fbpx

Conhece esse cara? Ele é um dos melhores talentos de Hollywood hoje!

Parece forte dar um título como esse não? Mas, em minha opinião, é a realidade. Joss Whedon é a força criativa por trás de Os Vingadores, Buffy- A Caça-Vampiros, Toy Story, Firefly e muito mais. Diretor, produtor, roteirista,autor de quadrinhos, compositor de talento, Joss Whedon completa hoje 50 anos enquanto filma Os Vingadores- A Era de Ultron, que vai estrear no ano que vem nos cinemas. Tem tantos fãs de seu trabalho que foi criado um portal chamado Whedonverse, que fala em detalhes sobre todos os trabalhos dele.  Como uma homenagem e para que você conheça mais sobre Joss, aí vai minha lista com os momentos mais especiais de sua carreira.

Filho e neto de roteiristas de TV, era natural que Joss começasse por aí.Seu primeiro trabalho de destaque foi no seriado Roseanne, estrelado por Roseanne Barr e John Goodman. Logo, em 1992, ele escreveu o roteiro de seu primeiro longa, Buffy- A Caça- Vampiros. Segundo Josh, o diretor Fran Rubel Kuzui acabou com seu roteiro, mudando-o completamente. Resultado: o filme estrelado por Kristy Swanson e Luke Perry foi um tremendo fracasso (era ruim mesmo). Mas o personagem, ah esse ainda teria sua grande chance!

O desânimo com Buffy foi logo compensado com seu próximo trabalho, o roteiro de Toy Story em 1995, foi indicado ao Oscar e se tornou o enorme sucesso que todo o mundo conhece.

Ele também não tem boas lembranças de Alien -A Ressurreição, cujo roteiro também é de sua autoria, mas a oportunidade foi indescritível para Joss, que tem como um de seus filmes favoritos o primeiro filme da franquia, Alien- o Oitavo Passageiro. Mas depois deste e de desenvolver a história de Atlantis- O Reino Perdido, Joss finalmente teve a oportunidade de retornar a seu querido personagem, desta vez como produtor e criador de uma série de TV, com total controle do conteúdo.

Buffy-A Caça-Vampiros , estrelado por Sarah Michelle Gellar, foi um grande sucesso de público e crítica. Joss disse que criou a personagem como uma resposta para todas as jovens louras e bonitas que eram mortas em filmes de terror. Os episódios da primeira temporada foram todos filmados antes que a série fosse ao ar. Um dos episódios mais elogiados foi o musical Once More with Feeling, totalmente cantado após os habitantes da cidade serem atingidos por uma maldição. Demonstrando mais uma vez sua versatilidade, Joss escreveu as músicas do episódio;

Um dos personagens mais populares de Buffy- A Caça-Vampiros era Angel, o vampiro com alma,que viveu um grande amor com Buffy. Mas , ao final da terceira temporada, ele ganhou sua própria série e se mudou para Los Angeles para se tornar um detetive particular. A série era mais adulta, durou cinco temporadas e transformou David Boreanaz  num ícone entre os vampiros de TV e cinema. Como curiosidade, no início, Nathan Fillion fez um teste para o papel de Angel.

Nathan Fillion pode não ter conseguido o papel de Angel (não tinha muito a ver mesmo)mas foi o vilão da última temporada de Buffy, Caleb. Logo, Joss já tinha um novo projeto, uma série de ficção científica chamada Firefly, e chamou Nathan para ser o astro como o Capitão Malcom “Mal” Reynolds. NO elenco, também estava a brasileira Morena Baccarin (Homeland). A série só durou uma temporada  (2002)mas tem fãs que a cultuam até hoje. Foi inclusive produzido um longa metragem, Serenity: A Luta pelo Amanhã. só que o resultado nas bilheterias também foi fraco. Até hoje , estes fãs ainda esperam um retorno à história.

Outra série que também não teve grande sucesso foi Dollhouse, criada por Joss. Trazia Eliza Dushku, a Faith de Buffy- A Caça-Vampiros como uma agente que faz parte  de uma experiência de um laboratório futurista,  que apaga as lembranças após as tarefas serem cumpridas. Foram só duas temporadas. Ainda como fã de filmes de terror, Joss escreveu e foi um dos produtores de O Segredo da Cabana,que trazia Chris Hemsworth em um de seus primeiros papéis.O filme demorou para ser lançado (2012) pois os produtores tinham planos de lançá-lo em 3D, o que acabou não acontecendo.

Parecia que Joss estava definitivamente fora da lista dos mais poderosos quando de repente ele virou o jogo. Foi escolhido para ser o diretor e roteirista de Os Vingadores, a mais ambiciosa aventura da Marvel, juntando todos os grandes super-heróis da marca. Com todos esses grandes egos e grandes astros juntos, a possibilidade de um desastre era grande. Nada disso! O filme foi um enorme sucesso, reforçando ainda mais a marca da Marvel.

Para compensar o trabalho estafante de uma super-produção, Joss chamou os amigos para sua casa e filmou a história de William Shakespeare, Muito Barulho por Nada, em duas semanas. Rodado em preto e branco com uma linguagem da época mas uma roupagem atual, o filme é uma delícia. Mais uma vez comprova o talento de Josh num trabalho totalmente diferente.

Como parte de seu trabalho com a Marvel, Joss criou Marvel´s Agents of S.H.I.E.L.D., uma série que começou sem graça mas que depois que as histórias começaram a interagir com os filmes de Thor e do Capitão América, se tornou interessantíssima. Foi renovada para uma segunda temporada programada para outubro.

Antes de iniciar as filmagens de Os Vingadores 2: A Era de Ultron (estreia em 1 de maio de 2015), Joss fez o roteiro de In Your Eyes, uma comédia dramática romântica de baixo orçamento, que teve uma primeira exibição no festival de Tribeca em abril. Estrelado por Jennifer Grey, ainda não tem previsão de lançamento.

Joss Whedon é um fã de cinema, de séries de TV (faz sempre referências e homenagens). Chegou a dirigir episódios de séries como Glee e Veronica Mars por admirar seu conteúdo. Também sabe como ninguém trabalhar com o sobrenatural e a fantasia. É reconhecido por ter sempre papéis femininos muito fortes em seus roteiros. Numa entrevista, ele disse: ” Eu adoro a fantasia. Eu adoro o terror. Eu adoro musicais. O que não acontece na vida real é o que me interessa, como uma forma de comentar sobre tudo o que acontece na vida. Porque no final, o que realmente me interessa são as pessoas.”

Ele é o máximo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *