Dificilmente assisto séries de comédia . Atualmente só acompanho Only Murders in the Building. Mas fiquei bem tentada a dar uma chance para Modernos de Meia-Idade, do Disney Plus. Especialmente por causa das presenças de Nathan Lane e, claro, Matt Bomer. Meu amigo José Augusto Paulo assistiu e adorou. Veja abaixo a crítica dele:
Modernos de Meia -Idade
Qualquer série tem seus episódios melhores e alguns nem tanto. Algumas tem mais negativos do que positivos no total, mas não há série que tenha todos os episódios no mesmo nível. Schitt’s Creek chegou perto, também teve episódios que me fizeram rir menos, mas a maioria me divertiu muito. Mas no caso de Modernos de Meia-idade ( o título original – Mid-Century Modern – é nome de um estilo de arquitetura e decoração que pessoalmente gosto muito), os seus melhores momentos já circulavam em plataformas como YouTube ao mesmo tempo em que a série chegava ao Hulu nos EUA. Portanto algumas das melhores piadas já me eram conhecidas quando me dei conta de que a série esta disponível no Disney Plus
Mas por outro lado, aqueles nacos de boas piadas me fizeram curioso para saber como seria cada episódio. Dediquei algum tempo para apreciar o que alguns chamam de “a versão gay de Golden Girls”. Mas seria isso mesmo?
A história
A história começa de forma parecida. Um acontecimento trágico faz com que amigos de longa-data decidam se mudar para a casa do que está com melhores condições de vida (Nathan Lane, excelente como sempre) em Palm Springs. Lá este mora com a mãe (Linda Lavin, em uma de suas últimas aparições na TV). Ela até que poderia até ser comparada com Sofia de Golden Girls, mas há uma boa diferença. O personagem de Linda se veste de forma moderna, um cabelo fantástico para a idade (87) e tinha um lado carinhoso. Se juntam nessa casa um comissário de bordo meio, digamos, desligado dos fatos (Matt Bomer) e um ex-colunista de moda, que não parece estar mais trabalhando (Nathan Lee Graham).
Cada episódio é filmado ao vivo. E isso nos faz lembrar da outra série assim como o fato de que se vê bem a sala e a cozinha da casa. Existem paralelos, mas Modernos de Meia-Idade tem também muito a ver com Will & Grace. Ainda mais que ambas tem o mesmo time de criadores: David Kohan e Max Mutchnik. Só que ela também tem muito de si própria. O humor ousa bem mais, a casa tem um aspecto bem moderno. Também há personagens extras constantes como a irmã do dono da casa (Pamela Adlon), e em parte reflete uma era bem diferente.
A mudança
Os primeiros episódios me fizeram rir muito, com diálogos inteligentes, humor por vezes ácido, mas de nível e uma boa atuação da parte de todos. Mas agora um spoiler: nos últimos dois o tom teve mudanças, mas por razoes óbvias. Linda Lavin faleceu logo após a filmagem do episódio oito. Ela tinha anunciado aos colegas que tinha sido diagnosticada com câncer no pulmão uns meses antes, mas que os prognósticos eram excelentes. Só que repentinamente ela se foi, e exatamente da forma descrita no episodio nove, mas dialogando com seu marido ao invés do filho.
Sugiro que assista essa primeira temporada, de diversão garantida, já que ainda esta incerto se a serie continuará. E ao se chegar ao ultimo episódio, entendemos a incerteza: a falta que Linda Lavin faz.