Mariska Hargitay é uma daquelas atrizes que todo mundo gosta, especialmente por causa seu papel como Olivia Benson em Law & Order: SVU. O que pouca gente sabe é a história trágica e confusa de sua vida. Mariska é filha de Jayne Mansfield, uma estrela dos anos 50/60, que era uma derivada de Marilyn Monroe. Jayne morreu num acidente de carro quando Mariska tinha três anos (ela também estava no carro). E agora Mariska resolveu apresentar sua história, e a de sua mãe, num documentário My Mom Jayne, que estreou no Festival de Cannes (ele vai estrear em junho na HBO MAX). Inclusive um segredo de família. O pai biológico de Mariska não é Mickey Hargitay, que a criou como filha. O músico brasileiro, radicado nos EUA desde os anos 60, Nelson Sardelli, é o seu pai biológico.
Nelson Sardelli é brasileiro
Você provavelmente já deve ter lido por aí – inclusive na Vanity Fair, onde ela fez a revelação – que Sardelli seria italiano. Mas, eu conheço bem a história de Nelson, que nasceu no bairro do Ipiranga, e mudou-se para os EUA com 21 anos. Ao checar essa história dele ser italiano com minhas fontes, descobri que Nelson “inventou” isso quando começou a trabalhar em Hollywood e Las Vegas. Afinal, na época , um italiano seria mais bem aceito do que um brasileiro (mas pode checar no IMDB que seu local de nascimento está correto) .
E como foi a história…
Mariska explica no documentário que pouco tempo antes do seu nascimento, Jayne se separou do então marido Mickey, com quem ele teve outros dois filhos. Foi quando teve uma breve aventura com Nelson, que hoje tem 90 anos. Jayne terminou as coisas com o cantor e voltou para Mickey antes de Mariska nascer. Mickey a acolheu, e sempre assumiu Mariska como sua filha. Mickey e Jayne se separaram de novo, e ela teve outro filho, Tony, com seu terceiro marido (ela ainda tinha uma filha, Jayne Marie, do primeiro casamento).
Mariska conta que descobriu que era filha de Nelson quando tinha 21 anos. Entretanto, ao confrontar Mickey, ele negou tudo, e ficou muito alterado com a história – tanto que ela nunca mais discutiu isso com ele. Só que quando ela tinha pouco mais de 30 anos, Mariska foi a um show de Nelson em Las Vegas. Foi conversar com ele nos bastidores, que se emocionou, e disse que tinha esperado por esse momento há 30 anos. Apesar de ter deixado claro desde sempre que ela considera Mickey (que faleceu no ano 2000) seu verdadeiro pai, ela manteve desde então um relacionamento com Nelson, e sua família. Mas só agora, com o documentário, resolveu abrir essa história para o mundo (ele também aparece no documentário).
Desde quando eu sabia…
Lá nos anos 90, quando fui a primeira vez para Las Vegas, minha saudosa amiga, a jornalista Dulce Damasceno de Brito, me deu o telefone de Nelson. Ela me disse para entrar em contato com ele, porque “ele é o pai da filha de Jayne Mansfield ” (Dulce sabia tudo). Eu cheguei a ligar para Nelson, mas ele não estava em Vegas, estava fazendo um tour em outra cidade com seu show. Conversei com sua esposa da época e agradeci a atenção. E não conheci pessoalmente o pai de Mariska.