fbpx

Os Mistérios do Universo que não funcionam

 data-srcset

A primeira coisa que me chamou a atenção quando ouvi falar de Mistérios do Universo foi seu elenco. No papel principal estava Patricia Clarkson, atriz super premiada. Outros nomes incluíam James Caan, Jacki Weaver, Toby Jones, Mamie Gummer, e até o ator de musicais da Broadway, Aaron Tveit. O filme estreia hoje (27), às 22h30, dentro da franquia TNT Original no canal TNT.

Mike Hoolihan (Patricia Clarkson), trabalha como detetive da divisão de homicídios. Isso é o que a mantém sã depois de décadas como filha adotiva sem saber sua verdadeira história. Mas quando começa a investigar o assassinato da premiada astrônoma, Jennifer Rockwell, seus sentidos são bombardeados de uma maneira que ela nunca experimentou antes. Ao questionar colegas de trabalho, amigos e familiares da vítima, ela mergulha de cabeça no mundo da cosmologia, psicologia e mistérios do universo. Ao mesmo tempo, descobre segredos obscuros da cientista. Logo descobrirá que, assim como as teorias de Jennifer sobre interconectividade, suas próprias experiências através do tempo e espaço estão entrelaçadas na investigação de maneiras que nunca imaginaria. E acabarão revelando segredos de seu passado que a transformarão para sempre.

A crítica

O filme é baseado no best-seller de Martin Amis. Eu não li o livro, portanto não sei se o tom também é estranho, meio Twin Peaks, como é no filme. Em especial a personagem de Jacki Weaver, que faz a mãe de Jennifer. Mistérios do Universo ainda mistura definições esotéricas, astronomia, astrofísica, com a trama policial. Nem sempre isso é bem sucedido. O filme muitas vezes parece perdido. Isso fica muito claro especialmente nas inclusões das falas da persoangem de Mamie Gummer.

A sensação é que o filme tinha a pretensão de ser o ponto central de uma discussão profunda. Só que no final, com a solução previsível, ele deixa uma sensação de vazio. Nem mesmo seu incrível elenco consegue fazer a diferença. Mas vale a inclusão de uma de minhas canções favoritas da vida, I’ll be Seeing You, na trama.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *