Maurício de Souza é uma daquelas raras unanimidades. Todo mundo adora porque tem as lembranças doces dos personagens que povoaram nossa infância com seu gibis e vídeos. Em tempos recentes, Maurício conseguiu conquistar outros novos públicos quando seus personagens viraram tema de filmes bem-sucedidos como Turma da Mónica – O Filme e Chico Bento e a Goiabeira Maraviosa. E agora a história do próprio Mauricio chega às telas de cinema nessa quinta com uma biografia fofa, e em total sintonia com suas criações. O título é Maurício de Souza – O Filme – e vale a pena ver para sair com o coração quentinho.
O filme começa a contar sua história desde a infância. Isso inclui a relação doce com os pais e os primeiros passos e momentos marcantes que tornaram realidade o seu sonho de se tornar desenhista. Também mostra como se inspirou para criar a Turma da Mônica e outros personagens famosos da cultura brasileira. O roteiro traz um olhar pessoal e sensível para a vida de um artista e das referências que o formaram, como sua avó Dita e família, figuras essenciais para a criação da Turma da Mônica. Da descoberta e paixão pelos quadrinhos à construção de uma carreira considerada impossível na época, o longa mostra a coragem de Mauricio de Sousa em sustentar suas ideias, histórias e personagens.
O que achei?
Tive a oportunidade de conhecer e lançar alguns produtos da Turma da Mônica em DVD há alguns milhões de anos. É impossível não se emocionar com essa história. Maurício é vivido quando adulto por seu filho, feito por Diego Laumar quando criança, e por Mauro Souza (filho de Maurício na vida real) quando adulto. Os dois se saem muito bem, construindo Mauricio com grande carisma e carinho. Aliás, a história é toda carinhosa com seu homenageado. E também não perde tempo com grandes dramas e problemas. Todas as adversidades, como perda de emprego, dificuldades financeiras, se resolvem rapidamente.
A história, feita com grande apuro técnico, é na verdade uma grande homenagem, para comemorar os 90 anos de idade de Maurício. Obviamente, um filme de 1h30 não conseguiria contar uma história tão rica em sua totalidade. Por isso, a história termina quando Mauricio cria sua empresa para ampliar os horizontes da Turma da Mônica. Do ponto de vista pessoal, também não mostra sua separação de Marilene (Thati Lopes), nem o nascimento de boa parte de seus 10 filhos. Quem sabe num próximo capítulo, ou numa minissérie. Mas por enquanto, escapista, fofo, e até emocionante, Maurício de Souza – O Filme faz você se sentir parte dessa história. Afinal, todos nós conhecemos intimamente Monica, sua turma e todos os personagens da Turma.
