fbpx

Você já viu algo parecido com Ameaça Profunda…

Se você for assistir Ameaça Profunda, que estreia nessa quinta (9) nos cinemas, vai logo de cara lembrar de vários filmes. Alien- o 8º passageiro, O Segredo do Abismo, Esfera, O Abismo do Terror (será que alguém lembra desse, rs?), Vida (aquele com Jake Gyllenhaal) e até Godzilla! Isso porque o filme estrelado por Kristen Stewart é uma mistura de todos eles para contar uma história que você vai ter a certeza que já viu em algum lugar…

A história

Bem, tudo começa já nos créditos iniciais, quando somos informados por notícias de jornais que uma empresa multimilionária (sempre elas!) que está explorando o fundo do oceano tem algo a esconder. Tanto que logo que os créditos terminam, a primeira sequência já termina cheia de explosões (é a melhor do filme). Logo descobrimos que seis membros de uma tripulação estão presos em uma instalação submarina que está sendo inundada em alta velocidade como resultado de um aparente terremoto devastador. Sua única chance de sobreviver é atravessar o leito oceânico (???) até uma distante plataforma de petróleo abandonada. Além dos desafios físicos envolvidos na viagem, eles rapidamente descobrem que estão sendo caçados por algo inesperado.

A crítica

O problema é que tudo é tão “inspirado” em outros filmes que até fica divertido (a cena com o monstrinho na mesa é de lascar!). Teria funcionado melhor em uma comédia. Além disso, há cenas  passadas  no oceano onde fica difícil identificar quem é quem, e até o que está acontecendo. De qualquer maneira há um suspense aqui, outro ali. Só que a sensação que fica é de uma aventura arrastada e interminável, mesmo que ela só tenha 95 minutos de duração. Esse provavelmente é o motivo pelo qual o filme ficou três anos na prateleira, para só agora ser “desovado” para tentar cobri um pouco do buraco feito pelo investimento de mais de 80 milhões de dólares da produção.

É óbvio que o diretor William Eubank queria fazer uma grande “homenagem” (para não dizer cópia) a Alien. Kristen Stewart , de cabelo quase raspado e descolorido, claramente  faz uma descendente direta da Ripley de Sigourney Weaver. Até os outros membros do time, começando pelo capitão feito aqui por Vincent Cassel (sem grandes chances) lembra a tripulação do Nostromo. Tem até o T. J. Miller com alívio cômico. Na época, ele ainda era o cara divertido de Silicon Valley (e desde então caiu em desgraça com Hollywood).

Essa semana, Kristen Stewart e outros membros do elenco estiveram numa sessão para fãs  de Ameaça Profunda no Alamo Drafthouse em Downtown Los Angeles. Na ocasião, durante o painel que seguiu o filme, Kristen falou sobre fazer as cenas submarinas. “Eu estava assustadíssima. Eu sou claustrofóbica e não conseguia lidar com aquilo. Mas era um buraco do inferno por um milhão de outras razões”. A gente entende perfeitamente, Kristen!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *