tatiana Maslany (Orphan Black) e John Lithgow. É uma das maiores estreias de séries prometidas para esse ano pelo canal.

Criada por Rolin Jones e Ron Fitzgerald, baseada nos personagens do escritor Erle Stanley Gardner, a série é ambientada na Los Angeles dos anos 1930. É uma época em que a cidade que vive o seu auge enquanto o restante dos Estados Unidos atravessa a Grande Depressão. Petróleo, Jogos Olímpicos, cinema e fervor evangélico marcavam o período. Em meio a esse cenário, acontece o sequestro de uma criança, que não acaba como planejado. Quando o caso da década bate à sua porta, Mason parte em busca da verdade, momento em que descobre uma cidade dividida e também um caminho para sua própria redenção.

Perry Mason – A série clássica

A nova série é um prelúdio do Perry Mason que os fãs conhecem. Para quem não sabe quem foi o personagem, ele foi a figura central como advogado de mais de 80 livros escritos por Erle Stanley Gardner, lançados entre 1933 e 1973. Em geral, as histórias envolvem um cliente que é acusado de assassinato. Tipicamente ele consegue comprovar a inocência de seu cliente implicando um outro personagem, que acaba confessando o crime. Suas histórias foram transpostas para o cinema e para um programa de rádio, que durou  de 1943 a 1955. Mas foi na TV que ele ficou mais famoso. A série Perry Mason, que durou de 1957 a 1966, tinha Raymond Burr no papel principal e foi um enorme sucesso para a CBS.

Os filmes

Em 1973, houve a tentativa de reviver o advogado numa série que se chamou The New Perry Mason, estrelada por Monte Markham. Muito mais bem-sucedidos foram os 30 filmes feitos para TV produzidos entre 1985 e 1995. Em 26 deles, Raymond Burr voltou ao papel que marcou sua carreira, até sua morte em 1993. Nos quatro últimos, Paul Sorvino e Hal Holbrook assumiram o papel principal, mas não como Perry Mason, e sim como os advogados Anthony Caruso e “Wild Bill” McKenzie  respectivamente.

Os quadrinhos

As primeiras aparições de Mason nos quadrinhos foram na década de 40, de autoria de David McKay na Features Books, lançando as histórias The Case of the Lucky Legs, e The Case of the Shoplifter’s Shoe. Entre Outubro de 1950 e Junho de 1952 foram feitas adapatações para os quadrinhos com desenhos de Mel Keefer e Lofgren Charles. Já nos anos 60, houve um lançamento pela  Dell Comics e em 1989, uma coleção chamada Four Cases of Murder. Na ocasião, também foram lançados jogos, brinquedos e etc, tendo como base Perry Mason.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *