fbpx

Série policial espanhola A Zona estreia na HBO

A Netflix acostumou todo mundo a assistir series espanholas. As Telefonistas, A Catedral do Mar, Vis aVis, Elite, todas foram grandes sucessos. Isso sem contar a mais popular, La Casa de Papel. Com isso, qualquer possível preconceito que  o público brasileiro pudesse ter com conteúdos falados em espanhol, parece que isso acabou. E agora, mais uma série do país está chegando, só que na HBO. É A Zona, que estreia hoje (27), às 22 horas, com episódio duplo.

A história

A história acompanha o inspetor de polícia Héctor Uría, que retorna ao trabalho três anos após sobreviver a um desastre nuclear na cidade de Astúrias, no norte da Espanha, para investigar uma série de assassinatos na região. Serão oito episódios, que vão recontar os eventos que se seguiram à explosão nuclear, quando uma vasta zona de exclusão foi criada para conter o risco de propagação radioativa e os sobreviventes foram alojados em uma cidade a 50 km da usina. Tudo começa no dia do aniversário do incidente,  quando um homem é encontrado morto. Esse e outros assassinatos sucessivos levam Héctor, interpretado por Eduard Fernández (de Biutiful e Perfeitos Desconhecidos), a iniciar uma investigação. O problema é que, ao fazer isso, ele se depara com outros mistérios, incluindo um possível envolvimento de uma grande corporação com os desastres locais.

https://www.youtube.com/watch?v=ApcJMllTJ3s

A crítica

Eu vi o primeiro episódio numa sessão para a imprensa da HBO. Numa série de suspense como essa é difícil julgar algo por somente um episódio. Afinal, é quando todo o “circo é armado” para então serem desenvolvidos o diversos caminhos dos personagens. Pelo que vi, a série pretende ser um policial, com muito suspense. Entretanto também há o drama familiar de pessoas, que como o personagem principal, também perderam entes queridos durante o acidente nuclear. Mas o que chama a atenção é o requinte de crueldade do primeiro assassinato. Assim como o inspetor Hector, você também fica curioso para saber o que motivou aquilo tudo. O formato é totalmente cinematográfico, desde a iluminação, fotografia, e especialmente a primeira cena da série, que já é de perseguição.

Li numa entrevista que os co-criadores da série, os irmãos Jorge e Alberto Sánchez-Cabezudo, tinham justamente no cinema várias de suas inspirações.  Eles levaram mais de um ano escrevendo o roteiro, que resultou numa produção de 70 milhões de euros. ” É uma homenagem aos filmes. Nós usamos partes de nossos favoritos: faroestes clássicos, Blade Runner, pedaços de Alien, um um pouco de film noir.”

O elenco

O elenco de A Zona é super premiado. Além de Hernandez, a série também é estrelada  por Emma Suárez ( de Julieta, de Almodovar). Outras figuras conhecidas de filmes e séries espanhois, como Luis Bermejo, Álvaro Cervantes (Árvore de Sangue, disponível na Netflix), Juan Echanove, Tamar Novas (Alto Mar), Manolo Solo (O Labirinto do Fauno) e Sergio Peris-Mencheta, o vilão do último filme de Rambo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *