fbpx

Relembrando o Oscar de 1989!

Acho engraçado que quando vai chegando a época do Oscar, pessoas da imprensa que sempre falaram mal do prêmio e de Hollywood, começam a se dizer experts na história. E, é claro, acabam falando muuuuita bobagem. Ainda hoje ouvi uma sobre o fato de o Oscar não ter um apresentador, um mestre de cerimônias. A bobagem no caso era que desde os anos 30 isso não acontecia. KKKKK! Bem, para informar direito as pessoas, a história correta é a seguinte. A última vez que a Academia resolveu fazer a festa sem um apresentador foi em 1989.  Quer saber como foi?

1989

O produtor da festa foi Alan Carr, que, além do bem-sucedido Grease, cerca de 10 anos anos, foi também o responsável por alguns desastres divertidos como A Música não pode Parar, com Bruce Jenner e Village People (sim, isso existiu), de 1980, e Onde os Garotos Estão, de 1984. Foi Alan quem decidiu que não haveria um apresentador, mas sim duplas (ou trios) de “companheiros”, que entregariam todos os prêmios. Esses “companheiros “, poderiam ser casais, co-astros, amigos, família, etc. Também foi Alan que resolveu fazer o número de abertura considerado o pior de todos os tempos, com Rob Lowe e… Branca de Neve (feita por Eillen Bowman).

Mesmo tendo acontecido há 30 anos, o vídeo é de chorar… de raiva ou de rir (dependendo do seu espírito). Percebeu algumas caras famosas na plateia, como Glenn Close e Robert Downey Jr? De qualquer maneira, essa festa acabou com a carreira de Alan Carr, a Disney quase processou a produção pelo mal uso da imagem de Branca de Neve (que só foi resolvido depois de um pedido de desculpas da Academia, e até Rob Lowe saiu chamuscado da história. Mas sabia que foi nesse ano, a pedido de Alan Carr que acabaram com “o vencedor é…” para “o Oscar vai para” quando anunciam os vencedores?

I wanna be an Oscar winner

Mas também teve mais um número, digamos, na mesma linha do de Branca de Neve. É I wanna be an Oscar winner, com “astros do futuro”. Tem gente como Blair Underwood, Chad Lowe, Corey Feldman, Matt Lattanzi e até Christian Slater e Patrick Dempsey. Nenhum deles se tornou um vencedor do Oscar. Mas tiveram a honra de serem anunciados pelas duas lendas, Bob Hope e Lucille Ball.  Isso vale muito! Lucy morreu alguns meses depois dessa aparição.

Os vencedores do ano

Os principais premiados do ano foram:

Filme – Rain Man/ Ator – Dustin Hoffman (Rain Man)/ Atriz – Jodie Foster (Acusados)/ Ator Coadjuvante – Kevin Kline (Um Peixe Chamado Wanda)/ Geena Davis (Turista Acidental)/ Diretor – Barry Levinson (Rain Man)

E sabe quem estava concorrendo naquele ano como melhor atriz? Glenn Close, por Ligações Perigosas, que muitos dizem ser sua melhor atuação. E agora, 30 anos depois lá está ela novamente, como a favorita por A Esposa. Dessa vez vai, né?

Os apresentadores de 1989

Mas o mais divertido é ver as carinhas das duplas de apresentadores daquele ano. Veja só:

Goldie e Kurt

Goldie Hawn e Kurt Russell entregaram o prêmio de melhor diretor. Mas antes fizeram uma brincadeirinha sobre o fato de serem co-astros, companheiros, um casal. Kurt disse então, “só não somos uma coisa – casados”. Goldie sorriu e disse “isso é uma proposta?”, e Kurt respondeu, “bem… vamos aos indicados”. A foto abaixo é exatamente desse momento. 30 anos depois, Kurt e Goldie continuam juntos, e não se casaram.

Bruce e Demi

Lembra quando Bruce Willis e Demi Moore eram um casal? Eles apresentaram juntos o Oscar de Fotografia para Mississipi em Chamas (único prêmio do filme). Tão lindos!!

Cybill e Robert Downey Jr.

Dá pra acreditar nessa carinha? Sim , é Robert Downey Jr. Ele e Cybill Shepherd tinham acabado de estrelar o fofo O Céu se Enganou, e foram entregar o prêmio de maquiagem para Os Fantasmas se Divertem. Ele foi à festa acompanhado de sua namorada na época, ninguém menos do que Sarah Jessica Parker.

Os Bonds

Essa foi divertida! Michael Caine e Sean Connery, que atuaram juntos no filme O Homem que queria ser rei, entram no palco para entregar o prêmio de ator coadjuvante.  Só que depois entra Roger Moore, que se apresenta como Bond, James Bond. Então, Michael Caine diz apontando para Sean Connery, “mas ele é Bond”. Bons tempos!

E Willem Dafoe já estava por aí…

E olhe quem também já andava por lá. O candidato desse ano, Willem Dafoe (por No Portal da Eternindade). Aqui ele acompanha seu companheiro de elenco e indicado por Mississipi em Chamas, Gene Hackman, para entregar o prêmio de direção de arte para Ligações Perigosas

Dustin e Tom Cruise

Sim, Tom Cruise também já estava por ali. Ele e Dustin Hoffman, companheiros de elenco de Rain Man, entregaram o prêmio de melhor atriz. Tom foi à festa acompanhado de sua então esposa, Mimi Rogers.

Melanie e Don Johnson e Dakota Johnson(!)

Tanta coisa para falar sobre o momento dessa foto! Melanie concorria ao prêmio de melhor atriz por Uma Secretária de Futuro. Na época ela e Don Johnson estavam juntos, e foram apresentar o prêmio de Atriz Coadjuvante. Melanie estava grávida, e a bebê viria a se tornar a atriz Dakota Johnson. E quem estava na platéia era o jovem Antonio Banderas, que tinha acabado de chegar da Espanha. Ele disse em entrevistas que quando a viu naquele momento no palco foi paixão à primeira vista. Anos depois, eles fariam um filme juntos, e Melanie deixaria Don para se casar com Antonio. Eles se separaram em 2015.

Farrah e Ryan

Farrah, sempre linda, foi com Ryan O’Neal, para entregar o prêmio de montagem para Uma Cilada para Roger Rabbitt. E pensar que já faz 10 anos que ela morreu…

Um Corpo que Cai

E, é claro, lá estavam também James Stewart e Kim Novak, a dupla de Um Corpo que Cai. A maravilhosa dupla entregou o prêmio de som para Bird, e foram aplaudidos por todos os presentes. Só essa presença já teria valido a festa inteira.

Veja aqui no Blog de Hollywood todas as novidades sobre o Oscar. A festa acontecerá no próximo domingo, dia 24 de fevereiro. Acompanhe comigo nas redes sociais  – Facebook, Instagram e Twitter – do Blog de Hollywood o tapete vermelho e também todos os vencedores da premiação. O tapete vermelho será exibido na TV pelo canal E! e a premiação pela TNT.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *