fbpx

Filmes para conhecer mais sobre a I Guerra Mundial

Hoje, 11/11/2018 é marcado como o aniversário de 100 anos do fim da I Guerra Mundial, conhecida como a Guerra das Guerras. Ela durou 4 anos – de 1914 a 1918 – e matou mais de 9 milhões de pessoas. Entretanto, Hollywood não produziu tantos filmes quanto se esperaria sobre o conflito. Especialmente se compararmos com os filmes sobre a II Grande Guerra. Talvez porque na época, Hollywood já estava a todo vapor – e com todo o poder – coisa que não existia nos primórdios do cinema mudo, quando a primeira guerra se desenvolveu. É claro que não se pode esquecer que o primeiro filme a ganhar um Oscar – Asas, em 1928 – falava sobre pilotos de aviões militares durante o período.

De qualquer maneira, hoje (11), quando o mundo todo celebra os heróis que se foram nesse conflito, veja aqui uma lista com algumas sugestões de filmes. Estes possibilitam conhecer um pouco mais sobre esse terrível evento que mudou o mundo.

Lendas da Paixão (1994)

A guerra não é o tema central de Lendas da Paixão, o filme que transformou Brad Pitt em astro do primeiro time. A história é sobre o relacionamento de três irmãos que são apaixonados pela mesma mulher no início do século passado. Mas a I Guerra Mundial tem um papel importante no desenrolar da história, afetando os caminhos da família.

No Amor e Na Guerra (1996)

Sim, há mais de 20 anos, Sandra Bullock e Chris O’Donnel viveram uma história de amor. O par parece estranho, e é!  Ele faz um jovem Ernest Hemingway, e ela é uma enfermeira, Agnes. Ela depois acabou sendo a inspiração para um dos livros mais famosos do autor, Adeus às Armas. No Amor e Na Guerra, mostra o romance  impossível entre os dois durante a I Guerra Mundial.

Cavalo de Guerra (2011)

Se tem uma história tocante de guerra, com certeza, Steven Spielberg estará no meio (rs). Ele dirigiu Cavalo de Guerra, uma aventura sobre a amizade de um jovem e seu cavalo durante a I Guerra Mundial. Os problemas começam quando o cavalo é vendido e enviado para servir a cavalaria na França.  Jeremy Irvine faz o rapaz, mas você lembra que  Tom Hiddleston também está no filme pré-Loki dos Vingadores? Está na Netflix

Juventudes Roubadas (2014)

O filme é de 2014, mas veja só quem são os atores principais: Alicia Vikander, Kit Harington, Taron Egerton. Alicia é uma aspirante a escritora que juntamente com seus amigos que cresceram junto com ela amadurecem no meio dos eventos da I Guerra Mundial. E todos tem que lidar com o amor, a perda e ainda um pouco de esperança. Está na Netflix.

A Última Jornada (2017)

Baseado numa peça de sucesso, estrelada em 1928 por Laurence Olivier, A Última Jornada já havia se tornado filme em 1930, dirigido por James Whale. Essa nova versão é de 2017. Conta a história de um grupo de soldados sitiados  no norte da França durante a I Guerra. Seu comandante começa a enlouquecer enquanto todos  esperam o que está por vir. No elenco, estão Paul Bettany e Sam Claflin.

Outros momentos da I Guerra Mundial

Entre as séries de TV, o momento mais marcante da I Guerra foi mostrado em Downton Abbey, especialmente durante a 2ª temporada. Há cenas extremamente emocionantes, como o retorno de Matthew (Dan Stevens)!

Há também um documentário excelente na Netflix sobre a trajetória de algumas mulheres que se destacaram, com histórias de grande coragem durante a I Guerra Mundial. O título é Women at War – 1914 – 1918

 style
 style

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *