fbpx

Denzel e Viola para ver de joelhos no cinema

Não tive a sorte de ver Denzel Washington e Viola Davis ao vivo no teatro na Broadway fazendo a peça Fences. Uma pena, já que os dois ganharam o Tony ( o Oscar do teatro) com suas interpretações. Mas vê-los no cinema, reprisando os mesmos papéis que fizeram no teatro, é para assistir de joelhos. Todos vão ter essa oportunidade, já que Um Limite entre Nós, a versão cinematográfica da peça encenada pela primeira vez nos anos 80 prrmiada com o Pulitzer, chega hoje aos cinemas no Brasil. Um pouco atrasado, é verdade, já que teria sido ótimo que todos tivessem podido vê-lo antes do Oscar, onde concorreu a quatro prêmios: filme, roteiro, ator (Denzel Washington) e atriz coadjuvante (Viola Davis). Somente Viola saiu vencedora. Infelizmente!

Resultado de imagem para viola davis oscar

Os dois fazem um casal pobre nos anos 50. Troy é lixeiro e Rose uma dona de casa. Eles tem um filho adolescente juntos e são aparentemente felizes, apesar de problemas de dinheiro. Mas na verdade, Troy carrega uma mágoa de sua juventude, já que foi considerado velho demais quando a Liga  de futebol americano finalmente começou a aceitar jogadores negros. Isso deixou uma dor eterna, o que faz com que ele impeça que seu filho siga o caminho do esporte, criando uma grande tensão na família.

Denzel também é o responsável pela direção. Foi criticado por alguns por ter mantido o clima de teatro filmado. Discordo. Acho que ele conseguiu dar leveza, usando vários ambientes e externas, que me prenderam a atenção durante as suas duas horas e dez minutos de duração. É um filme considerado pequeno, do ponto de vista de investimento de produção, já que fala sobre relações de família, e sacrifícios que uns fazem pelos outros. Não tem efeitos especiais e há momentos em que as falas dos personagens parecem verdadeiras metralhadoras. E emocionam.

Resultado de imagem para denzel washington and viola davis in fences

Principalmente, como disse no início, porque o filme tem dois enooooormes atores fazendo papéis perfeitos para conseguir prêmios. Infelizmente, somente Viola foi reconhecida pelo Oscar. Está ótima e maravilhosa como sempre. Muitos reclamaram que ela deveria ter concorrido como atriz principal e não coadjuvante, mas segundo diz a lenda, essa teria sido uma escolha da própria Viola para assim ter mais chances de premiação. A estratégia deu certo e ela ganhou os prêmios mais importantes da categoria. Já Denzel levou somente o SAG’s. Até hoje não consigo me conformar como uma atuação como a dele pôde ser preterida em favor de …Casey Affleck!! Se ainda perdesse para Viggo Mortensen, a gente poderia se conformar, é outro grande ator , com um grande papel em Capitão Fantástico (se ainda não viu, veja). Mas essa é mais uma daquelas injustiças históricas do Oscar. Depois de ver Um Limite entre nós, tenho certeza que você vai concordar comigo.

Resultado de imagem para denzel washington and viola davis in fences

Assim, recapitulando, se você busca um filme de ação, esta definitivamente não é a sua opção. Mas se deseja ver um belo drama com atuações de tirar o chapéu e com uma história tocante e delicada com pessoas comuns com quem você pode se identificar, este , e não aquele ganhador de Oscar chato, é a melhor escolha.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *