fbpx

10 filmes do streaming para viajar pela Europa

Ontem, ao assistir Trem Noturno para Lisboa, me deu uma saudade ainda maior de viajar. Especialmente porque adoro Lisboa. E o filme mostra vários locais por onde andei, e que são conhecidos. Com isso, já que a gente ainda naõ pode viajar, resolvi fazer um listinha de filmes que se passam na Europa. E, claro, que estão disponíveis no streaming. Escolhi dez,  um de cada país.  Para conhecer ou matar as saudades…

Trem Noturno para Lisboa – Portugal – Amazon Prime

Há muito tempo queria assistir esse filme de Billie August.  Jeremy Irons é Raimund Gregorius, um professor suíço, que abandona suas palestras e sua vida conservadora. Tudo para embarcar em uma emocionante aventura  em busca de uma história. Esta o levará para Lisboa, e também para uma jornada ao seu próprio coração. A históriacomeça na linda Berna, na Suíça, mas depois mostra vários lugares de Lisboa. O filme é dirigido por Bille August, e tem um elenco incrível: Jack Huston, Lena Olin, Melanie Laurent, Bruno Ganz, entre outros.

Um Lugar Chamado Notting Hill –  Inglaterra – Telecine

O filme é uma delícia. Não canso de ver e rever. Will (Hugh Grant) é um pacato dono de livraria especializada em guias de viagem. De repente, ele conhece uma cliente muito especial: a estrela de cinema americana Anna Scott (Julia Roberts). Logo, Will e Anna iniciam um relacionamento bonito, engraçado e cheio de idas e vindas. Mas a fama dela pode ficar entre os dois.

Meia-Noite em Paris – França – Amazon Prime

Um dos maiores sucessos da carreira de Woody Allen. Gil (Owen Wilson) sempre idolatrou os grandes escritores americanos. A vida lhe levou a trabalhar como roteirista em Hollywood, o que lhe deu dinheiro, mas também uma boa dose de frustração. Agora ele está em Paris com sua noiva, Inez (Rachel McAdams).  Só que, ao caminhar sozinho pelas ruas da cidade, algo completamente inesperado. E faz com que Gil volte a se questionar sobre os rumos de sua vida. O filme tem ainda no elenco Michael Sheen, Marion Cotillard, Kathy Bates, Corey Stoll e até um iniciante Tom Hiddleston como F. Scott Fitzgerald.

Anjos e Demônios – Netflix – Itália

Amo a Itália, e há um monte de filmes que se passam no país. Mas, eu escolhi Anjos e Demônios porque mostra bem Roma e até o Vaticano. Apesar de que, por razões óbvias, as filmagens naõ foram feitas lá. Na história, o professor de simbologia Robert Langdon (Tom Hanks) é chamado pelo Vaticano para investigar o misterioso desaparecimento de quatro cardeais. Só que ele precisa enfrentar a resistência da própria igreja em ajudá-lo nos detalhes de sua investigação, Langdon precisa entrar em mais uma verdadeira corrida contra o tempo. Porque a sociedade secreta por trás do crime em andamento tem planos de explodir o Vaticano. Ewan McGregor faz o Carmerlengo em papel oferecido inicialmente para Leonardo DiCaprio.

Casa Comigo? – Irlanda – Amazon

Comédia romântica tão fofa! Anna (Amy Adams) viaja a Dublin, na Irlanda, para pedir o namorado Jeremy (Adam Scott) em casamento. Segundo a tradição local, o homem não pode recusar um pedido feito no dia 29 de fevereiro. Só que ela enfrenta vários contratempos na viagem. E por isso, Anna se vê obrigada a pegar carona com o grosseiro Declan (Matthew Goode) . Só que ele também é muito charmoso e dono de uma hospedaria local. Logo, o que deveria ser uma simples travessia ganha rumos totalmente  inesperados.

Millenium: A Garota na Teia de Aranha – Suécia –  Telecine

Depois dos filmes suecos, e da adaptação de Hollywood, com Daniel Craig, veio essa aventura estrelada  por Claire Foy. Graças às matérias escritas por Mikael Blomkvist (Sverrir Gudnason) para a revista Millennium, Lisbeth Salander (Claire Foy) ficou conhecida como uma espécie de anti-heroína. Alguém que ataca homens que agridem mulheres. Apesar da fama repentina, ela se mantém distante da mídia em geral. Leva inclusive uma vida escondida. Um dia, Lisbeth é contratada por Balder (Stephen Merchant) para recuperar um programa de computador bélico. Lisbeth aceita a tarefa e consegue roubá-lo da Agência de Segurança Nacional. Mas ela  não esperava que um outro grupo, os Aranhas, também estivesse interessado nele.

A Dama Dourada – Áustria –  HBO Go

Helen Mirren concorreu ao SAG Awards por sua atuação neste filme. Ela é Maria Altmann, uma judia sobrevivente da Segunda Guerra Mundial. Maria decide processar o governo austríaco para recuperar o quadro “Woman in Gold”, de Gustav Klimt. Isso porque esse seria o retrato de sua tia que foi roubado pelos nazistas durante a ocupação. Para isso, ela  conta com a ajuda de um jovem advogado, inexperiente e idealista (Ryan Reynolds). O filme tem várias locações em Viena.

Na Mira do Chefe – Bélgica – HBO Go

Bruges é uma das cidades mais lindas que já vi. É também o cenário deste filme policial de 2008. Ray (Colin Farrell) e Ken (Brendan Gleeson) são dois matadores enviados à cidade por seu chefe, Harry Waters (Ralph Fiennes). O objetivo é que eles possam descansar após um trabalho difícil. Deslocados, passam a agir como turistas. Ray ainda está assustado com a carnificina de seu trabalho anterior, o que faz com que deteste tudo em Bruges. Entretanto Ken cada vez mais se apaixona pela calmaria e beleza da cidade.

Julieta – Espanha –  Telecine

Pedro Almodovar sabe como ninguém registrar os lugares de sua terra natal. No filme, Julieta ( vivida por Emma Suárez e Adriana Ugarte em diferentes momentos) é uma mulher que está prestes a se mudar de Madri para Portugal. Assim, ela poderá acompanhar seu namorado Lorenzo (Dario Grandinetti). Entretanto, um encontro na rua com Beatriz (Michelle Jenner), uma antiga amiga de sua filha Antía (Blanca Parés), muda tudo. Faz com que Julieta desista da mudança. Ela resolve voltar para o antigo prédio em que vivia, também em Madri. Lá começa a escrever uma carta para a filha relembrando o passado entre as duas.

As Asas do Desejo – Alemanha –  Belas Artes a la Carte

Um clássico do cinema, dirigido por Wim Wenders. Na Berlim pós-guerra, Damiel (Bruno Ganz) e Cassiel (Otto Sander) são anjos que perabulam pela cidade. Invisíveis aos mortais, eles lêem seus pensamentos e tentam confortar a solidão e a depressão das almas que encontram. Entretanto, um dos anjos se apaixona por uma trapezista (Solveig Dommartin). E passa a desejar abrir mão de sua imortalidade para se tornar um humano. E assim experimentar as dores e alegrias de cada dia.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *