fbpx

A lenda do boxe Lenny McLean ganha a biografia Lenny sem Luvas

O filme de 1998,  Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes, foi primeiro sucesso do diretor Guy Ritchie. Estrelado por Vinnie Jones e Jason Statham, contava uma história de quatro amigos da classe baixa de Londres, que se envolvem com jogo, gângsteres, e cobradores. Lenny McLean, que já tinha aparecido em O 5º Elemento e na série The Knock, fazia uma participação como Barry. Só que antes de ser ator, Lenny fez uma carreira como lutador sem luvas, daquelas de rua mesmo. Lenny sem Luvas é a sua história , com um clima que lembra bastante Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes. Ele está disponível nas plataformas de video on demand: Now, Claro Vídeo, Vivo Play, Apple TV, iTunes, YouTube Filmes e Google Play.

O filme mostra sua vida adulta, com flashbacks da infância, que deixa claro que sofreu os mais diversos abusos. Entretanto, Lenny adorava a mais violenta das categorias do boxe, a de mãos nuas, sem luvas. Ele realmente gostava de brigar, e não conseguia se conter quando o assunto era uma boa luta. A história se concentra mais no período que compreende as três lutas, que o fizeram ganhar o apelido de The Guv’nor (uma gíria local que significa algo como O Poderoso, O Chefe), mesmo lutando contra seus próprios demônios.

A crítica

Lenny sem Luvas  foi indicado ao National Film Award inglês, na categoria de melhor filme independente. Mas o filme tem vários altos e baixos, e mesmo as cenas de lutas não estão entre as mais marcantes que já vi. Apesar de ser uma história real, o roteiro do filme contém alguns dos clichês mais comuns do gênero, como a superação, a bebida, os problemas físicos. Ao pesquisar a história verdadeira de Lenny, entretanto, vi que boa parte das coisas realmente aconteceu.

Como o filme foi rodado em 2017, contém uma das últimas participações do grande ator John Hurt.  Ele tem  algumas poucas cenas, mas ótimas, mesmo já visivelmente debilitado fisicamente. O filme é dedicado a ele.  Também tem outra veterana no elenco, Rita Tushingham, famosa atriz britânica dos anos 60 e 70. Só que o grande problema do filme é realmente a atuação de Josh Helman, conhecido por filmes do X-Men, e as séries The Pacific e Wayward Pines. No papel principal, ele está tão exagerado e careteiro, que há momentos em que você até começa a dar risada, pelo ridículo da coisa. Estraga tudo. Especialmente porque, no final, o verdadeiro Lenny aparece dando uma entrevista. Mesmo mais velho, não tem obviamente aqueles tiques todos.

Lenny McLean, morreu de câncer , aos 49 anos, um mês antes do lançamento de Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes. O filme foi inclusive dedicado a ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *