fbpx

A emoção do retorno ao passado

Lion: Uma Jornada para Casa é um daqueles filmes feitos para emocionar. Tanto o público como a crítica. Ganhou vários prêmios, e concorreu a muitos mais. Teve seis indicações para o Oscar : melhor filme, ator coadjuvante (Dev Patel), atriz coadjuvante (Nicole Kidman), roteiro adaptado, fotografia e trilha sonora. Não deverá ganhar coisa alguma, pelo menos é o que dizem as bolsa de apostas. Mas vale a pena conhecer. Ele já está em cartaz nos cinemas. 

Lion é baseado em uma incrível história real, de um menino que se perdeu do irmão mais velho na Índia. Essa é aparentemente uma coisa extremamente comum por lá. O pequeno Saroo roda centenas de quilômetros , foge de pessoas assustadoras, até parar em um orfanato onde acaba adotado por um maravilhoso casal australiano. Se não fosse uma história real, seria difícil de acreditar . O tempo passa, ele já é um adulto, e acaba resolvendo buscar a família sem mesmo ter ideia de onde começar . Isso acaba se tornando uma obsessão que complica sua vida em família, com a namorada e no trabalho. 

A forma de contar essa história tão improvável é feita de uma bela maneira, cinematograficamente linda. O uso da luz, das cores, a edição, a trilha, tudo é de tirar o fôlego. Confesso que tenho um certo ” pé atrás” com filmes que mostram a pobreza extrema, o sofrimento injusto das pessoas. Mas a primeira parte , onde tudo isso é mostrado, tem um contraponto que torna tudo bonito. É a interpretação do garotinho Sunny Pawar. Lindo, fofíssimo, super expressivo, com um talento nato. Você não consegue tirar os olhos dele. É simplesmente adorável. 

Resultado de imagem para lion movie sunny pawar

A segunda parte do filme que mostra Saroo já adulto, o papel é assumido por Dev Patel. Ele está concorrendo ao Oscar e já levou o BAFTA de coadjuvante. Está muito bem e inesperadamente bonito e sexy. Quem também concorre como coadjuvante é Nicole Kidman, que faz a mãe australiana. Como sempre, Nicole está ótima. Mas eu costumo brincar que as indicações dela para todos os prêmios aconteceram porque ela teve a coragem de usar aquelas perucas horrorosas no filme. Realmente é preciso ” muita entrega” a um papel para concordar com isso. Rs!

Resultado de imagem para lion movie nicole kidman

Mas brincadeiras à parte, Lion: Uma Jornada para Casa é um filme para emocionar. Apesar de achar o filme muito bom, ele não me “pegou” assim  (acho que já tinha chorado tudo com La La Land), mas a maioria das pessoas precisa de lenços no cinema. Então, vá preparado!

Imagem relacionada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *