fbpx

O fim da saga de Caesar no Planeta dos Macacos

Eu sou fã de todos os filmes de O Planeta dos Macacos. Bem, quase todos, apesar de que o filme de Tim Burton realmente não conta. Desde o clássico dos anos 70, com o impacto da surpresa final que não pode ser imaginado atualmente, até os dois primeiros filmes da trilogia estrelada por Andy Serkis, A Origem (2011) e O Confronto (2014). Afinal, nestes dois últimos, a história de Caesar, o grande herói dos macacos, foi finalmente contada com toda a pompa e circunstância que merecia. E justamente por causa disso, eu esperava ansiosa para ver sua conclusão, Planeta dos Macacos- A Guerra, que estreia essa semana nos cinemas.

Imagem relacionadaResultado de imagem para 3 planet of the apes posterResultado de imagem para 3 planet of the apes poster

A crítica americana vinha falando muito bem do filme, que continua a contar a história de Caesar, depois de todos os acontecimentos de O Confronto. Agora, ele e seu grupo estão sendo perseguidos por um grupo de soldados chefiado por um coronel enlouquecido (papel perfeito para Woody Harrelson). Depois de algumas perdas e traições, Caesar resolve inverter o jogo, e ir atrás dele em busca de vingança. Só que no meio do caminho mais acontecimentos  que vão fazer com que ele compreenda razões, e descubra qual o seu destino.

As referências são muitas. Desde o coronel maluco de Apocalipse Now, até a jornada de Os Dez Mandamentos e Exodus,  com o herói vingativo de western, como Josey Wales – O Fora da Lei, de Clint Eastwood, e o clima cansado de Logan. Mas o problema é que tanta coisa, contada longamente em 2 horas e 20 minutos, na minha opinião, acabou num roteiro desigual  e muitas vezes cansativo.

Resultado de imagem para war of planet of the apes snow

 

É claro que os efeitos especiais, especialmente os dos macacos, são simplesmente deslumbrantes. Isso de maneira alguma, é bom deixar claro, tira o impacto da atuação de Andy Serkis, com seu olhar tão triste, como Caesar. É só comparar com os filmes anteriores e ver todas as nuances de sua interpretação.

Resultado de imagem para war of planet of the apes andy serkis three times as caesar

De qualquer maneira,  Planeta dos Macacos – A Guerra tem uma bela, longa (e tensa) sequência final. E também dá uma resolução satisfatória, que chega a ser emocionante para alguns, para a saga de Caesar. Mesmo que não seja o épico inesquecível que pelo menos eu esperava, é um filme que todos os fãs da saga tem que conhecer.

Resultado de imagem para war of planet of the apes snow

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *