fbpx

Mais salas para o cinema independente!

Muitas vezes, quando escrevo sobre um filme aqui no Blog, recebo mensagens de volta reclamando que aquele determinado filme nunca chega aos cinemas de um determinada cidade. Especialmente no caso de filmes mais “cult”, isso é um caso recorrente. Por esse motivo, achei muito legal o princípio de um projeto chamado Caixa de Pandora, que vai começar na próxima quinta-feira (4).  Se trata de um projeto  conjunto da Pandora Filmes e da rede de cinemas Cinépolis. Quinzenalmente, 25 salas da rede Cinépolis, em 16 estados, abrirão espaço na programação para exibir filmes que normalmente não seriam exibidos nelas. A curadoria fica por conta da Pandora Filmes, numa atitude que pretende  promover e fomentar o cinema independente para além das grandes capitais.

A programação terá filmes inéditos nacionais e internacionais, de diretores consagrados e jovens talentos, com passagens nos festivais mais importantes mundo afora. Os quatro primeiro já foram anunciados:

Os filmes

04/04 – Quando Margot Encontra Margot 
Comédia francesa que conta a história de Margot (Agathe Bonitzer), 25 anos, que tem uma vida despreocupada, pontuada por frequentes noitadas em Paris. Uma noite, durante uma festa, ela conhece outra Margot (Sandrine Kimberlain), 20 anos mais velha. Ou seja, a Margot de 25 conhece a Margot de 45.

18/04 – O Mau Exemplo de Cameron Post
Outro dos filmes que aborda a “cura gay”. além de Boy Erased.  Cameron Post (Chloë Grace Moretz) era considerada uma adolescente comum até que foi pega beijando outra menina. Por isso, é mandada para um centro de terapia de conversão que corrige adolescentes com atração por pessoas do mesmo gênero. No local, em meio a tantas atividades estranhas, conhece outros jovens gays na mesma situação que ela, e finalmente a garota sente que encontrou sua turma.

02/05 – A Sombra do Pai
Escrito e dirigido por Gabriela Amaral, que fez o interessante O Animal Cordial, com Murilo Benício, que foi exibido ano passado no cinema. Quando uma criança é obrigada a virar o “adulto da casa” porque seu pai está doente e a sua mãe, morta, há uma inversão na ordem natural das coisas. A infância se transforma em saga. E a paternidade frustrada, em condenação.

16/05 – Compra-me um Revólver
Produção mexicana exibida no último festival de  Cinema de Cannes. O filme traz uma visão distópica de um México controlado inteiramente por cartéis, no qual as mulheres estão desaparecendo. Uma jovem usa uma máscara para esconder sua identidade e ajudar o pai a cuidar de um campo de beisebol frequentado pelos traficantes. Certo dia, ao acordar, a menina precisará lutar pela sua própria vida.

@Reprodução

O circuito de salas

Confira abaixo a lista dos complexos Cinépolis que participarão do projeto e se sua cidade está incluída.

São Paulo – Cinépolis JK Iguatemi
Barueri – Cinépolis Iguatemi Alphaville
Bauru – Cinépolis Nações Bauru
Campinas – Cinépolis Campinas Shopping
Guarulhos – Cinépolis Parque Maia
Jundiaí – Cinépolis Jundiaí Shopping
Sorocaba – Cinépolis Iguatemi Esplanada Sorocaba
Ribeirão Preto – Cinépolis Iguatemi Ribeirão Preto
São José do Rio Preto – Cinépolis Iguatemi São José do Rio Preto
Rio de Janeiro – Cinépolis Lagoon São José – Cinépolis Continente Park
Uberlândia – Cinépolis Center Shopping Uberlândia
Curtiba – Cinépolis Pátio Batel
Caxias do Sul – Cinépolis San Pelegrino
Santa Maria – Cinépolis Praça Nova
Olinda – Cinépolis Patteo Olinda
Macapá – Cinépolis Amapá Garden
João Pessoa – Cinépolis Manaíra Shopping
São Luis – Cinépolis São Luís Shopping
Natal – Cinépolis Natal Shopping
Belém – Cinépolis Boulervard Belém
Manaus – Cinépolis Millennium
Salvador – Cinépolis Bela Vista
Teresina – Cinépolis Rio Poty
Fortaleza – Cinépolis RioMar Fortaleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *