fbpx

Essas incríveis bruxas do cinema e da TV

Para quem cresceu assistindo A Feiticeira, as bruxas do cinema e da TV sempre tiveram um apelo especial entre todos esses seres sobrenaturais que eu adoro tanto ver em filmes e séries. Por isso, nesse dia das bruxas, 31 de outubro, nada mais natural do que uma homenagem a essas loucas, doces, divertidas, assustadoras que mais me marcaram . Assim, várias famosas acabaram ficando de fora como as de  séries como Salem e Once Upon a Time, e filmes como As Bruxas de Eastwick, A Convenção das Bruxas e Abracadabra. Isso sem contar  as inesquecíveis dos desenhos da Disney (essas merecem um texto só pra elas). Veja abaixo (será que esqueci mais alguém?)

– Elizabeth Montgomery e  Agnes Moorehead  como  Samantha e Endora em A Feiticeira

Desde muito pequena, me lembro de assistir A Feiticeira na TV. Ficava fascinada de como aquela bruxa tão simpática de nome bonito,  conseguia fazer tudo só mexendo o nariz. Todas as minhas recordações de bruxas dos desenhos da Disney eram tão diferentes… Talvez um pouco mais próximas de Endora, a mãe também bruxa, feita com perfeição por Agnes Moorehead. Até hoje, mais de 50 anos depois,  a série conquista. Está disponível em DVD, teve uma refilmagem esquecível (quem teve a ideia boba de colocar Will Ferrell com James/Darrin?), com Nicole Kidman, e fez dessa bruxa linda o ideal de vida perfeita de meninas de várias gerações.

– Nicole Kidman e Sandra Bulllock  como  Gillian e Sally Owens em Da Magia à Sedução

A Feiticeira de Nicole Kidman pode não ter funcionado, mas 7 anos antes, ela havia se dado muito bem como uma das também simpáticas bruxas de  Da Magia à Sedução (1998). Um de meus filmes favoritos, contava a história das irmãs bruxas lindas (Nicole e Sandra Bullock), que usam seus poderes para encontrar o verdadeiro amor,  com resultados bem diferentes. Como bônus, o filme ainda traz duas atrizes maravilhosas, Stockard Channing e Dianne Wiest como as tias. Eu adoro, cada vez que Da Magia à Sedução é reprisado na TV, eu paro para assistir novamente, com prazer.

– Emma Watson como Hermione em todos os filmes de Harry Potter

Emma Watson estreou no cinema já no papel de Hermione, a simpática bruxinha em Harry Potter e a Pedra Filosofal. Quem diria? Afinal ela assumiu a personagem como uma profissional. Durante os 10 anos seguintes, o público viu Hermione crescer e se transformar numa linda mulher. É impossível hoje imaginar outra atriz no papel. Numa entrevista, Emma disse sobre Hermione: “Ela é rock and roll. Ela é briguenta. Girl Power!”

– Jessica Lange como Fiona em American Horror Story: Coven

Jessica Lange fez diversas personagens inesquecíveis durante as quatro temporadas em que participou de American Horror Story. A melhor para mim foi justamente uma bruxa. Fiona era a diretora de  uma Academia para jovens bruxas na terceira temporada. Só que ela é também a Bruxa Suprema das descendentes de Salem, obcecada com a juventude eterna. Jessica nunca esteve tão bonita e elegante na série, que também nunca teve uma temporada tão boa.

–  Robin Tunney, Neve Campbell, Fairuza Balk e Rachel Truecomo Sarah, Nancy, Bonnie e Rochelle em Jovens Bruxas

Uma jovem recém-chegada em uma escola católica se junta a um trio acostumado a praticar feitiçaria. Logo, elas começam a lançar feitiços contra todos os que as maltratam. Na época (1996) o filme fez um surpreendente sucesso. Diz a lenda que vários acontecimentos no set de filmagens deixaram as pessoas de cabelo em pé. O diretor Andrew Fleming relembra: ” Sempre que as meninas começavam uma cerimônia no filme, e somente quando isso acontecia, as ondas começavam a se tornar mais rápidas e barulhentas. Então quando Nancy (Fairuza Balk) diz sua fala ‘Manon, me preencha’, exatamente naquele momento, a energia acabou. Foi muito estranho.” Wow!

– Holly Marie Combs, Alyssa Milano e Shannen Doherty como Piper, Phoebe e Prue em Charmed

O sucesso de Jovens Bruxas, o filme, abriu espaço para Jovens Bruxas,  a série, como Charmed  ficou conhecida no Brasil.Ela teve oito temporadas e contava a história das irmãs Halliwell – as mais poderosas e boas feiticeiras/bruxas, conhecidas na comunidade sobrenatural como as Charmed Ones. Cada uma das irmãs tem um poder particular, que se desenvolve à medida que conseguem controlá-lo. Ela vivem numa mansão de sua família, e defendem inocentes contra bruxos, feiticeiros, demônios e outras criaturas sobrenaturais que vivem no submundo. Quando uma das três originais, Shannen Doherty, saiu da série, foi substituída por Rose McGowan, que foi incluída como uma irmã perdida, Paige.

– Alyson Hannigan como Willow em Buffy: A Caça-Vampiros

Quando a personagem Willow Rosenberg se tornou bruxa em Buffy – A Caça- Vampiros, isso não era uma novidade para Alyson Hannigan. Ela já havia encarnado uma na pouco conhecida Free Spirit, que durou uma única temporada em 1989. No início de Buffy, ela era só a melhor amiga de todas as horas, mas logo começou a estudar feitiçaria e seus poderes ficaram cada vez maiores. Em um determinado momento da sexta temporada,Willow acabou sendo dominada por magia negra, que quase acabou na destruição do mundo. Em 2007, a AOL a nomeou como a maior bruxa da história da televisão, atrás  somente de Samantha, a Feiticeira.

– Angelina Jolie como Malévola em Malévola

Eu adoro esse filme, assim como essas releituras de personagens famosos das histórias infantis. Como a não mais tão vilã Malévola, Angelina Jolie conseguiu sua maior bilheteria de todos os tempos. Ela própria disse que um dos motivos que a fez aceitar o papel foi a oportunidade de interpretá-la. “Desde que eu era menina, Malévola sempre foi a minha favorita. Ela me aterrorizava, mas também me fascinava. Eu queria saber mais sobre ela. Tinha uma elegância, uma graça e ao mesmo tempo parecia deliciosamente e maravilhosamente cruel “.

– Carice Van Houten como Melisandre in Game of Thrones

Ela é uma das personagens fascinantes de Game of Thrones. Melisandre ou a Sacerdotisa Vermelha é feita por Carice van Houten,  e apareceu pela primeira vez no episódio O Norte se Lembra. Ela é uma sacerdotisa do Senhor da Luz e conselheira próxima de Stannis Baratheon em sua campanha para tomar o Trono de Ferro e Porto Real. Mas (SPOILER) no final o abandona, fugindo para o Castelo Negro na Muralha. Alguns rumores dizem  que Melisandre poderia ser a salvação de Jon Snow na nova temporada.

– Margaret Hamilton como  A Bruxa má do Oeste em O Mágico de Oz

Nenhuma bruxa foi mais assustadora na minha infância do que a Bruxa má do Oeste de O Mágico de Oz, com seu rosto verde e nariz horrendo. Dizem até que muitas cenas da personagem, feita com perfeição pela atriz Margaret Hamilton, teriam sido cortadas ou diminuídas porque foram julgadas muito aterrorizantes para a maioria da audiência. Aliás, a atriz que era fã dos livros de Oz, teria ficado muito feliz quando seu agente ligou para dizer que ela estava sendo considerada para um papel no filme. Só que quando ela perguntou qual seria o papel, ele respondeu na hora, “a bruxa, quem mais?”. Rsrs. O certo é que ela é uma das muitas razões pelas quais  O Mágico de Oz se tornou um clássico. Aliás, para quem nunca viu o filme no cinema, na próxima quinta-feira, dia 5/11, ele será exibido no Vivo Open Air, em São Paulo. Já imaginou assistir esse filme ao ar livre numa tela enorme? Estarei lá com certeza!!

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *