Wicked Parte 2 estreou essa semana mundialmente e teve um surpreendente resultado especialmente nos EUA. Foram 150 milhões de dólares no fim de semana de estreia . Isso significa um recorde de bilheteria de estreia em um filme baseado num musical da Broadway, batendo o primeira Wicked que teve o resultado de 112 milhões no mesmo período no ano passado. Isso além dos 76 milhões nas bilheterias internacionais (incluindo o Brasil) , totalizando 226 milhões em sua estreia mundial. Mesmo sendo mais dramático que o primeiro, este Wicked teve uma estratégia de marketing mais do que potente, e deve também sair com vários prêmios na temporada de premiações – Ariana Grande é a favorita como coadjuvante.

Eu confesso que fico surpresa positivamente com esse resultado. Seu de muita gente que tem preconceito com musicais. Aparentemente o filme ultrapassou esse problema. Veja aqui as minhas críticas do primeiro (disponível na Prime Video) e do segundo filme. Então como fã de musicais – amo também assistir no teatro – resolvi sugerir aqui outras seis dicas de adaptações bem-sucedidas de musicais da Broadway que estão disponíveis no streaming. Com certeza vai dar vontade de sair dançando e cantando.
Grease – Globoplay/ Mercado Livre Play
Durante muito tempo, Grease foi o filme baseado em musical de teatro de maior bilheteria da história. É até hoje o filme que vi mais vezes na vida (49 só no cinema, rsrs). Na Califórnia na década de 50, Danny (John Travolta) e Sandy (Olivia Newton-John), um casal de estudantes, trocam juras de amor mas se separam, pois ela voltará para a Austrália. Entretanto, os planos mudam e Sandy por acaso se matricula na escola de Danny. Para fazer gênero ele infantilmente lhe dá uma esnobada, mas os dois continuam apaixonados, apesar do relacionamento ter ficado em crise. Esta trama serve como pano de fundo para retratar o comportamento dos jovens da época.
A Noviça Rebelde – Disney Plus
O filme se passa no final da década de 1930, na Áustria, quando o pesadelo nazista estava prestes a se instaurar no país. Acompanha também uma noviça (Julie Andrews) que vive em um convento mas não consegue seguir as rígidas normas de conduta das religiosas. Ela vai então trabalhar como governanta na casa do capitão Von Trapp (Christopher Plummer). Este é viúvo, tem sete filhos, e os educa como se fizessem parte de um regimento. Sua chegada modifica drasticamente o padrão da família, trazendo alegria novamente ao lar e conquistando o carinho e o respeito das crianças. Mas ela termina se apaixonando pelo capitão, que está comprometido com uma rica baronesa (Eleanor Parker).
Mamma Mia – Telecine Globoplay
O reinado de musical de teatro mais rentável de Grease acabou com a estreia de Mamma Mia (tudo ao som das músicas de Abba. 1999, na ilha grega de Kalokairi. Sophie (Amanda Seyfried) está prestes a se casar e, sem saber quem é seu pai, envia convites para Sam Carmichael (Pierce Brosnan), Harry Bright (Colin Firth) e Bill Anderson (Stellan Skarsgard). Eles vêm de diferentes partes do mundo, dispostos a reencontrar a mulher de suas vidas: Donna (Meryl Streep), mãe de Sophie. Ao chegarem, Donna é surpreendida, tendo que inventar desculpas para não revelar quem é o pai de Sophie. Houve uma continuação (crítica aqui) e está se falando atualmente de um terceiro filme.
Amor Sublime Amor – Prime Vídeo
Só para deixar claro, eu estou falando aqui da versão de 1961, vencedora de 10 Oscars – e não da refilmagem feita por Steven Spielberg (crítica aqui). Este primeiro revolucionou a maneira de fazer musicais em Hollywood. No lado oeste de Nova York, à sombra dos arranha-céus, ficam os guetos de imigrantes e classes menos favorecidas. Duas gangues, os Sharks, de porto-riquenhos, e os Jets, de brancos de origem anglo-saxônica, disputam a área, seguindo um código próprio de guerra e honra. Tony (Richard Beymer), antigo líder dos Jets, se apaixona por Maria (Natalie Wood), irmã do líder dos Sharks, e tem seu amor correspondido. A paixão dos dois fere princípios em ambos os lados, acirrando ainda mais a disputa.
Hamilton – Disney Plus
Vencedor de vários Tony’s, o musical foi um marco na história do teatro americano. Essa versão disponível no Disney Plus é um teatro filmado. As gravações foram feitas durante três dias. Duas com plateia, e uma no dia de folga do elenco, para fazer os closes. É, na verdade, uma lição de história. Sobre a época em que proclamaram a independência, e ainda escreveram sua constituição. O personagem central é Alexander Hamilton. Hamilton foi o primeiro Secretário do Tesouro dos Estados Unidos. Estabeleceu o Primeiro Banco dos Estados Unidos e teve influência no desenvolvimento das bases do capitalismo americano. A peça acompanha sua vida desde que começou seu envolvimento com a revolução da independência, seu trabalho com George Washington, e seus problemas com os bastidores da política da capital americana. A crítica está aqui.
Evita – Disney Plus
Lembro-me quando era menina o enorme sucesso que Evita fez no teatro, com suas músicas belíssimas. Depois disso, várias vezes ele quase chegou às telas, inclusive uma com Oliver Stone e Michelle Pfeiffer como Evita. Mas no final, foi Alan Parker e Madonna que conseguiram transformá-lo em realidade. Em 1952, em um pequeno cinema da Argentina, a projeção é interrompida para comunicar o falecimento da líder espiritual do país, Eva Perón (Madonna). A partir deste momento é narrado em flashback como a filha bastarda de um agricultor de um pequeno povoado é barrada no funeral do seu pai e como ela, frequentando as rodas certas com as pessoas certas, acaba se tornando rapidamente a primeira-dama do seu país. Jonathan Pryce faz o papel de Perón e Antonio Banderas é Che.








































