fbpx

Mank vai contar os bastidores de Cidadão Kane na Netflix

 data-srcset

Cidadão Kane é um dos filmes mais famosos da história do cinema. Durante anos, foi considerado o melhor de todos os tempos. É realmente admirável, especialmente considerando que foi feito em 1941. Ele conta a história do milionário Charles Foster Kane, claramente inspirado no milionário William Randolph Hearst. A história mostra a jornada de um jornalista, que fica intrigado pela última palavra de Kane – Rosebud. E tenta descobrir o seu significado entrevistando pessoas do passado do magnata. Dirigido e interpretado por Orson Welles, o filme foi co-roteirizado por Herman Mankiewicz. A história do relacionamento desses dois para escrever o roteiro do filme famoso é o tema de Mank, programado para estrear em 4 de dezembro na Netflix.

O filme deverá explorar a relação de Welles (Tom Burke) com o roteirista Herman J. Mankiewicz (Gary Oldman), com base em um debate  que existe desde sempre sobre quem realmente é o responsável pela grandeza e qualidade de Cidadão Kane. Dirigido por David Fincher, o filme tem um elenco impressionante. Charles Dance é Hearst, e Amanda Seyfried é sua amante, a atriz Marion Davies. Além deles, ainda estão no filme Lily Collins, Tuppence Middleton e Arliss Howard (como Louis B. Mayer).

O roteiro  de Mank é baseado em um escrito pelo pai de David Fincher, Jack Fincher.  Mas quem assina o roteiro final é Eric Roth, que ganhou um Oscar  por Forrest Gump. Na minha opinião, é clara a intenção de que o filme seja lembrado na Temporada de Premiações.  Só para lembrar o último longa metragem dirigido por Fincher é de 2014, Garota Exemplar. Nesse meio tempo, ele estee envolvido com a série Mindhunter, não só como diretor mas também como produtor.

A outra história

A história de Cidadão Kane fascina ainda 80 anos depois. Já foi tema de documentário, e também de um outro filme, RKO 281, infelizmente não disponível no streaming e nas plataformas digitais. É uma produção de 1999, que foca na batalha entre Hearst (James Cromwell) e Welles (Liev Schreiber) para levar o projeto de Cidadão Kane para frente. John Malkovich fazia o papel de Mankiewicz, e Melanie Griffith o de Marion Davies.

Se você nunca viu Cidadão Kane, ou se quer rever, ele está disponível para aluguel ou compra no Google Play e na Microsoft. Vale a pena!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *