fbpx

Um reinado no cinema: Parabéns, Elizabeth II!

Amanhã (21), a rainha Elizabeth II comemora 90 anos. Sua energia e estilo (sempre com a bolsinha no braço) já se tornaram históricos. A foto acima  com James Bond/Daniel Craig, por exemplo, foi feita para a abertura das Olimpíadas de Londres. Foi ela quem disse a Danny Boyle, o diretor, que gostaria de participar.  É, a rainha é Pop! E, é claro, sendo essa figura tão especial, o cinema também já a mostrou na ficção em diversos momentos. Primeiro foram comédias. A atriz Jeannette Charles, por exemplo,  se tornou uma especialista em fazer a rainha em várias produções. Começou com Férias Frustradas II (1985), depois vieram Corra que a Polícia Vem Aí (1988) e Austin Powers e o Homem do Membro de Ouro (2002), isso para citar as mais conhecidas.

É claro que o filme mais conhecido entretanto, é um drama , que deu o Oscar (entre outros vários prêmios) a Helen Mirren em 2006, A Rainha.Foi a primeira vez que se viu no cinema a rainha como uma pessoa real, chocada com a reação das pessoas, de seus súditos, diante da morte da Princesa Diana. Creio que é certo dizer que o filme aproximou ainda mais a monarca do público, e hoje ela voltou a ter grande popularidade . Mirren fez novamente  o papel da rainha no teatro, em Londres e na Broadway, com a peça The Audience em 2013 e 2015.

Ela teve presença em outro filme vencedor do Oscar, O Discurso do Rei. Só que como a história estava centrada na figura de seu pai, George (que deu o Oscar a Colin Firth), Elizabeth teve uma pequena participação na história. A atriz Freya Wilson foi a então pequena princesa no filme. Segundo o roteirista David Seidler, a rainha assistiu ao filme e “respondeu favoravelmente”.

Um filme para a TV pouco conhecido , William & Catherine: A Royal Romance, que contava a história do romance entre o príncipe William e Kate Middleton foi lançado em 2011, apenas quatro meses após o casamento na vida real. Outra grande atriz, às vezes esquecida, Jane Alexander, fez o papel da rainha, de maneira forte mas simpática.

Na semana passada, a Netflix anunciou mais uma de suas produções originais, abordando  vida da rainha. que será lançada em 4 de novembro, com 10 episódios em sua primeira temporada. Aqui, Elizabeth II, então uma jovem recém-casada de 25 anos de idade, torna-se responsável pela liderança da monarquia mais famosa do mundo, enquanto cria uma relação com o primeiro ministro Winston Churchill. O império britânico está em declínio, a política mundial está em desordem e uma jovem mulher ascende ao trono, dando início ao nascimento de uma nova era. O roteiro é de Peter Morgan, com direção de Stephen Daldry (Billy Elliot). No papel principal, está Claire Foy como a rainha – Claire foi outra rainha, Ana Bolena, recentemente na série Wolf Hall . Além dela, estão Matt Smith (que já fez Doctor Who) como príncipe Philip, John Lithgow como Winston Churchill, Victoria Hamilton (que também já teve experiência na realeza- foi a rainha Victoria em Victoria & Albert) como Rainha Mãe, Jared Harris como rei George VI, Vanessa Kirby como princesa Margaret e Eileen Atkins como rainha Mary, entre outros.

Parabéns, Elizabeth II, e sua inseparável bolsinha! Até você ficou curiosa, né?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *