fbpx

Alerta Lobo é um filme tenso com Omar Sy

Filmes com tramas que se passam em submarinos são sempre tensas e envolventes. Me vem à mente  A caçada ao Outubro Vermelho, Maré Vermelha, o recente Kursk – A Última Missão, e especialmente, O Barco – Inferno no Mar. Isso sem contar a série Viagem ao Fundo do Mar, que eu adorava ver quando era pequena.  Quando fui pesquisar os filmes de Omar Sy, pouco antes da estreia de Lupin, encontrei um filme do gênero com o ator. É Alerta Lobo, filme francês de 2019, que está disponível na Netflix. É interessante e diferente. E sim, também é tenso!

Na história, um jovem  chamado Chanteraide, que está a bordo de um submarino nuclear da França, é conhecido como “ouvido de ouro”. Esse apelido é por causa de seu raro dom de conseguir identificar qualquer tipo de som. E justamente por isso, ele carrega muita responsabilidade sobre suas funções. Mas, o jovem acaba cometendo um erro gravíssimo. Com isso,  e acaba perdendo a confiança dos demais integrantes do submarino, além de colocar a vida de todos em um risco nuclear.  Tentando reconquistar a confiança de todos, ele conduz sua própria investigação, enquanto o mundo está a beira de um apocalipse nuclear. E o resultado disso o coloca na situação de prevenir uma guerra.

A crítica

O filme é uma super-produção para os padrões do cinema francês. Custou 23 milhões de dólares. Em sua estreia como diretor, Antonin Baudry, constroi uma história cheia de reviravoltas, numa história que lembra muito aqueles filmes da época da guerra fria. A tensão é constante. Especialmente na segunda parte, a partir do momento que os dois submarinos saem juntos em missão.

É certo que em alguns momentos, os termos técnicos podem deixar o público um pouco confuso. Mas, é bom ressaltar que, no final , as melhores cenas são aquelas em que Chanteraide tem que comprovar seu talento como “ouvido de ouro” junto aos seus superiores. É divertido ver em seus rostos um misto de  admiração e um certo desdém.

O elenco está ótimo. Começando por François Civil (de Quem você Pensa que Sou, disponível no Telecine), como Chanteraide. Mas também outros veteramos do cinema francês arrasam. É o caso de Omar Sy, Mathieu Kassovitz e  Jean-Yves Barteloot. Tudo isso faz de Alerta Lobo um filme de ação/ suspense/ guerra para conhecer.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *