fbpx

Brian de Palma faz 80 anos e a gente comemora com seus filmes!

 data-srcset

Poucos diretores tiveram uma carreira tão versátil como Brian De Palma. Inicialmente ele ficou conhecido como o novo mestre do suspense. Mas, depois foi se reinventando, e fazendo filmes dos gêneros mais diferentes. Hoje (11), o cineasta completa 80 anos. No sábado, o canal Telecine Cult vai inclusive fazer uma programação em homenagem a ele. A partir das 15h15, com três filmes: Carrie, A Estranha, Scarface, e Os Intocáveis. Mas há outras opções tanto no streaming como no vídeo on demand. Aliás, fica a dica do incrível documentário sobre o diretor, chamado De Palma. Ele chegou a ser exibido nos cinemas, e está entre os melhores que já vi. Está disponível para aluguel e compra no Apple TV e no Google Play. Vale a pena!

Veja abaixo quais filmes do diretor estão no streaming para poder conhecer um pouco da grande obra de Brian De Palma, um de meus diretores preferidos.

Carrie – A Estranha – Telecine

Difícil imaginar hoje em dia o impacto desse filme de terror na época em que foi lançado. O choque final foi imitado muitas vezes depois, assim como a cena do baile. Mas ainda hoje, mesmo com o visual ultrapassado dos anos 70, ainda tem sua força. A história é uma adaptação do livro de Stephen King. Nele, a quieta e sensível adolescente Carrie White enfrenta insultos dos colegas na escola e abuso em casa de sua mãe, uma fanática religiosa. Quando estranhos acontecimentos começam a acontecer em torno de Carrie, ela começa a suspeitar que tem poderes sobrenaturais. Sissy Spacek e Piper Laurie concorreram ao Oscar como Carrie e sua mãe. O filme tem ainda John Travolta, Amy irving e Nancy Allen no elenco. Uma refilmagem bem inferior foi feita em 2013, com Chloe Grace Moretz e Julianne Moore.

Scarface  – Telecine

Com roteiro de Oliver Stone, o filme conta a história de Tony Montana (Al Pacino). Após receber residência permanente nos Estados Unidos em troca do assassinato de um oficial do governo cubano, Tony se torna o chefe do tráfico de drogas em Miami. Matando qualquer um que entre em seu caminho, ele eventualmente se torna o maior traficante da Flórida, controlando quase toda a cocaína que entra em Miami. Porém, a pressão da polícia, as guerras com cartéis colombianos e sua própria paranoia servem para alimentar as chamas de sua eventual queda. A Pacino, Steven Bauer e a trilha sonora de Giorgio Moroder concorreram ao Globo de Ouro. Com o seu papel nesse filme, Michelle Pfeiffer deu uma guinada em sua carreira, e se tornou a estrela que conhecemos hoje.

Os Intocáveis – Telecine

Junto com Dublê de Corpo, esse é meu filme favorito do diretor. O livro com essa história já tinha originado uma série de grande sucesso nos anos 60. E o filme também está entre os maiores sucessos de Brian De Palma. Após construir um império com bebidas alcoólicas, o famoso chefão do crime Al Capone (Robert De Niro) controla Chicago. O agente Eliot Ness (Kevin Costner)tenta derrubar Al Capone e até seus melhores esforços falham por causa da corrupção que se espalha na polícia da cidade. Recrutando um grupo de elite de policiais que não serão corrompidos, incluindo o policial Jimmy Malone (Sean Connery), Ness renova sua determinação para prender Capone. Sean ganhou o Oscar e o Globo de Ouro por esse papel. Repare na cena do tiroteio na escadaria, uma verdadeira aula de cinema, inspirada em O Encouraçado Potenkim.

Femme Fatale – Looke

Esse filme marcou o retorno de Brian De Palma ao gênero que ele tanto gosta: o film noir, a história de mistério e sedução. Uma mulher (Rebecca Romijn) muda de identidade depois de ter participado de um inusitado roubo de joias. Porém, ela é flagrada por um paparazzo (Antonio Banderas) que a colocará em risco novamente. O filme foi um fracasso de bilheteria, mas é bom!

Missão Impossível – Netflix / Amazon

A série Missão Impossível teve grande sucesso nos anos 60, já com sua trilha sonora inconfundível. Durante anos a Paramount tentou transformá-la num filme, mas só conseguiu quando Tom Cruise resolveu entrar na história. Nesse primeiro filme da bem sucedida franquia (o 7º vai estrear no ano que vem), o agente do governo Ethan Hunt e seu mentor, Jim Phelps, embarcam em uma missão secreta. Só que ela toma um rumo desastroso, na qual Jim é morto e Ethan torna-se o principal suspeito do assassinato. Agora um fugitivo, Hunt recruta o brilhante Luther Stickell e o piloto Franz Krieger para ajudá-lo a entrar no prédio da CIA. O objetivo: pegar um arquivo de computador confidencial que vai provar sua inocência. 

Outros

Vários dos filmes de Brian De Palma estão disponíveis somente em video on demand. Ou seja, para aluguel ou compra. É o caso do melhor dele – na minha opinião – Dublê de Corpo (Apple TV). Ou ainda Um Tiro na Noite, com John Travolta, A Fogueira das Vaidades, que estão no Google Play. Na Apple TV  têm O Pagamento Final  e Vestida para Matar 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *