fbpx

Os filmes e séries do ano segundo o American Film Institute

Todos os anos , o American Film Institute escolhe os 10 melhores filmes e as 10 melhores séries do ano. Nunca dizem qual é o melhor. Segundo eles, o objetivo é fortalecer o mundo do cinema, e não ser uma competição. Como o AFI é uma organização tão respeitada, todos ficam muito atentos sobre quais serão as produções escolhidas. Elas são consideradas “cultural e artisticamente representativas das conquistas mais significativas  do ano na arte da imagem em movimento.”

Filmes

Num ano tão atípico como 2020, é claro que a Netflix teve uma boa parte entre os escolhidos. Na verdade, quatro entre os 10 foram produções do serviço. Destacamento Blood, A Voz Suprema do Blues, Mank e Os 7 de Chicago (que ficou em 2º em minha lista dos melhores do ano) . A Amazon entrou com dois, Uma Noite em Miami e O Som do Silêncio. Um foi da Disney Plus,  a animação Soul. Somente quatro são filmes que, por enquanto, deverão ser vistos no cinema. Judas e o Messias Negro está programado para estrear em 25 de fevereiro. Nomadland, que vem ganhando todos os prêmios da crítica, deve chegar somente em 15/04 (sem comentários sobre essa demora, só ajuda os piratas). Já Minari nem tem data de lançamento ainda.

Séries

Entre as séries,a Netflix também conseguiu a dianteira com quatro originais entre os 10 mais. O gambito da Rainha, The Crown, Bridgerton e Nada Ortodoxa.  Mas Better Call Saul,  uma produção do canal AMC, é da Netflix fora dos Estados Unidos. A Disney Plus tem The Mandalorian e a HBO, Lovecraft Country. A Apple TV Plus entrou na lista com a comédia Ted Lasso. A lista finaliza com a excelente Mrs. America (disponível no app do Fox Premium) e The Good Lord Bird, do canal Showtime, ainda não exibida por aqui.

Além destes,  a versão filmada do musical da Broadway, Hamilton,  levou um prêmio especial  do American Film Institute. Ela está disponível no Disney Plus, e é maravilhosa. Os tributos irão ao ar pelo canal do YouTube do AFI em 26 de fevereiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *