fbpx
Conecte com a gente

Olá, o que você está procurando?

Cinema

Adeus, Louis Jourdan!

Ele foi um dos homens mais bonitos que já vi. Neste fim de semana, Louis Jourdan, o astro de Gigi, faleceu com 93 anos. Muita gente pode dizer que teve uma vida bem vivida. Mas depois que encontrou o corpo de seu único filho, morto no que a polícia considerou suicídio por overdose de drogas em 1981,  ele nunca mais foi o mesmo. No ano passado, sua esposa por quase 70 anos, Quique,  faleceu. Finalmente, agora ele conseguiu descansar.

Com certeza, sua história daria um filme. Ele estreou no cinema ainda na França em 1939. Só que na época da guerra, seu pai foi preso pela Gestapo e Louis e seu irmão Pierre trabalharam para a Resistência. Após o final da guerra,  foi convidado pelo produtor David O. Selznick para estrelar o filme Agonia de Amor, de Hitchcock, de 1947. A partir daí, construiu uma carreira sólida no cinema americano, repleta de grandes clássicos do cinema.

Um dos maiores de sua filmografia foi Carta de uma Desconhecida, que pouca gente lembra hoje em dia, mas é ainda considerado um exemplo do cinema romântico. Ele é um pianista, que um pouco antes de participar de um duelo, recebe a carta de uma mulher de seu passado. Apesar de não se lembrar dela, o conteúdo da carta faz com que ele reveja o seu destino. Belíssimo, foi o filme que o o transformou em astro. Vale conhecer, vai fazer você chorar!

Com Joan Fontaine em Carta de uma Desconhecida

Ele começou a trabalhar sem parar. Entre os filmes que se tornaram clássicos estão A Fonte dos Desejos, O Cisne, último filme de Grace Kelly e Julie, com Doris Day. Nessa época, ele voltava esporadicamente para a França pra filmar. Foi quando fez Brotinho de outro Mundo (título fofo!), um dos primeiros filmes com uma jovem atriz que se tornaria o maior nome do cinema francês, Brigitte Bardot.

Com Brigitte Bardot em Brotinho de Outro Mundo

Dois anos depois, fez aquele que é seu papel e filme mais famosos: Gigi. Nele, Jourdan era o milionário Gaston, um playboy (como se dizia na época) que mantém uma relação platônica com a jovem Gigi (Leslie Caron). Gigi é o meu musical favorito da época de ouro do cinema. O filme ganhou todos os 9 Oscars a que foi indicado, inclusive melhor filme. As músicas de Alan Jay Lerner e Frederick Lowe são perfeitas. Especialmente a canção-título, interpretada por Jourdan. Veja o trailer da época do lançamento:

Depois de Gigi, juntamente com o declínio dos estúdios e o fim da época de ouro, a carreira de Jourdan também começou a decair. Claro, ele ainda fez filmes importantes como Can-Can, com Shirley MacLaine, A Vingança de Monte Cristo e Gente Muito Importante com Elizabeth Taylor. Voltou para a Europa para vários filmes e fez ocasionais participações em séries de TV durante os anos 70 (As Panteras, por exemplo).

Com ElizabethTaylor em Gente Muito Importante

Seu último papel de destaque no cinema foi como um vilão de James Bond em 1983. Ele foi Kamal, envolvido com roubo de jóias, morte de agentes e com um ataque nuclear em 007 contra Octopussy, um dos filmes mais bem sucedidos da época de Roger Moore como o agente secreto.

Com Maud Adams em 007 contra Octopussy

Daí até sua aposentadoria em 1992 com O Ano do Cometa,  de Peter Weir, não fez mais nada de especial. Pena. Mas o que fica é o reconhecimento de sua inesquecível passagem pelo mundo do entretenimento. Ele tem duas estrelas na Calçada da Fama de Hollywood, uma como ator de TV  e outra como astro da música (engraçado que nenhuma pela sua inesquecível carreira cinematográfica). Em 2010, foi premiado com a medalha da Legião da Honra, em Los Angeles. Amigos que ele fez durante tantos anos em Hollywood, como Kirk Douglas e Sidney Poitier, estiveram lá na ocasião para prestigiá-lo. Mais do que merecido!E detalhe, ele continuava lindo!

2 Comentários

1 Comentário

  1. alfredo sternheim

    16 de fevereiro de 2015 às 2:04 pm

    Belíssima homenagem. Perfeita na lembrança de seu passado francês na guerra e de fatos de sua vida pessoa que desconhecia, como a morte do filho. Foi realmente um dos atores mais bonitos do cinema. Parabéns , Eliane.

    • Eliane

      16 de fevereiro de 2015 às 2:54 pm

      Obrigada, Alfredo! Ele merecia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias

Streaming

Hoje me despeço mais uma vez de Roma (sempre ótimo vir aqui, mas amo voltar pra casa). E fiquei pensando sobre o fascínio que...

Streaming

Quando The Walking Dead terminou após 11 temporadas, deixou várias situações em suspense. Era já uma estratégia dos produtores para levar para o público vários...

Gossip

Algumas celebridades já demonstraram que não estão dispostas a suportar certas situações. E consumidores idem.  Certos casos chegam inclusive nos tribunais. É o caso...

Moda

Anya Taylor-Joy faz 28 anos hoje (16). É uma estrela premiada (por sua atuação em O Gambito da Rainha, disponível na Netflix). Está em...

Streaming

Resolvi aproveitar o gancho dos aniversários de Emma Thompson e Emma Watson (que trabalharam juntas em A Bela e a Fera) para homenagear todas...

Você também pode gostar de ler

Cinema

Hoje li que Alain Delon está completando 85 anos. Ele foi um dos homens mais lindos que já vi. Com isso, veio a ideia...

Cinema

Com a estreia de O Rei do Show nos cinemas – é ótimo – ficam aqui as minhas dicas de bons musicais para assistir....

Cinema

É sempre difícil falar da morte de um ator que foi muito presente em sua infância. É o meu caso com a notícia sobre...