fbpx

Empire chega à TV após enorme sucesso nos Estados Unidos.

A trajetória da série Empire, que estreia hoje (12), às 22.30 no canal Fox Life, é surpreendente. Quando foi lançada no ano passado nos Estados Unidos, se tornou um caso raro. Ao contrário do normal, onde uma série vai perdendo a audiência após a exibição do piloto, Empire seguiu o caminho contrário. A cada episódio, os números foram crescendo, culminando com o final, que atingiu 17.6 milhões de pessoas. Foi o recorde absoluto deste estudo desde que o Instituto Nielsen começou a medir, em 1991.

O diretor Lee Daniels e o roteirista ganhador do Emmy, Danny Strong (mais conhecido dos fãs de Buffy – A Caça- Vampiros como Jonathan), são os responsáveis pela série com temas como família, amor, guerra, dinheiro, luxo e muita música. Com clara inspiração no filme Um Leão no Inverno, o império do título é o de um magnata da música, Lucious Lyon (Terence Howard), responsável pela gravadora Empire Entertainment. Lyon superou sua origem humilde e um passado ligado ao tráfico de drogas com ajuda de sua então esposa Cookie (Taraji P. Henson), para se tornar um dos homens mais influentes da indústria musical. Porém, o diagnóstico de uma doença terminal o obrigada a decidir qual de seus três filhos herdará o controle de seu império.

Seu favorito, o caçula Hakeem (Bryshere Gray), é um músico com muito talento, mas sem senso de responsabilidade e mais preocupado com a fama do que com o trabalho. Jamal (Jussie Smollett) é o filho do meio, prodígio musical e a “ovelha negra” da família, já que seu pai acredita que ele é homossexual e evitará a todo custo que ele dirija a gravadora. André (Trai Byers) é o filho mais velho e gerente financeiro da empresa, conhece a fundo os negócios, mas não é músico como seus irmãos e isso o põe em desvantagem. Porém, conta com a ajuda de sua esposa manipuladora Rhonda (Kaitlin Doubleday), que fará o possível para que seu marido fique com o trono.

Por fim, o elemento mais desestabilizador desta família, Cookie, que passou 17 anos presa para que Lyon pudesse construir seu império. Já no primeiro episódio, ela estará livre das grades, pronta para ir atrás do que é seu, sem se importar com quem irá cruzar seu caminho.

Eu assisti o primeiro episódio e realmente não me conquistou. Apesar de ser fã desse gênero de séries de famílias ricas, do tipo Dallas ou Revenge. Achei muito cansativa, e Terence Howard é um ator “de uma nota só”. Os personagens não têm empatia, são breguíssimos, e o único fator realmente interessante é Taraji, sempre uma ótima atriz (ela concorre ao Emmy deste ano).  Mas funcionou para os americanos, só que duvido que consiga um sucesso similar por aqui.

Para quem gosta de hip-hop, a trilha sonora escrita e produzida pelo lendário Timbaland, um dos produtores de maior sucesso no momento e colaborador preferido de artistas como Justin Timberlake, Madonna, Katy Perry, Jay Z, Rihanna, pode ser atraente. Tanto que vários grandes nomes da música já marcaram presença na série. Jennifer Hudson Mary J. Blige, Rita Ora, Snoop Dogg, Estelle, Patti LaBelle, entre outros. Até Courtney Love, que quando recebeu uma ligação de Lee Daniels convidando-a para ser Elle Dallas, achou que era um trote.

A primeira temporada teve 12 episódios e já foi renovada. No último fim de semana foi inclusive premiada no TV Critics Association Awards como o programa do ano. Com todo esse sucesso, vários astros já garantiram aparições na segunda temporada (que estreia em setembro nos Estados Unidos). Chris Rock, Marisa Tomei, Kelly Rowland, Alicia Keys, Common, Alicia Keys, Lenny Kravitz, Adam Rodriguez e até Oprah Winfrey, com quem Lee Daniels trabalhou em O Mordomo da Casa Branca.

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *