fbpx

Filme de Woody Allen vai abrir o Festival de San Sebastian

Woody Allen virou novamente persona non grata em Hollywood. Tanto que seu último filme,o excelente Um Dia de Chuva em Nova York, acabou nem conseguindo distribuição nos Estados Unidos. A Amazon rompeu um contrato com o diretor, o que levou o caso aos tribunais. E agora, seu novo filme, Rifkin’s Festival, que foi totalmente rodado na Espanha, provavelmente também não irá ser exibido no país do diretor. Mas, fora dos Estados Unidos, Woody Allen ainda tem um público fiel. Com isso, Rifkin’s Festival foi escolhido para abrir o 68º Festival de San Sebastian, programado para acontecer na cidade espanhola em setembro.

Woody com Wallace Shawn e Elena Amaya

O filme tem um apelo especial já que basicamente toda a história acontece durante o Festival.  Um casal americano chega à cidade para participar do evento. Lá são envolvidos  por todo o brilho e glamour do evento, e da costa da Cantabria. Só que a esposa tem um romance com um brilhante diretor francês enquanto o marido se apaixona por uma garota espanhola. No elenco estão Christoph Waltz, Gina Gershon, Louis Garrel, Elena Anaya,  e Wallace Shawn.

Obviamente, na atual conjuntura, a escolha de um filme de Woody Allen para abrir o festival de cinema vai trazer uma grande controvérsia. Mas é sempre bom lembrar que o caso de assédio a sua filha com Mia Farrow nunca foi comprovado,  depois de ampla investigação da justiça. O diretor voltou a negar qualquer coisa do gênero em sua autobiografia, Apropos of Nothing, que também teve um “imbroglio” para ser publicado. A editora original acabou desistindo de publicar o livro, que acabou chegando às livrarias por outra, chamada Arcade Publishing.

Histórico de Woody Allen em San Sebastian

Essa será a segunda vez que um filme de Woody Allen abre o festival. A primeira foi em 2004, com Melinda e Melinda, ocasião em que recebeu um prêmio especial de carreira, o Donostia Award. Mas ele também participou em outras oito oportunidades, tendos sido  premiado com o Sebastiane Award em 2008 por Vicky Cristina Barcelona em 2008.

Woody Allen com o Donostia Award

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *