fbpx

Os indicados do Oscar inglês, o BAFTA, com surpresas.

As indicações do Oscar saem semana que vem, dia 15. A entrega do Globo de Ouro acontecerá no domingo, dia 11. E hoje foram anunciadas as indicações do BAFTA, conhecido como o Oscar inglês. Ao contrário do Oscar, que somente os atores votam em atores, no BAFTA todo mundo vota no melhor filme e nas categorias de atuação. E ainda, cerca de 500 votantes  são comuns (ou seja votam no Oscar e no BAFTA). Com isso, nos últimos anos, as escolhas finais tem sido bem parecidas. Por exemplo, 12 Anos de Escravidão e Argo levaram o melhor filme em ambos.

Com isso, será que é possível esperar uma ressurreição de Grande Hotel Budapeste no Oscar? Muito elogiado quando foi lançado nos cinemas, ele foi perdendo força. Mas agora demonstra sinais de recuperação. Acho justo, é um filme diferente, muito bem dirigido. Ele foi o campeão de indicações do BAFTA, com 11 no total, seguido de perto por Birdman e A Teoria de Tudo. com 10 cada. Já Boyhood: Da Infância à Juventude, considerado o favorito para o Oscar ficou somente com cinco indicações. Será que os ventos estão mudando?

Eddie Redmayne e Felicity Jones em A Teoria de Tudo

Angelina e Brad ficaram mais uma vez de fora com seus respectivos filmes, Invencível e Corações de Ferro, comprovando a tendência. Mas Meryl Streep também não conseguiu uma indicação por Caminhos da Floresta. Isso sim é uma surpresa, já que os ingleses também adoram a atriz.

Abaixo está a lista dos principais concorrentes. O BAFTA será entregue no próximo dia 8 de fevereiro  e o apresentador será Stephen Fry pelo 10° ano consecutivo.

Stephen Fry e os BAFTA´s

FILME
Birdman
Boyhood: Da Infância à Juventude
Grande Hotel Budapeste
O Jogo da Imitação
A Teoria de Tudo

Qualquer um dos três com maior número de indicações pode levar. Mas com esse amor todo por Grande Hotel  Budapeste, é bem provável que o filme seja o vencedor. Ainda não assisti A Teoria de Tudo, mas entre todos os outros, eu escolheria ainda Boyhood: Da Infância à Juventude.

DIRETOR
Alejandro Gonzalez Inarritu, Birdman
Richard Linklater, Boyhood: Da Infância à Juventude
Wes Anderson, Grande Hotel Budapeste
James Marsh, A Teoria de Tudo
Damien Chazelle, Whiplash: Em Busca da Perfeição

Fiquei muito feliz com a indicação de Damian Chazelle por Whiplash, um filme que tinha tudo para estar entre os cinco finalistas também de melhor filme. Ele tirou o lugar do norueguês Morten Tyldum,  de O Jogo da Imitação (um bom filme, mas sem nada de inovador na direção). Difícil dizer quem levará já que Inarritu, Linklater e Anderson tem os melhores trabalhos de suas carreiras  em filmes muito diferentes…Eu acho que escolheria Linklater,mas ficaria feliz com qualquer um dos outros.

Richard Linklater e seu elenco de Boyhood: Da Infância à Juventude

ATOR
Benedict Cumberbatch, O Jogo da Imitação
Eddie Redmayne, A Teoria de Tudo
Jake Gyllenhaal, O Abutre
Michael Keaton, Birdman
Ralph Fiennes, Grande Hotel Budapeste

Michael Keaton é o favorito da temporada mas este é um prêmio inglês, portanto Cumberbatch, Redmayne e Fiennes já tem uma vantagem. O meu preferido continua sendo Gyllenhaal, mas como não vi A Teoria de Tudo, isso pode mudar. Redmayne é o favorito neste prêmio

Michael Keaton em Birdman

ATRIZ
Amy Adams, Grandes Olhos
Felicity Jones, A Teoria de Tudo
Julianne Moore, Para Sempre Alice
Reese Witherspoon, Livre
Rosamund Pike, Garota Exemplar

Amy Adams pegou o lugar que nas demais premiações tem sido de Jennifer Aniston. Mas apesar de Rosamund e Felicity serem inglesas, deve dar Julianne, com louvor

Julianne Moore em Para Sempre Alice

ATOR COADJUVANTE
Edward Norton, Birdman
Ethan Hawke, Boyhood: Da Infância à Juventude
J.K. Simmons, Whiplash; Em Busca da Perfeição
Mark Ruffalo, Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo
Steve Carell, Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo

Fiquei muito surpresa de Steve Carell entrar na categoria coadjuvante. Na verdade, acho que até é mais correto já que o personagem principal mesmo no filme Foxcatcher é o de Channing Tatum. Mas creio que não tem pra ninguém este ano: J.K.Simmons na cabeça!

Steve Carell em Foxcatcher

ATRIZ COADJUVANTE 
Emma Stone, Birdman
Imelda Staunton, Pride
Keira Knightley, O Jogo da Imitação
Patricia Arquette, Boyhood: Da Infância à Juventude
Rene Russo, O Abutre

Fiquei feliz também com a indicação de Rene Russo, por O Abutre. Uma bela atuação que vem coroar uma bela carreira. Patricia é a favorita da temporada, Emma é a melhor em minha opinião, mas Imelda Staunton tem o poder na Inglaterra. É bem provável que leve.

Rene Russo em O Abutre

PRÊMIO RISING STAR (voto  do público)
Gugu Mbatha-Raw
Jack O’Connell
Margot Robbie
Miles Teller
Shailene Woodley

Como este voto depende do público, eu apostaria todas as minhas fichas em Shailene. Mas Jack O´Connell, é inglês, popular por lá (já fez algumas séries inglesas) e está muito bem no filme Invencível.

Jack O´Connell em Invencível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *