fbpx

Para comemorar o dia de hoje, relembre Uma Secretária de Futuro

 data-srcset

Hoje em dia algumas pessoas não gostam mais de ser chamadas de secretárias. Preferem o título de assistentes. Mas ao longo de minha carreira conheci profissionais incríveis que facilitavam a vida dos executivos, participando de maneira atuante em momentos muito importantes da história das empresas. Por isso, como homenagem a este dia 30 de setembro, conhecido como Dia da Secretária, pensei em relembrar um de meus filmes mais queridos, Uma Secretária de Futuro.

Dirigido por Mike Nichols, o filme teve várias indicações para o Oscar de 1988, inclusive melhor filme, diretor, atriz (Melanie Griffith), atriz coadjuvante (Sigourney Weaver  e Joan Cusack)  além de ter vencido na categoria Canção – Let the River Run, de Carly Simon.

A história é uma delícia! Quando a secretária Tess McGill (Melanie) percebe que a chefe está querendo roubar uma ideia sua, ela resolve dar o troco ao fingir que tem o seu lugar (e  poder). Isso inclui uma aproximação com Jack Trainer (Harrison Ford) que pode ajudá-la a alcançar seu objetivo. Esse foi o filme que garantiu uma carreira para Melanie. Na época , ela era casada com Don Johnson (que viria a ser o pai de sua filha Dakota “50 Tons de Cinza” Johnson), e estava se recuperando de uma fase de consumo de drogas. Várias atrizes tentaram o papel: Michelle Pfeiffer, Brooke Shields, Geena Davis, Carrie Fisher, Diane Lane, Sarah Jessica Parker. A atriz Lorraine Bracco (A Família Soprano) chegou mesmo a publicar em seu livro de memórias que teria feito um excelente teste e ficou acabada por não ter conseguido o papel.

1988 foi um grande ano também para Sigourney Weaver. Principalmente porque ela fez parte de um seleto clube de atores que foram indicados ao Oscar por dois papéis no mesmo ano : melhor atriz por Na Montanha dos Gorilas e coadjuvante por Uma Secretária de Futuro. Perdeu ambos mas sua carreira continuou firme e forte até os dias de hoje. Assim como no  caso do papel de Tess McGill, várias atrizes quase chegaram a ser a poderosa Katherine: Robin Duke, Ellen Barkin, Kim Basinger, Catherine O’Hara, Kathleen Turner, Cher, Whoopi Goldberg, Debra Winger, Shelley Long e até Meryl Streep.

Uma Secretária de Futuro também deu uma importante oportunidade na carreira de vários atores, que depois alcançariam enorme sucesso. Você se lembra quem era o namorado cafajeste de Tess ? Alec Baldwin. E Bob Speck, que leva um banho de Tess dentro da limousine? Era Kevin Spacey. Foi também a estreia de David Duchovny no cinema. Ele era um dos convidados da festa de aniversário surpresa de Tess.

Ao assistir o filme há pouco tempo fica claro que o visual obviamente envelheceu,  afinal os anos 80 foram únicos e terríveis no que diz respeito à moda. Mas os momentos de comédia, romance e principalmente a incrível determinação de  Tess McGill ficaram para a história( Melanie até ganhou o Globo de Ouro). E eu continuo adorando…

 style
 style

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *