fbpx

Tudo mudou ontem para Gravidade e 12 anos de escravidão

Por que? Ontem aconteceu em Los Angeles o prêmio do Sindicato dos Produtores. E uma surpresa enorme aconteceu. Pela primeira vez em seus 25 anos de história, um empate aconteceu na categoria de melhor filme. Gravidade e 12 anos de Escravidão venceram a disputa  entre os 10 candidatos. Com isso, a disputa para o Oscar de melhor filme fica ainda mais embolada.

THAT'S ENTERTAINMENT photo | Ben Affleck
Ben Affleck saiu de sua apatia normal em premiações para anunciar o empate na categoria melhor filme

De todos os 24 vencedores do prêmio do sindicato, 17 levaram a estatueta de melhor filme  no Oscar. E venceram nos últimos seis anos consecutivos. Ou seja, qual dos dois vai ganhar ? Ficou bem mais difícil de saber.

O sindicato dos produtores tem mais ou menos o mesmo número de votantes do Oscar: 6000. O sistema também é similar. Você não vota simplesmente no melhor filme. O votante tem que colocar os 9 (ou 10 no caso do sindicato) filmes em ordem de preferência. Todos os votos que tiveram um determinado filme  em primeiro lugar são colocados numa  pilha diferente. E assim sucessivamente com todas as colocações. Aqueles menos votados vão saindo da disputa e seus votos são remetidos para os próximos  filmes mais bem colocados que ainda estão na disputa. Aquele que conseguir o maior número de votos é o vencedor. Isso significa que Gravidade e 12 anos de escravidão tiveram exatamente o mesmo número de votos quando colocados um contra o outro. Complicado e mais incrível ainda que os dois tenham tido exatamente o mesmo número  não?

Entre os filmes finalistas dos Sindicato estavam os também indicados ao Oscar Capitão Phillips, Trapaça, Clube de Compras Dallas, Ela , Nebraska  e O Lobo de Wall Street. Blue Jasmine e Walt nos bastidores de Mary Poppins não conseguiram entrar na lista do Oscar enquanto Philomena não pegou uma indicação para o Sindicato.

Entre os outros prêmios da noite, Frozen – uma aventura congelante foi a melhor animação o que o torna uma barbada para o Oscar. Entre os vencedores de TV,  Modern Family e Breaking Bad venceram como melhor comédia e drama respectivamente. Behind the candelabria continuou sua carreira de vitória , levando o prêmio de Melhor programa de TV em formato longo.

Existem 1 comentários

    1. Dia 1 de fevereiro será o prêmio do sindicato dos roteiristas, Eduardo. Aí veremos quem será o favorito no prêmio de roteiro. Mas hoje ainda apostaria minhas fichas em Ela.

      Resposta
      1. Espero que você esteja certa, mas que o filme de O. Russel leva roteiro original, mesmo que “Ela” esteja ganhando tudo e mereça mais, porque acho difícil a academia deixar “Trapaça” voltar de mãos vazias.

        Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *