fbpx

A Peste espanhola está chegando na HBO

Atualmente, as ofertas de séries são muitas. Tanto que se ela não me conquista desde o primeiro episódio, acabo desistindo. Creio que isso também acontece com muita gente. Mas, às vezes, isso pode ser uma decisão errada. A HBO me disponibilizou com antecedência três episódios da série espanhola A Peste, que estreia hoje (11), às 22 horas. A produção é excelente, mas o primeiro episódio não me conquistou. Entretanto, a partir do segundo, a história foi indo para um caminho de trama policial, que me deixou muito curiosa. Fiquei com muita vontade de ver como tudo vai se desenrolar.

A história se passa na segunda metade do século XVI, quando Sevilha era a metrópole do mundo. Lá a riqueza floresceu com facilidade graças ao comércio internacional, ao ouro e à prata. Isso sem contar coexistência de locais e estrangeiros: cristãos, judeus convertidos, mouros, escravos, libertos, malandros, ladrões, prostitutas, nobres e plebeus. Entretanto é também um lugar assolado pelo lixo, fome, inundações e epidemias.

Durante um surto da peste, o ex-soldado Mateo retorna, honrando sua palavra, para resgatar o filho de um amigo falecido. Ele fugiu da cidade devido a situações ligadas à Inquisição, mas que só vão sendo esclarecidas conforme a série avança. Quando está quase conseguindo ir embora,  Mateo é preso pelos oficiais de justiça do Grande Inquisidor. Este promete poupar sua vida em troca da investigação e resolução de uma série de assassinatos com conotações diabólicas.

A crítica

O primeiro dos cinco episódios da primeira temporada, mostra a busca de Mateo pelo filho de seu amigo. Mas também narra diversas histórias paralelas. Estas obviamente terão muito a ver com a principal, mas as revelações são feitas aos poucos. E quando a história toma um rumo policial com a investigação de Mateo, é fácil ver que todas elas irão convergir. E, é claro, torna a história ainda mais interessante. Mas é bom deixar claro. Esqueça glamour, grandes palácios, e um visual de luxo. A maior parte da série se passa no lado pobre e escuro daqueles que sofrem com a peste. Isso ajuda ainda mais a dar profundidade à história. Os poderosos fazem o que querem, e o resto sofre com a dor e o abandono.

Algumas figuras do elenco são conhecidas. Patricia Lopez Arnaiz (Teresa) já esteve nos filmes da Trilogia de Baztan  – disponível na Netflix. Paco León (Luís) está em A Casa Das Flores, também na Netflix. O garoto Sergio Castellanos (Valerio) esteve em Todos já Sabem, com Penelope Cruz. Eu só realmente não me lembro de ter visto antes o protagonista, Pablo Molinero. A série, que é de 2018,  foi um enorme sucesso na Espanha. Foi renovada para uma segunda temporada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *