fbpx

Os 10 melhores filmes da década

Muita gente publicou a lista dos melhores da década no ano passado. Mas, como a década termina só hoje, dia 31/ 12/2020 (rs), fiz só agora a lista dos meus escolhidos como aqueles que mais me marcaram. Considerei os filmes lançados entre 1/1/2011 até hoje. Foi difícil porque foram muitos que me impressionaram. Mas aqui está ela – a lista dos melhores da década.

10 – A família Belier (2014)

Muita gente pode nem conhecer o filme, mas desde a primeira vez, esse filme me emociona sempre. É uma comédia dramática francesa que conta a história de Paula (Louane Emera). Ela é uma adolescente que enfrenta todas as questões comuns de sua idade. O primeiro amor, os problemas na escola, as brigas com os pais. Mas sua família tem algo diferente: seus pais e seu irmão são surdos. É ela quem administra a fazenda e traduz a língua de sinais nas conversas com os vizinhos. Um dia, porém, ela descobre ter o talento para o canto. E o melhor, pode tentar estudar em uma escola prestigiosa em Paris. Agora, Paula precisa fazer uma escolha que a distanciará da família e a forçará a crescer. Tente não chorar com o final! Disponível no Telecine

9 – Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força (2015)

Para todos os fãs que esperaram décadas pela última trilogia, esse filme foi uma emoção só. O diretor J.J.Abrams é um fã confesso da saga, e fez uma grande homenagem a tudo que ela representa. A queda de Darth Vader e do Império levou ao surgimento de uma nova força sombria: a Primeira Ordem. Eles procuram o jedi Luke Skywalker, desaparecido. A resistência tenta desesperadamente encontrá-lo antes para salvar a galáxia. Disponível no Disney+

8 – Um Lugar Silencioso (2018)

Um brilhante filme dirigido e estrelado por John Krasinski. Uma mistura de terror, ficção científica, que mantém você grudado na cadeira todo o tempo. Em uma fazenda nos Estados Unidos, uma família do Meio-Oeste é perseguida por uma entidade fantasmagórica assustadora. Para se protegerem, eles devem permanecer em silêncio absoluto, a qualquer custo, pois o perigo é ativado pela percepção do som. Uma sequência estava programada para estrear nos cinemas em março deste ano. Mas  foi adiada para 2021 por causa da pandemia. Disponível para aluguel e compra na Apple TV, Google Play e Microsoft.

7 – Deadpool (2016)

É impossível esquecer a reação ao ver Deadpool pela primeira vez. Totalmente ultrajante, divertido e politicamente incorreto. Uma delícia! Ryan reynolds é Wade Wilson, um ex-agente especial que passou a trabalhar como mercenário. Seu mundo é destruído quando um cientista maligno o tortura e o desfigura completamente. O experimento brutal transforma Wade em Deadpool. E ele ganha poderes especiais de cura e uma força aprimorada. Com a ajuda de aliados poderosos e um senso de humor mais desbocado e cínico do que nunca, o irreverente anti-herói usa habilidades e métodos violentos para se vingar do homem que quase acabou com a sua vida. Disponível para aluguel ou compra na Apple TV, Google Play e Microsoft.

6 – Infiltrado na Klan (2018)

Para mim é o melhor filme do aclamado diretor Spike Lee. É uma história baseada em um acontecimento real dos anos 70. Ron Stallworth (John David Washington), um policial negro do Colorado, consegue se infiltrar na Ku Klux Klan local. Ele se comunica com os outros membros do grupo por meio de telefonemas e cartas. E quando precisava estar fisicamente presente, ele envia um outro policial branco em seu lugar. Depois de meses de investigação, Ron fica próximo do líder da seita. E se torna responsável por sabotar uma série de linchamentos e outros crimes de ódio orquestrados pelos racistas. Está disponível na Amazon.

5 – Gravidade (2013)

Grande filme de ficção-científica, grande interpretação de Sandra Bullock. Um brilhante trabalho de direção de Alfonso Cuarón, premiado com o Oscar. Dra. Ryan Stone (Sandra Bullock) e o astronauta Matt Kowalsky (George Clooney) trabalham juntos para sobreviver. Um acidente os deixa completamente à deriva no espaço, sem ligação com a Terra e sem esperança de resgate. Disponível na Netflix.

4 – A Invenção de Hugo Cabret(2011)

Uma bela homenagem aos pioneiros do cinema. Para mim, é o melhor filme da carreira de Martin Scorsese, que ganhou o Globo de Ouro e o prêmio do National Board of Review. Tudo começa com a história de Hugo (Asa Butterfield). Ele é um garoto de 12 anos que vive numa estação de trem em Paris no começo do século 20. Seu pai, um relojoeiro, morre pouco depois de mostrar a Hugo a sua última descoberta: um androide. Hugo faz amizade com uma jovem (Chloe Grace Moretz) que tem uma chave que cabe no fecho existente no robô. É o início de uma surpreendente aventura. Disponível no Telecine.

3 – Spotlight: Segredos Revelados (2015)

Vencedor do Oscar de melhor filme. É um dos filmes mais contundentes sobre o trabalho da imprensa. Uma brilhante direção de atores, um roteiro poderoso. Um grupo de jornalistas investiga o abuso de crianças por padres católicos, acobertados pela Igreja. Eles conseguem reunir documentos que podem provar os crimes cometidos. E ainda o envolvimento de líderes religiosos que tentaram ocultar os casos.  No elenco, Michael Keaton, Rachel McAdams, Mark Ruffalo e Liev Schreiber. Disponível no Now.

2 – Era uma Vez em Hollywood (2019)

Um brilhante trabalho de Quentin Tarantino. Uma grande homenagem a Hollywood, ao cinema dos anos 60, e também à atriz Sharon Tate. Ele mistura nomes verdadeiros de Hollywood com dois personagens fictícios, feitos por Leonardo Di Caprio e Brad Pitt.  Os dois são os astros de TV Rick Dalton e seu dublê Cliff Booth, que tentam acompanhar as mudanças de Hollywood. Margot Robbie está deslumbrante como Sharon Tate. Disponível na HBO Go.

1 – La La Land (2016)

Logo em sua primeira sequência, já dá vontade de levantar e aplaudir La La Land. Uma homenagem aos musicais, com lindas coreografias, canções, fotografia. Uma direção brilhante de Damien Chazelle, e uma interpretação maravilhosa de Emma Stone. Os dois foram premiados com o Oscar. A história é simples. O pianista Sebastian (Ryan Gosling) conhece a atriz Mia (Emma Stone), e os dois se apaixonam. Em busca de oportunidades para suas carreiras na competitiva Los Angeles, os jovens tentam fazer o relacionamento amoroso dar certo, enquanto perseguem fama e sucesso. O final me emociona sempre. Disponível na Netflix, Telecine e Now

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *