omemora 80 anos do Dia da Vitória na Europa, quando os aliados venceram os nazistas em 1945. A data foi motivo de grandes celebrações, especialmente em Londres, onde mais de um milhão de pessoas festejaram o fim da II guerra na Europa(na Rússia a data é comemorada no dia 9). Há muitos e muitos filmes que mostram a situação da Segunda Guerra, suas diversas fases e histórias. Para celebrar tudo isso, eu separei aqui oito filmes que estão disponíveis no streaming – e valem a pena assistir.
Dunkirk – Prime Vídeo
Dunkirk começa com centenas de milhares de soldados ingleses e aliados cercados por forças inimigas durante a segunda guerra mundial. Encurralados na praia, com o mar em suas costas, eles enfrentam uma situação impossível à medida que o inimigo se aproxima. Logo se sabe que a história irá se desenvolver em terra, no mar e no ar. Aviões de combate da RAF – Força Aérea Real Britânica – assumem o combate ao inimigo no céu, na tentativa de proteger os soldados indefesos na praia. Enquanto isso, centenas de pequenos barcos conduzidos por militares e civis preparam uma ação desesperada de resgate. A forma como o diretor Christopher Nolan lida com as linhas de tempo em terra, mar e ar são um destaque do roteiro. Ganhou os Oscars de montagem, edição de som e mixagem de som. A crítica está aqui.
O Soldado que Não Existiu – Netflix
A história é baseada em fatos reais descritos num livro escrito por John McIntyre. O personagem principal é Ewen Montagu (Colin Firth), um juiz, espião e oficial da inteligência naval da Inglaterra. Ele planejou a operação Mincemeat, além de ser um dos agentes que a executou. Os dois oficiais de inteligência planejaram quebrar o controle mortal de Hitler sobre a Europa com um plano criativo e ousado. Eles utilizaram um cadáver e documentos falsos para enganar as tropas alemãs. Tudo na esperança de mudar o curso da Segunda Guerra Mundial e salvar dezenas de milhares de vidas. Uma história absurda e real que virou esse filme excelente, que me manteve atenta nas suas pouco mais de duas horas. A crítica está aqui.
Caçadores de Obras- Primas – Disney Plus
Baseado em uma história real, mostra a busca feita por um grupo de soldados aliados por obras de arte que foram saqueadas pelos nazistas para assim devolvê-las a seus legítimos donos. Os sete homens do grupo eram diretores de museu, curadores, historiadores. Eles contaram ainda com a ajuda de uma funcionária francesa, que catalogou todas as obras roubadas. George Clooney estrela, e ao seu lado estão o inseparável Matt Damon ( num papel que originalmente era de Daniel Craig), Bill Murray, John Goodman, Jean Dujardin, Hugh Bonneville, Bob Balabann – e Cate Blanchett. É m filme bem feito com um tema que merece ser conhecido – a crítica está aqui.
A Lista de Schindler – Prime Vídeo/Globoplay
Ganhou sete Oscars, inclusive filme e direção para Spielberg. Conta a história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, comerciante no mercado negro. Oskar era também um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista. Era inclusive membro do próprio Partido Nazista. Apesar de que isso não o impediu de ir para a prisão algumas vezes. Mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos. No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano. E assim fez o impossível. E conseguiu salvar mais de mil judeus dos campos de concentração. Belíssimo filme!
Lee – Prime Video
Elizabeth Lee Miller foi uma importante correspondente de guerra da revista Vogue durante a Segunda Guerra Mundial. O filme aborda uma década crucial na vida dessa fotógrafa norte-americana, mostrando o seu talento singular e tenacidade. E isso resultou em algumas das imagens de guerra mais emblemáticas do século XX. Uma delas é a foto icônica que Miller tirou dela mesma na banheira particular de Hitler. Miller tinha uma profunda compreensão e empatia pelas mulheres e pelas vítimas sem voz da guerra. Acima de tudo, o filme mostra como Miller viveu sua vida em busca da verdade, especialmente ao contar tudo isso para um jovem, feito por Josh O’Connor, de The Crown. Kate concorreu ao Globo de Ouro por esse filme (perdeu para Fernanda Torres).
O Resgate do Soldado Ryan – GloboPlay
Ao desembarcar na Normandia, no dia 6 de junho de 1944, capitão Miller (Tom Hanks) recebe a missão de comandar um grupo do segundo batalhão para o resgate do soldado James Ryan, caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate. Por ordens do chefe George C. Marshall, eles precisam procurar o soldado e garantir o seu retorno, com vida, para casa. O filme ganhou o Oscar de direção (Steven Spielberg), montagem, efeitos sonoros e fotografia.
O Mais Longo dos Dias – Looke
Em 1944, o Exército dos Estados Unidos e as forças aliadas planejam uma enorme invasão na Normandia, na Segunda Guerra. Apesar do mau tempo, o general Eisenhower dá permissão para os aliados entrarem na Normandia. O general Norma Cota viaja com seus homens para a praia de Omaha. Com muito esforço e vidas perdidas eles saem da praia e entram em território francês. O exército alemão, devido à arrogância e ignorância, atrasa sua resposta para o desembarque dos aliados com resultados incapacitantes. O elenco é enorme e sensacional: John Wayne, Richard Burton, Sean Connery, Henry Fonda, Robert Mitchum, entre outros. O filme ganhou o Oscar de efeitos especiais e fotografia em p&b.
Uma Vida: A História de Nicholas Winton – Prime Vídeo
O filme se passa em duas fases. Ele mostra o extraordinário e humanitário Nicholas Winton que, em 1938, durante a Segunda Guerra Mundial, foi visitar Praga e se horrorizou com a situação em que as famílias ali viviam por conta de forte influência da Alemanha nazista. Compadecido com a situação, Nicholas junto com um grupo de apoio, conseguiu ajudar, principalmente crianças, a fugirem do Holocausto e irem para a Inglaterra antes fecharem as fronteiras. Anos depois, Nicholas Winton fica atormentado com o sentimento de culpa pensando naqueles que ele não conseguiu resgatar. É quando ele recebe o convite para participar de um programa de TV. O personagem é vivido por Johnny Flynn e Anthony Hopkins nas diferentes fases. A crítica está aqui.