fbpx

Felizes 100, Kirk Douglas!

Fiquei hoje em transito durante todo o dia e só agora pude escrever sobre os 100 anos de Kirk Douglas. Fiquei especialmente feliz de ver várias homenagens, mensagens, referências ao aniversário do ator durante todo o dia. Afinal, ele era um ator da “velha Hollywood”, e não atua desde 2004. O fato que as pessoas se lembram e escrevem sobre eles me faz ter esperança no respeito ao passado. Kirk nunca foi dos meus astros preferidos, como sempre foi seu filho Michael Douglas. Creio que porque sempre achei que ele era um ator predominantemente masculino, ou seja, que tinha mais apelo com o sexo masculino, que conseguia se identificar com seu personagens. Afinal, como dizia um de seu filmes, ele é  o cara de Os Últimos Durões!

Resultado de imagem para kirk douglas michael douglas

Mas o fato de não ter empatia com ele, nunca me impediu de admirar seu trabalho. Além disso, construiu uma carreira invejável, com grandes filmes e atuações. Também foi um dos responsáveis por colocar um film na famigerada lista negra de Hollywood nos anos 50, quando profissionais da indústria cinematográfica não coseguiam emprego por serem considerados “comunistas”. É famosa a história que ele deu uma chance a Dalton Trumbo, o roteirista premiado, lhe dando o crédito pelo roteiro de Spartacus, na qual era produtor e ator principal. Para conhecer a história é só ver o excelente filme Trumbo, estrelado por Bryan Cranston. Vale a pena!

Dean O’Gorman faz o papel de Kirk Douglas em Trumbo

Ele só veio a ganhar um Oscar em 1996, um daqueles especiais pelo reconhecimento de seus 50 anos como ator. mas ele já havia concorrido três vezes ao prêmio. Em 1950, por O  Invencível, um film noir sobre boxe; em 1953 por Assim Estava escrito, ainda uma poderosa crítica à indústria cinematográfica; e  em 1957, por Sede de Viver, onde vivia o pintor Vincent Van Gogh. ocasião em que venceu o Globo de Ouro e o prêmio dos Críticos de Nova York. mas para mim, que cresceu vendo a ator nos filmes da Sessão da Tarde, os favoritos são outros. Veja os meus preferidos de Kirk Douglas:

  • Os Vikings (1958)

O mais inesquecível dos filmes da sessão da tarde. Muito antes da famosa série de TV, no cinema um escravo (Tony Curtis) e um príncipe Viking (Kirk) lutam pelo amor de uma princesa que foi raptada. Romance, aventura, uma bela paisagem (foi filmado na Noruega). Eu adorava!

  • Algemas de Cristal (1950)

Eu adoro essa história de Tennessee Williams, sobre as lembranças de um rapaz do tempo em que vivia com a mãe dominadora e a irmã deficiente física. Houve uma refilmagem feita por Paul Newman, que era superior. Mas esta é muito boa.

Imagem relacionada

  •  Ulysses (1954)

A versão da história de Homero, conta a história do mítico herói Ulysses e seu esforço para chegar em casa depois de lutar em uma guerra que durou 10 anos.

Resultado de imagem para kirk douglas ulysses

É claro que não se pode deixar de mencionar Spartacus (1960), 20.000 Léguas Submarinas (1954), A Montanha dos Sete Abutres (1951), Quem é o Infiel? (1949), Fuga ao Passado (1947) e é claro, Acontece nas Melhores famílias (2003), onde trabalha ao lado do filho Michael, do neto Cameron e da ex-mulher Diana Douglas. É um belo filme pouco conhecido que vale a pena conhecer.

Imagem relacionada

Quando fez 90 anos, Kirk Douglas fez um comunicado bem- humorado sobre o passar dos anos. Provavelmente nunca esperaria chegar aos 100. Mas tudo o que ele disse há 10 anos continua muito atual.

“Meu nome é Kirk Douglas. Você pode me conhecer. Se não conhece… me dê um Google. Eu fui um astro de cinema, e sou o pai de Michael Douglas, o sogro de Catherine Zeta-Jones, e o avô de seus dois filhos. Hoje eu celebro meus 90° aniversário. Eu tenho uma mensagem para os jovens da America. Um aniversário de 90 anos é especial. No meu caso não somente especial mas milagroso. Eu sobrevivi a II Guerra mundi, a queda de um helicóptero, um derrame e meus dois joelhos. É uma tradição que quando o aniversariante fica na frente de seu bolo, ele faça um pedido silencioso para sua vida, e assopre as velinhas. Eu segui a tradição por 89 anos mas no meu 90° aniversário, eu decidi me rebelar.  Em vez de fazer um pedido para mim mesmo, eu quero fazer um em voz alta pelo Mundo. Temos que enfrentar que o mundo está uma confusão e você o está herdando. Geração Y, essa é a sua hora. Vocês são o grupo enfrentando muitos roblemas:  a pobreza, o aquecimento global, genicídios, Aids e bombas suicidas, só para citar alguns. Estes problemas existem e o mundo está em silêncio. Nós fizemos muito pouco para resolver isso. Agora deixamos isso para vocês. Você tem que consertar issoporque a situação é intolerável. Você precisa se rebelar, falar, escrever , votar, e se importar com as pessoas e o mundo no qual vive. Nós vivemos no melhor país do mundo, eu sei. meus pais foram imigrantes russos. Os Estados Unidos são é o país onde TODOS tem um chance sem que importe sua raça, credo ou idade. Eu tive essa chance. Vocês são a geração mais impactada e aquela que ode fazer a diferença. Eu adoro esse país porque vim de uma vida de pobreza. Eu fui caaz de  trabalhar enquanto estava na universidade, e entrar no mundo da atuação que amo. Não já garantia nesse país que você será bem-sucedido. Mas você sempre terá uma chance. Nada pode interferir nisso. Vocês tem que ter certeza que nada estará no seu caminho. Quando eu assoprar minha velinhas – 90!… vai levar um bom tempo…mas eu estarei pensando em vocês!

Parabéns, Kirk! Todos os fãs  de cinema lhe agradecem e comemoram com você!

Resultado de imagem para kirk douglas michael douglas and catherine zeta jones

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *