fbpx

Para conhecer a era de ouro de Hollywood!

Se você está em São Paulo, e é fã da época de ouro de Hollywood, não pode perder a exposição Ícones de Hollywood, que teve início hoje no Espaço Cultural Porto Seguro (Alameda Barão de Piracicaba, 610).  Ela é composta de mais de 160 fotografias do acervo do colecionador John Kobal (1940-1991), integrante do acervo da Getty Images, e que chega ao Brasil pela primeira vez, antes de ir para a Itália. A exposição revela momentos, personagens e bastidores da “Era de Ouro de Hollywood”, período compreendido entre as décadas de 1920 e 1960 e que marcou uma grande produção audiovisual dos principais estúdios dos Estados Unidos. Vale a visita!

Exibindo IMG_3676.JPG

A exposição , que vai até 16 de abril, é dividida em cinco áreas, uma para cada década e alterna fotos extremamente conhecidas, como o famoso poster de Gilda, com Rita Hayworth, até momentos de bastidores de Clint Eastwood, por exemplo, nos anos 50, quando ainda era um jovem lindo, mas ainda pouco conhecido. Além das fotos, cada uma das áreas tem uma exibição de cenas de filmes marcantes da época. Perguntei ao representante da Fundação John Kobal, que fez a curadoria da exposição, qual havia sido o critério de escolha das fotos para a exposição. Ele respondeu que a Fundação tem milhares de fotos, mas que a ideia era justamente mesclar fotos muito conhecidas com outras totalmente inesperadas. E qual a atriz/ator que tem mais fotos na exposição? Joan Crawford, mesmo não sendo uma favorita pessoal de John Kobal, que adorava Rita Hayworth.

Exibindo IMG_3668.JPG

Para aqueles que não conhecem, o  sistema de estúdios de Hollywood nasceu em meados da década de 1920 e concentrou, por quase quatro décadas a produção audiovisual dos Estados Unidos em oito estúdios: MGM, Paramount, Warner Brothers, Columbia, 20th Century Fox, Universal, RKO e United Artists. O papel da fotografia nessa indústria era o de criar laços afetivos. Antes do advento da televisão, do vídeo e do streaming, a maior parte dos espectadores via um filme apenas uma vez. As fotografias, especialmente aquelas reproduzidas em revistas, reforçavam e aprofundavam os vínculos com as estrelas que foram inicialmente estabelecidos na grande tela. Estas fotos são a maioria das escolhidas para a exposição.

Eu estive lá, e não perdi a oportunidade de tirar um selfie com minha atriz preferida, a inesquecível Natalie Wood. Os horários da exibição são os seguintes: de terça à sábado  das 10 às 19, e domingos e feriados, das 10 às 17.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *