fbpx

Aqui estão os indicados ao Oscar com Leonardo e sem Spielberg

 data-srcset

Os indicados ao Oscar deste ano acabaram de ser anunciados diretamente de Los Angeles por Guillermo del Toro, Ang Lee, o ator John Krasinski e a presidente da Academia Cheryl Isaacs. Algumas surpresas: a ausência de Star Wars entre os indicados a melhor filme,  e o esquecimento de veteranos como Ridley Scott e Steven Spielberg entre os diretores foram alguns dos destaques. Mas um fato esperado: a Academia ainda precisa de um tempo para considerar o novo formato do Netflix, então Idris Elba ficou fora  da lista com Beasts of No Nation.  Mas está tudo bem porque  Leonardo DiCaprio está na lista (rs).

Veja abaixo os indicados com os meus comentários:

FILME

A Grande Aposta

Ponte dos Espiões

Brooklyn

O Regressso

Spotlight: Segredos Reveladas

Mad Max: Estrada da Fúria

Perdido em Marte

O Quarto de Jack

Este ano não há um grande favorito. Aliás, nem dois, como no ano passado, que a disputa ficou entre Boyhood e Birdman. Depois de sua vitória no Globo de Ouro, O Regresso entrou mais fortemente na briga. É também o dono do maior número de indicações, 12. Mas Mad Max: Estrada da Fúria segue de perto, com 10. Mas não se pode ignorar que a Academia também gostou muito de Spotlight e de A Grande Aposta. Fiquei surpresa com a exclusão de Carol na categoria de melhor filme. Apesar de não ser grande fã,  ele parece o tipo de filme que visualmente os membros da Academia aprovariam. Será que o problema foi com as cenas de amor entre Cate Blanchett e  Rooney Mara? E Star Wars, mais uma vez , só prêmios técnicos… Não tem jeito, a Academia não aprende…

DIRETOR
Adam McKay – A Grande Aposta
George Miller – Mad Max: Estrada da Fúria
Tom McCarthy – Spotlight
Lenny Abrahamson – O Quarto de Jack
Alejandro G. Inarritu – O Regresso

Lenny Abrahamson dirigindo uma cena de O Quarto de Jack

O mais surpreendente aqui para mim foi a ausência de Ridley Scott, de Perdido em Marte. O filme conseguiu várias indicações e  seu nome estava em todas as listas possíveis, até como favorito em algumas. Em seu lugar, entrou o desconhecido Lenny Abrahamson, de O Quarto de Jack, que eu ainda não assisti e por isso não tenho uma opinião formada.

ATOR
Bryan Cranston – Trumbo
Eddie Redmayne – A Garota Dinamarquesa
Leonardo DiCaprio –  O Regresso
Matt Damon  – Perdido em Marte
Michael Fassbender – Steve Jobs

Sem surpresas aqui. Aliás, acho que é pouco provável que a Academia ouse não dar o Oscar para DiCaprio este ano. É uma das poucas certezas até agora.

ATOR COADJUVANTE
Tom Hardy –  O Regresso
Christian Bale  – A Grande Aposta
Sylvester Stallone: Creed: Nascido para Lutar
Mark Ruffalo – Spotlight: Segredos Reveladas
Mark Rylance – Ponte dos Espiões

Feliz por terem colocado Stallone na lista. E como a Academia adora histórias de superação, é bem provável que ele ganhe para providenciar um daqueles momentos emocionante da noite, com as pessoas chorando (rs). Esta lista está muito boa, mas para mim, o melhor entre todos foi Christian Bale (o filme estreou hoje nos cinemas, assim como Creed)

ATRIZ
Jennifer Lawrence – Joy: O Nome do Sucesso
Brie Larson – O Quarto de Jack
Cate Blanchett  – Carol
Charlotte Rampling – 45 Anos
Saoirse Ronan – Brooklyn

Aqui também não há muitas surpresas. mas também não há uma favorita. A briga no final deve ficar entre as garotinhas Brie e Saorsie. Se bem que nunca pode se descartar Jennifer Lawrence e Cate Blanchett  (ambas ótimas)nessas coisas.

ATRIZ COADJUVANTE
Alicia Vikander – A Garota Dinamarquesa
Jennifer Jason Leigh  – Os 8 Odiados
Rachel McAdams – Spotlight: Segredos Revelados
Kate Winslet – Steve Jobs
Rooney Mara – Carol

Kate ganhou o Globo de Ouro, Alicia é a atriz da vez (todo mundo está falando dela), e, para mim, Rooney Mara estar nessa lista é uma piada (de mau gosto). Mas a melhor do ano é, sem dúvida, Jennifer Jason Leigh.  Além disso, mais uma vez, a Academia adora um renascimento. Já imaginou as fotos: Jennifer e Stallone juntos. Back to the 90’s! Rs!

ANIMAÇÃO
Divertida Mente
Quando Estou Com Marnie
Anomalisa
Shaun o Carneiro
O Menino e o Mundo

É emocionante ver o desenho brasileiro O Menino e o Mundo entre os finalistas do Oscar. É pouquíssimo provável que ganhe, afinal Divertida Mente é outra das poucas certezas da premiação este ano. Mas é um belo reconhecimento.

ROTEIRO ORIGINAL 
Ponte dos Espiões
Ex Machina
Straight Outta Compton: A História do NWA
Divertida Mente
Spotlight : Segredos Revelados

Aqui a Academia pode seguir dois caminhos. O primeiro é se mostrar ” moderna  e sem preconceitos”,escolhendo Straight Outta Compton, ou priorizar um dos seus possíveis favoritos, Spotlight, que tem um formato um pouco mais tradicional. É esperar para ver…

 ROTEIRO ADAPTADO
A Grande Aposta
Brooklyn
Carol
O Quarto de Jack
Perdido em Marte

O mais interessante é que os dois favoritos, com maior número de indicações este ano, O Retorno e Mad Max, não concorrem nas categorias de roteiro. Aqui eu “apostaria” no brilhante A Grande Aposta, ou “Como fazer um bom filme falando sobre algo que ninguém entende”… Rs!

FOTOGRAFIA
O 8 Odiados
Carol
Mad Max: Estrada da Fúria
O Regresso
Sicario: Terra de Ninguém

Por enquanto, não tenho ideia de quem poderia ganhar aqui. Todos são simplesmente superlativos. Qualquer um que levar, pois o prêmio estará em boas mãos.

FIGURINO
O Regresso
Carol
Cinderella
A Garota Dinamarquesa
Mad Max: Estrada da Fúria

Meu favorito pessoal é Cinderela, com o brilhante uso da cor e das texturas no figurino. Mas A Garota Dinamarquesa e Carol também mercem destaque.

DOCUMENTÁRIO LONGA-METRAGEM
Amy
Cartel Land
The Look of Silence
What Happened, Miss Simone?
Winter on Fire: Ukraine Fight for Freedom

Pouco provável que a Academia não premie Amy, que já foi reconhecido em tantos outros festivais e também no Globo de Ouro. É praticamente uma “barbada”

DOCUMENTÁRIO CURTA-METRAGEM
Body Team 12
A Girl in the River: The Price of Forgiveness
Chau, Beyond the Lines
Claude Lanmann: Spectres of the Shoah
Last Day of Freedom

Ainda não assisti os documentários de curta  metragem portanto qualquer coisa aqui será um chute.

MONTAGEM
A Grande Aposta
Spotlight: Segredos Revelados
Mad Max: Estrada da Fúria
Star Wars: O Despertar da Força
O Regresso

Meu favorito aqui é A grande Aposta. A forma com que o filme foi montado, com as explicações, com Ryan Gosling falando para a câmera. É diferenciado e brilhante. Diz a lenda que, na maioria das vezes, aquele que ganha melhor montagem, também ganhará o prêmio de melhor filme. Será?

FILME EM LÍNGUA NÃO INGLESA
Krigen – Dinamarca
El Abrazo de la Serpiente – Colombia
Cingo Graças (Mustang) –  França
O Filho de Saul – Hungria
Theeb – Jordânia

O prêmio de filme estrangeiro costumava ser um dos mais inesperados. Mas duvido que eles tirem do O Filho de Saul este ano

CABELO E MAQUIAGEM
Mad Max: Estrada da Fúria
O Regresso
The 100-Years-old man who climbed the window and disappeared

Não assisti  O Homem de 100 anos…, que é um filme sueco de 2013, mas que foi lançado nos Estados Unidos no ano passado. Mas é engraçado como a Academia descobre umas coisas tão inesperada não?

CANÇÃO
Manta Ray – Racing Extinction
Simple Song #3 – Youth
Writing’s On the Wall- 007 contra Spectre
Earned It – 50 Tons de Cinza
Til It Happens To You – The Hunting Ground

Outra dessas descobertas da Academia é essa Manta Ray, tema de um documentário. Como ela conseguiu mais votos do que  See You Again, de Velozes e Furiosos 7 é algo além da minha compreensão… mas também temos Lady Gaga, com a bonita  Till it Happens to You. DiCaprio que se cuide para não ficar na frente dela…

TRILHA SONORA ORIGINAL
Ponte dos Espiões
O 8 Odiados
Carol
Sicario: Terra de Ninguém
Star Wars: O Despertar da Força

Pouco provável que o signore Morricone não ganhe com sua brilhante trilha de Os 8 Odiados. Mas eu também gosto muito do trabalho de Carter Burwell em Carol.

DESIGN  DE PRODUÇÃO
Ponte dos Espiões
A Garota Dinamarquesa
Mad Max: Estrada da Fúria
Perdido em Marte
O Regresso

O brilhante trabalho de cenografia (como era conhecido o design de produção antigamente) de Mad Max tem que ser reconhecido. Estupendo!

CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO
Bear Story
Prologue
Sanjay’s Super Team
We Can’t Live Without Cosmos
World of Tomorrow

Destes só vi Sanjay ‘s Super Team. É bonito e tem uma bela mensagem.

CURTA-METRAGEM
Ave Maria
Day One
Everything will be OK
Shok
Stutterer

EDIÇÃO DE SOM
Siccario: Terra de Ninguém
Mad Max: Estrada da Fúria
Perdido em Marte
O Regresso
Star Wars: O Despertar da Força

MIXAGEM DE SOM
Ponte dos Espiões
Mad Max: Estrada da Fúria
Perdido em Marte
O Regresso
Star Wars: O Despertar da Força

Difícil escolher  aqui. Mas Star Wars deveria levar os dois: edição e mixagem.

EFEITOS VISUAIS
O Regresso
Ex Machina
Mad Max: Estrada da Fúria
Perdido em Marte
Star Wars: O Despertar da Força

Achei interessante que nem as super-produções da Marvel (Vingadores 2 e Homem-Formiga), nem Jurassic World conseguissem votos para estar entre os finalistas dessa categoria. De qualquer maneira, a história do urso deve garantir o prêmio para O Regresso.

De qualquer maneira, antes do Oscar tem o Critic’s Choice Awards. Acompanhe a cobertura do evento  no próximo domingo (17) desde o tapete vermelho (no caso do Critic’s Choice é azul) nas redes sociais do Blog de Hollywood a partir das 22 horas. E já sabe, no dia seguinte tem um apanhado geral aqui mesmo. Espero vocês!!

Existem 1 comentários

  1. Jennifer Jason Leigh, que sempre foi uma atriz forte, ressurge dessa maneiras, mas levando porradas e sendo xingada e humilhada. A academia gosta de ótimas atrizes pouco valorizadas que retornam como malvadas e/ou prostitutas. Ela ganha

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *