fbpx

Tudo sobre o abaixo-assinado para tirar Jesse Williams de Grey’s Anatomy

 data-srcset

Jesse Williams faz atualmente um dos personagens mais populares de Grey’s Anatomy, o Dr. Jackson Avery. Então já imaginou a cara dos produtores  (e principalmente de Shonda Rhimes) quando receberam  um abaixo-assinado com mais de 10 mil assinaturas, pedindo para tirar o ator da série? Tudo começou há pouco mais de uma semana quando Jesse foi receber o prêmio por seu trabalho humanitário no BET Awards. Para quem não conhece, o prêmio  foi criado em 2001 pela Black Entertainment Television (BET) para premiar atores, músicos, esportistas negros  que se destacaram em suas áreas. Jesse foi homenageado por seu envolvimento com uma organização chamada #BlackLivesMatter, que se encarrega de campanhas contra a violência racial.

Na ocasião, ao aceitar o prêmio, ele fez o seguinte discurso: “Nós estamos cheios de olhar e esperar enquanto essa invenção chamada brancura (whiteness) usa e abusa de nós. enterrando as pessoas negras fora da vista e do pensamento, enquanto extraem nossa cultura, nossos dólares, nosso entretenimento como petróleo, ouro negro,  escondendo e degradando nossas criações e então roubando-as, gentrificando nossos gênios e depois nos usando como roupas antes de se desfazer de nossos corpos como cascas de uma fruta usada…O negócio é que não é porque somos mágicos que não somos reais”

Esse forte discurso provocou uma comoção na época nas redes sociais. Mas não foi só isso. Uma organização chamada Change.org disponibilizou   na última sexta-feira o abaixo-assinado (disponível na internet) criado por Erin Smith e endereçado à ABC, pedidno que Jesse fosse demitido. Segundo ela escreveu, “Jesse Williams fez um discurso racista, de ódio contra a polícia e  contra as pessoas brancas no BET Awards. Se fosse uma pessoa branca fazendo o mesmo discurso sobre um Afro-Americano, ele teria sido despedido e perseguido globalmente, como deve ser, mas não há consequências para as ações de Williams”

É claro que Shonda Rhimes não ficaria calada quanto a tudo isso, não é mesmo? No dia 28, ou seja dois dias depois do discurso, ela tuitou, dizendo que estava na floresta sem wifi, mas terminou com “não é porque somos mágicos que não somos reais? discurso de @iJesseWilliams Yes!!!” Já ontem, ela tuitou novamente, dessa vez desconsiderando o abaixo-assinado,  ao comentar um contra abaixo-assinado que pedia para manter o ator na série. “Um, pessoal? Boo não precisa de petição. #Shondarules (Shonda manda).

O próprio Jessie também havia usado a rede social para se referir ao assunto no domingo. “Não promovo pessoas vazias, e suas birras. Pura armadilha de cliques para conseguir mais seguidores, atenção e dinheiro para si mesmas, não para você, nunca para você.”

Wow! De qualquer maneira, é pouco provável que  qualquer coisa aconteça com Jesse e seu personagem na série. Além do contra abaixo-assinado já ter mais de 20.000 assinaturas, eu não imagino o dia que alguém convença Shonda Rhimes a fazer o que não quer…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *