fbpx

A diversidade e a justiça do Emmy 2016

Como a gente sempre soube, o tema da diversidade sempre foi melhor tratado em TV (não na TV aberta, claro) do que no cinema. Isso se refletiu tanto nos indicados quanto nos premiados do Emmy na noite passada. Todos os que reclamaram do Oscar, tem motivos para comemorar com o Emmy. Teve vencedores e apresentadores de vária etnias, preferências sexuais, transgêneros, e muitas, muitas mensagens de respeito ao outro e às suas preferências. A noite teve ainda algumas surpresas, mas os principais prêmios da noite foram, em sua maioria, esperados. Também tiveram alguns momentos de pura emoção, recordes batidos e um Jimmy Kimmell correto como apresentador, mas não inesquecível, apesar de  que gostei muito do número de abertura (ele voou com Daenerys!!!) Sinceramente, ainda espero pela volta de Jimmy Fallon algum dia…

Os grandes vencedores da noite foram Game of Thrones, com seus recordes, a continuidade do reinado de Veep, e a consagração de Ryan Murphy e seus atores por American Crime Story, com cinco estatuetas. Veja abaixo os momentos mais marcantes desse 68º Emmy:

Recordes

Game of Thrones com seus três prêmios da noite (direção, roteiro e série dramática, esta pelo segundo ano consecutivo) alcançou o título de série roteirizada com mais prêmios na história. Merecidíssimo! Julia Louis-Dreyfus é pela quinta vez consecutiva a melhor atriz do ano por Veep (melhor série de comédia). Não tem ninguém que chegue perto.

Resultado de imagem para emmy 2016

– Velhos conhecidos

Parecia piada pronta. O apresentador Jimmy Kimmell tinha feito uma brincadeira com o fato de Maggie Smith nunca comparecer para receber seus dois Emmys por Downton Abbey. E ela acabou ganhando o terceiro (eu também vou sentir falta de Lady Violet). Regina King realmente não esperava ganhar seu segundo Emmy consecutivo de atriz coadjuvante de série limitada por American Crime. Mas ela é sempre ótima, e especialmente nessa série fazendo papéis tão diferentes. A premiação de Jeffrey Tambor como ator de série de comédia por Transparent (mais uma daquelas séries difíceis de determinar se é drama ou comédia), também pelo segundo ano seguido, não foi surpresa. Ele ganha (quase) tudo sempre.

Resultado de imagem para emmy 2016 american crime story courtney b. vance

– Reconhecimento devido

Será que teria como o Emmy não premiar Sarah Paulson este ano? Ela estava simplesmente fantástica, numa das melhores atuações que vi (tanto em cinema como em TV) em 2016. Para completar, ela ainda foi acompanhada pela verdadeira Marcia Clark,  que ela interpreta em American Crime Story. O mais divertido foi ver que vários sites por aí confundiram Marcia com a namorada de Sarah na vida real, Holland Taylor. Rsrs.

Os companheiros de Sarah em American Crime Story, Courtney B. Vance e Sterling K. Hayden,levaram respectivamente os prêmios de melhor ator e de coadjuvante em filme/série limitada. Sterling já era uma barbada, mas Courtney estava dividindo a preferência com Bryan Cranston, por All the Way . Duas grandes atuações. mas o que me deixou surpresa (e feliz) é que os dois não são figuras tão populares, e realmente foram reconhecidos pelo que fizeram na série, não por atrair audiência.

Resultado de imagem para emmy 2016 american crime story courtney b. vance

– Momentos de emoção

Foram vários. Rami Malek estava visivelmente emocionado com o reconhecimento por sua atuação em Mr. Robot. Apesar de minha preferência ser por Kevin Spacey, achei fofo e simpático. Kate McKinnon, que depois de várias indicações, foi finalmente a vencedora na categoria de atriz coadjuvante em série de comédia por Saturday Night Live (sua Hillary Clinton é impagável). Ela estava visivelmente emocionada e lembrou o pai falecido. Mas o que realmente me tocou foi o discurso de Julia Louis- Dreyfus. Ela começou fazendo piada sobre como sua série Veep influenciou o momento político nos Estados Unidos, e de repente,  “se deixou levar” e dedicou o prêmio ao pai, falecido na última sexta-feira.

Garry Shandling e Garry Marshall tiveram homenagens a parte feitas por Jeffrey Tambor e Henry Winkler, respectivamente. Mas o In Memoriam, com a música Hallelujah, interpretada por Tory Kelly, foi realmente a parte mais bonita.

Resultado de imagem para emmy 2016 in memoriam

– Surpresas

Louis Anderson era uma possibilidade distante para ganhar o prêmio de melhor ator coadjuvante de comédia pela pouco vista Baskets. Seu papel de mãe de Zach Galifianakis era inicialmente para ser de Brenda Blethyn. E como sempre digo, pouco importa gênero, cor, idade. Se o ator é bom ele convence a audiência de qualquer coisa. Já na categoria de melhor atriz de série dramática, a favorita das pesquisas (e minha) era Robin Wright por House of Cards. Mas Tatiana Maslany, tantas vezes injustiçada por sua ausência entre as indicadas do Emmy (é sua segunda indicação),  foi uma escolha correta e merecida por seu trabalho em Orphan Black. 

Entre os apresentadores, ri muito com a aparição de Matt Damon, grande amigo de Jimmy Kimmel, que apareceu para “tripudiar” o fato do apresentador ter perdido o Emmy em sua categoria (para John Oliver). Também adorei a surpresa de ver Dennis Franz (que está aposentado) e Jimmy Smits, relembrando os tempos de Nova York contra o Crime,  como apresentadores do prêmio de série dramática.

Momento fofo

As incríveis crianças de Stranger Things, Gaten Matarazzo, Caleb McLaughlin, e Millie Bobby Brown, apareceram vestidas como seus personagens na série para entregar comida para os presentes. Devem ter se divertido muuuito.

– Resumo

O certo é que as mudanças no sistema de votação do Emmy deram a oportunidade que votantes mais jovens escolhessem seus preferidos também. Isso proporcionou um momento mais “inclusivo”, com uma lista de vencedores da qual eu posso até discordar de uma coisa ou outra, até por preferências pessoais. Mas o certo é que, no final, tudo pareceu justo (acho que nunca pensei em dizer isso sobre uma premiação de Hollywood! Rs).

Série de Drama – Game Of Thrones • HBO

Série  de Comédia –Veep • HBO

Resultado de imagem para emmy 2016 american crime story courtney b. vance

Atriz em Série de Drama – Tatiana Maslany – Orphan Black • BBC

Ator em Série de Drama – Rami MalekMr. Robot • Space

Resultado de imagem para emmy 2016 rami malek

Ator Coadjuvante em Série de Drama – Ben Mendelshon – Bloodline • Netflix

Direção em Série de Drama – Michael Sapochnik – Game Of Thrones • Battle Of The Bastards • HBO

Atriz em Série de Drama  –  Maggie Smith – Downton Abbey • GNT

Roteiro em Série de Drama – David Benioff e D.B.Weiss Game Of Thrones • Battle Of The Bastards • HBO

Série Limitada –The People v. O.J. Simpson: American Crime Story • FX

Resultado de imagem para emmy 2016

Filme para a TV – Sherlock: The Abominable Bride • BBC 

Ator em Série Limitada  – Courtney B. Vance – The People v. O.J. Simpson: American Crime Story • FX

Atriz em Série Limitada  – Sarah Paulson The People v. O.J. Simpson: American Crime Story • FX

Ator Coadjuvante em Série Limitada ou Filme para TV – Sterling K. BrownThe People v. O.J. Simpson: American Crime Story • FX

Resultado de imagem para emmy 2016 sterling k. brown

Direção em Série Limitada, Filme ou Especial Dramático – Suzanne Bier – The Night Manager • AMC

Atriz em Série Limitada ou Filme para TV – Regina King – American Crime • AXN

Roteiro para Série Limitada, Filme ou esecial Dramático – D. V. DeVincentis – The People v. O.J. Simpson: American Crime Story • Marcia, Marcia, Marcia • FX

Ator em Série de Comédia – Jeffrey Tambor – Transparent • Amazon

Resultado de imagem para emmy 2016 jeffrey tambor

Atriz em Série de Comédia – Julia Louis-Dreyfus – Veep • HBO

Direção em Série de Comédia – Jill Solloway – Transparent • Man On The Land • Amazon

Atriz Coadjuvante em Série de Comédia – Kate McKinnon – Saturday Night Live •  Sony

Resultado de imagem para emmy 2016 kate mckinnon

Roteiro para Série de Comédia – Aziz Ansari e Alan Yang – Master Of None • Parents • Netflix

Ator Coadjuvante em Série de Comédia – Louie Anderson – Baskets • Fox1

Resultado de imagem para emmy 2016 louie anderson

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *