fbpx

O Chefão do Harlem estreia no Fox Premium

 data-srcset

Forest Whitaker é um daqueles atores cheio de altos e baixos na carreira. É vencedor do Oscar, Globo de Ouro, BAFTA,  e do SAG’s por O Último Rei da Escócia. Mas também foi indicado para o Framboesa de Ouro por A Reconquista. E mesmo no elegiado Pantera Negra, sua atuação deixa a desejar. De qualquer maneira, é um bom ator, e seu último trabalho é a série Godfather of Harlem, que estreia nesta sexta (19), às 22h15 no Fox Premium. São 10 episódios, sendo um exibido a cada semana. . A partir da estreia, a série também estará disponível completa para os assinantes no app da Fox, e já foi renovada para uma segunda temporada.

Inspirada na vida de “Bumpy” Johnson (Forest Whitaker), um dos chefes mafiosos mais notórios dos Estados Unidos, Godfather of Harlem começa em 1963, imediatamente após Bumpy cumprir uma pena na prisão e regressar ao Harlem, em Nova York.  Só que quando chega lá, percebe que a vizinhança que ele antes governava está arruinada. Com as ruas controladas pela máfia italiana, Bumpy precisará enfrentar a família Genovese para recuperar o controle de tudo.

Como é inspirada em fatos reais, a série combina eventos históricos e políticos. De um lado está o movimento liderado por Martin Luther King na década de 1960 nos Estados Unidos pela luta dos direitos civis. Do outro, a criminalidade da época, efeito do negócio de drogas e tráfico de armas nas mãos de várias máfias perigosas. Como tem sido comum ultimamente, embora a história seja inspirada em eventos reais, certos personagens, caracterizações, incidentes, locais e diálogos são criações ficcionais.

Forest Whitaker e o verdadeiro Bumpy Johnson

O Elenco

Já o elenco é de primeira. Além de Forest Whitaker, têm Vincent D’Onofrio como Chin, o cara que está dominando o Harlem quando Bumpy retorna. Nigel Tatch é Malcom X, o ativista que era amigo de Bumpy. Giancarlo Esposito é Adam Clayton Powell Jr., um pastor que defende os direitos civis dos negros. Ilfenesh Hadera (da série Billions) é a esposa de Bumpy, que criou a filha sozinha por 11 anos, enquanto ele esteve preso. E ainda têm Paul Sorvino (Frank Costello), Chazz Palminteri (Joe Bonnano) e Luiz Guzman (El Guapo).

Curiosidade

Como curiosidade, essa série pode ser vista como um prelúdio (ou prequela) do filme O Gângster, de 2007, estrelado por Denzel Washington (disponível na Amazon). Isso porque o persongem Frank Lucas, feito por Denzel, na vida real foi o cara que assumiu o controle do mercado de heroína e de todo o Harlem quando Bumpy Johnson estava se “aposentando”. No filme , o personagem de Bumpy é feito por Clarence Williams III (da série Mod Squad)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *