Quando vi os lançamentos da semana no streaming, já sabia que o que mais queria assistir era Nonnas, da Netflix. Adoro filmes que se passam em restaurantes, adoro a beleza de ver um prato sendo preparado. Mas, Nonnas tem muito mais. Tem uma mensagem de carinho, de se sentir útil, de descobrir o prazer em pequenas coisas. E principalmente de amor ao outro. Vale ver com sua mãe, no dia as mães, sozinha, com amigos. Mas, fica a dica, veja depois de comer, porque a visão dos pratos vai dar fome!
O roteiro é baseado em uma história real (as nonnas e o dono do restaurante aparecem no final). Após a morte da mãe, Joe Scaravella (Vince Vaughn) resolve arriscar tudo para abrir um restaurante italiano em homenagem a ela. E para conseguir fazer com que a coisa dê certo, ele resolve chamar um grupo de senhoras (as nonnas) muito diferentes para comandar a cozinha. E elas são feitas por Lorraine Bracco, Talia Shire, Brenda Vaccaro e Susan Sarandon.
O que achei?
O filme já começa a mostrando um momento marcante da infância de Joe, quando ele observava a mãe e a avó cozinhando. E claro, é desculpa para mostrar várias comidas italianas super deliciosas. E a partir disso, quando a ação do filme vai para o presente, é fácil perceber o quanto Joe precisa de algo que o entusiasme. Drea de Matteo e Joe Manganiello estão muito divertidos como os melhores amigos, ele tem boas cenas. Linda Cardellini faz uma paixão do passado, que ficou para trás porque Joe foi inepto. Depois de um reencontro com ela, Joe resolve montar um restaurante. A partir do momento em que as atrizes veteranas entram em cena tudo fica mais divertido e interessante. Lorraine faz a mal humorada, Brenda, a solitária, Talia é a ex-freira, e Susan, é a mulher despachada e bonita que ela faz como ninguém.
Há uma cena especialmente bonita, quando as quatro começa a falar sobre suas vidas depois de tomar muito limoncello. A gente fica até querendo mais. A cada momento, você se sente cada vez mais envolvida com a história dessas pessoas. E conforme o filme vai se encaminhando para o final, há momentos em que você vai até se emocionar. É possível dizer que Nonnas é aquele filme que vai aquecer seu coração. Não é um clássico, mas é uma delícia.
